Dicionário das viagens corporativas

Você já deve ter se sentido um pouco perdido diante dos diversos termos que existem no universo da gestão de viagens corporativas, não é mesmo? É por isso, que neste artigo, vou explicar os principais termos, por meio de um dicionário das viagens corporativas.

Então, se você sempre teve dúvidas sobre o que significa determinado termo, não deixe de acompanhar esse conteúdo! Mas, antes de falarmos disso, é importante definir o que é uma viagem corporativa.

Por dentro das viagens corporativas

Elas são viagens realizadas por colaboradores ou gestores de uma empresa, com o objetivo de auxiliar em algum processo corporativo. São viagens de trabalho, em que o viajante precisa se deslocar até o destino definido para cumprir com algum objetivo da empresa

Essas viagens funcionam a partir de planejamentos e políticas de viagens adotadas pela empresa, em que são definidos os custos que devem ser pagos pela empresa e o objetivo da viagem, por exemplo. Também, esses documentos explicam como os gastos serão pagos, seja através de reembolso, adiantamento ou cartão de corporativo.

Agora que você já sabe o que é uma viagem corporativa e como ela funciona, vamos ao dicionário das viagens corporativas, com os principais termos utilizados nos processos de viagens a trabalho e o que significa cada um deles!

Adiantamentos 

Outro temo, desse dicionário das viagens corporativas, são os adiantamentos. Eles são os valores que podem ser adiantados para custear uma viagem corporativa, como hospedagem, transporte e outros serviços. Esse método visa eliminar a necessidade do colaborador utilizar seu próprio dinheiro para pagar pelas despesas corporativas e solicitar reembolso, posteriormente.

Agência de viagens

A agência de viagens, uma empresa do tipo privada, faz a intermediação entre clientes e prestadores de serviços no âmbito turístico. Geralmente, elas oferecem pacotes de viagem que incluem passagens aéreas, reservas em hotéis e translado.

Bleisure

Do inglês, o bleisure é a junção entre as palavras “business” (negócios) e “leisure” (prazer). Esse termo busca combinar as obrigações do trabalho, como previsto nas políticas de viagens, com aquela “esticada” no destino após o cumprimento das tarefas

Cartão Corporativo

O cartão corporativo pode ser utilizado por colaboradores e gestores para o pagamento de despesas corporativas. Essa é uma alternativa aos reembolsos, que gera mais transparência na prestação de contas, além de centralizar os gastos em uma única fatura/conta

Centro de Custo

Essa é uma área ou grupo dentro da empresa responsável por cuidar dos custos de uma viagem. Geralmente, essas despesas são separadas por algumas categorias para haver um maior controle e planejamento financeiro no setor de viagens corporativas. 

Check-in / Check-out

Esses são termos muito utilizados em todos os tipos de viagens, incluindo as corporativas, por isso trouxemos para o dicionário das viagens corporativa. Check-in é um termo em inglês utilizado para o ato de “dar entrada”. Já o termo check-out é justamente o contrário, utilizado para o ato de “sair”. Check-in e check-out são muito utilizados para confirmar a entrada e saída em hotel e voo.

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O termo “fazer check-in no hotel” significa confirmar a sua entrada na hospedagem

Checklist de Viagem

O termo inglês significa “lista de controle”. No contexto da viagem corporativa, essa lista pode ser física, em um documento online ou numa planilha, e serve para controlar tudo que é necessário fazer ou levar para uma viagem.

Aqui na Onfly, a gente elaborou um Checklist de Viagem Corporativa que você poderá fazer download e adaptar para as necessidades das viagens de seus colaboradores e garantir o sucesso e experiência das viagens da sua empresa.

Diária de consumo

Outro termo muito utilizado, e presente no nosso dicionário das viagens corporativas, é a diária de consumo, que significa o valor definido para o colaborador gastar durante o dia na viagem. A diária de consumo é definida pela empresa, a partir de cálculos. Depois, é informada aos colaboradores pela política de viagens, para que ele saiba o valor a ser gasto, no dia, com hotel, transporte, alimentação e outros serviços.

Day-use

Também em inglês, esse termo é utilizado para definir a utilização das instalações do hotel ou pousada no mesmo dia. Ou seja, é uma forma do colaborador utilizar essas instalações no mesmo dia, quando não há a necessidade de dormir no destino da viagem, mas é preciso ter um local de apoio para tomar banho, se trocar, reunir os documentos, descansar e se alimentar. 

Faturamento

O termo faturamento é utilizado dentro das viagens corporativas para definir o ato de comprar e só pagar depois em uma fatura. Geralmente, esse termo é utilizado para compras feitas em agências ou hotéis, em que é possível ter um “crédito” para comprar e pagar somente após um período pré-estabelecido.

