ERP: o que é, como funciona e benefícios para a sua empresa

ERP é o planejamento de recursos empresariais através de um software que ajuda a gerenciar a empresa. Entenda os detalhes aqui.

Se você teve ou ainda tem dificuldade em organizar informações financeiras e contábeis da sua empresa, com certeza já ouviu falar em ERP em suas buscas.

A sigla, que significa Enterprise Resource Planning (Planejamento Integrado de Recursos, em português), funciona como um sistema integrado e automatizado de gestão para dados e informações da sua empresa. 

Esse sistema processa e centraliza as informações de modo prático e orientativo, interpretando todas as movimentações ou fluxos e gerando relatórios com indicadores de desempenho do negócio. Tudo isso em tempo real.

Com ele, é possível controlar movimentações e transações, gerenciar o estoque de forma conectada, melhorar seus sistemas contábeis e administrar clientes e funcionários.

O intuito principal de um ERP é a simplificação de processos operacionais, basicamente. 

Saiba mais sobre as utilidades e benefícios deste sistema. Boa leitura!

erp

O que é um ERP?

Pense em seu celular e nos vários aplicativos, com funcionalidades diversas, que você baixou para facilitar a sua vida e gerar valor em sua rotina.

Um sistema de ERP é mais ou menos assim. São vários softwares que estão compartilhados em um mesmo local para agregar e potencializar as rotinas administrativas

Com essa integração de informações de modo preciso, você eleva o seu controle de estoque, custos, cumprimento dos prazos e, consequentemente, aumenta a sua produtividade.

Esse grande software é subdividido em módulos, que seriam os setores da sua empresa, como compras, gestão de pessoas, logística, contabilidade e financeiro, por exemplo.

É como a criação de pastas dentro do seu celular, uma pasta para redes sociais, para jogos, para aplicativos de edição e funcionalidades básicas, como despertador e calculadora. E tudo isso de maneira compartilhada, para que seus fluxos não atrapalhem qualquer tipo de resultado.

Quais são os principais módulos do ERP?

O sistema ERP integra diversos módulos que abrangem as principais áreas de uma empresa, promovendo eficiência e centralização de informações. Os principais módulos são:

  • Financeiro: gerencia o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, conciliação bancária e relatórios financeiros;
  • Estoque: controla a entrada e saída de mercadorias, saldos, movimentações, transferências, devoluções, perdas e inventários dos produtos armazenados;
  • Compras: administra as aquisições de materiais e serviços, desde a cotação de preços até o pagamento dos fornecedores, passando pelo controle de estoque e recebimento de mercadorias;
  • Vendas: gerencia o processamento e acompanhamento de pedidos de clientes, emissão de notas fiscais de vendas, devoluções e comissionamentos;
  • Produção: acompanha os processos produtivos, incluindo a definição dos produtos e componentes, elaboração das ordens de produção, programação da capacidade produtiva, controle da qualidade e apontamento da produção;
  • Recursos Humanos: administra processos relacionados aos colaboradores, como cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, encargos sociais e trabalhistas, ponto eletrônico, recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, treinamento e segurança do trabalho;
  • CRM (Customer Relationship Management): gerencia o relacionamento com clientes, incluindo vendas e marketing, comissões, serviços, contato com o cliente e suporte a call center;
  • Gerenciamento de projetos: planeja, executa e monitora projetos da empresa, como o lançamento de novos produtos, implantação de novas tecnologias ou processos, e expansão para novos mercados ou segmentos.

Esses módulos trabalham de forma integrada, proporcionando uma visão abrangente e atualizada das operações da empresa, facilitando a tomada de decisões e a gestão eficiente dos recursos.

Para que serve o ERP?

Os softwares ERPs atendem demandas de áreas operacionais, comerciais e estratégicas. E para isso, eles possuem recursos distintos para cada nível de gestão. 

No setor estratégico, por exemplo, que está empenhado em olhar esse sistema a curto, médio e longo prazo, é possível visualizar metas e prazos de maneira mais precisa.

Para isso, dentro das plataformas há o recurso conhecido como Balanced Scorecard (BSC), que auxilia muito nessa gestão estratégica do início ao fim de qualquer projeto, mantendo a clareza de objetivos, feedbacks, metas e visão. 

Ao descomplicar meios complexos de geração e obtenção de dados, o negócio passa a ter mais tempo e atenção para outros processos operacionais.

Como o sistema ERP funciona?

Imagine que o time financeiro da sua empresa gaste em torno de oito horas para separar os relatórios de uma determinada atividade, lançá-los um por um, subir todos os dados e informações, quais foram os gastos, e quem aprovou os relatórios. 

E ainda, se for o caso, fazer depósitos bancários ou pagamentos e marcar como pago uma por uma dessas notas.

Cansativo, né?

Com um sistema ERP rodando, você pode reduzir todo esse tempo só com a automatização integrada desses processos. Assim, a gestão dessas informações se torna mais prática e intuitiva, melhorando o trabalho de quem precisa lançar relatórios e reunir dados importantes relacionados ao operacional da empresa. 

Com a automação de processos e o melhor aproveitamento de tempo, consequentemente, você embarca em uma grande redução de custos. Com isso, você poderá investir mais em outras áreas e até reinvestir em softwares de gestão.  

Essa inteligência atribuída ao software garante também uma maior segurança e mais agilidade em uma possível identificação de erros, já as automações do ERP permitem o rastreio dos rastros detalhados de todas as atividades relacionadas às suas APIs e automações.

Quais são os benefícios do ERP?

Implementar um sistema ERP na sua empresa pode ser a