Fee

Outro termo, presente no nosso dicionário das viagens corporativas, é o Fee, um tipo de taxa de transação cobrada de forma fixa. É uma forma das empresas cobrarem por serviços e comissionar os prestadores conforme as vendas realizadas. 

Exemplo: algumas agências cobram Fee de R$15 reais para adicionar uma bagagem extra no voo.

Aqui na Onfly, o fee não faz parte da nossa emissão!

No-show

Não tem nada pior do que marcar com um cliente e ele não aparecer, não é mesmo? O termo no-show, que significa “não comparecimento”, é usado nas viagens corporativas quando o cliente não comparece no hotel para sua hospedagem, ou no embarque para o avião e, até mesmo, numa reunião.

OBT

Do inglês, OBT significa Online Booking Tool, ou Ferramenta de Reserva Online. Essa ferramenta auxilia na gestão de viagens por centralizar as informações das viagens corporativas em uma única plataforma, tornando o trabalho dos gestores mais otimizado.

OTA

OTA é a sigla para Online Travel Agency, ou Agência de Viagem Online, em tradução. Ou seja, elas oferecem serviços online, incluindo reservas de hospedagem, pacotes de viagens, passagens, roteiros e aluguel de veículos, para viajantes de turismo ou lazer

Overbooking

Do inglês, o overbooking pode ser traduzido para “excesso de reservas” ou a preterição de embarque, seu nome técnico. Isso acontece quando a companhia aérea vende os bilhetes em um número maior do que os assentos disponíveis na aeronave

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Dentre os motivos para o overbooking, tem-se a venda de passagens acima do número de assentos e a realocação de voos cancelados

Plataforma all-in-one

A plataforma all-in-one é um software que busca integrar as ferramentas necessárias para a execução de uma tarefa. No caso das viagens corporativas, o gestor não precisa mais usar várias ferramentas, mas consegue ter uma visão mais unificada de todo o gerenciamento da viagem, como reservas, gestão de despesas e geração de relatórios.

Política de viagens

Política de viagens é um documento com todas as definições da empresa sobre as viagens corporativas. Esse documento, que deve ser de fácil acesso aos colaboradores, define todos os parâmetros das viagens, incluindo os limites das despesas corporativas, a forma de pagamento e outros detalhes.

Reembolsos

Reembolsos são processos realizados após a viagem em que o colaborador comprova os gastos em viagem e a empresa reembolsa esses valores. É uma prática antiga, que prejudica as finanças dos colaboradores e pode aumentar as fraudes na empresa.

Relatório de Despesas de Viagens (RDV)

Esse é um relatório que define todas as despesas de viagens. É um termo muito utilizado e, por isso, trouxemos no nosso dicionário das viagens corporativas, para que você conheça mais sobre a importância do RDV para sua empresa.

Reservas

Reserva é o ato de comprar um serviço de forma antecipada, para garantir o fornecimento. No caso das viagens corporativas, o termo é utilizado para a compra antecipada de passagem aérea, hospedagem e transporte.

S.L.A. 

A sigla S.L.A significa “tempo de resposta do suporte”. Esse termo se refere ao tempo de resposta do suporte oferecido pelo prestador de serviço durante a viagem corporativa. Na Onfly, oferecemos um atendimento 24h durante todos os dias da semana, para gerar mais eficiência e conforto na sua viagem a trabalho.

T.M.C.

O termo TMC significa Travel Management Company, que em uma tradução simples e quer dizer “empresa de gerenciamento de viagens”. De forma resumida, é o termo utilizado para empresas que realizam o gerenciamento de viagens.

Translado

O translado, ou transporte compartilhado, é um tipo de deslocamento em que é possível que mais pessoas utilizem um mesmo meio de transporte. Essa é uma modalidade que pode gerar economia de custos para a empresa, além de economia de tempo para os colaboradores.

Travel Tech

Em tradução simples, o termo Travel Tech significa “tecnologias de viagens”. Mas, aqui no Brasil e no setor de viagens corporativas, é o termo que define as empresas que oferecem soluções tecnológicas para viagens, como o caso da Onfly

Voucher

Por fim, outro termo muito comum em viagem é o voucher, que é o mesmo que documento ou recibo, e garante o pagamento de determinado serviço. 

Para além do dicionário das viagens corporativas

São muitos termos diferentes, não é mesmo? Conhecê-los facilita sua viagem a trabalho, como durante o embarque no aeroporto, ou até durante a prestação de contas.

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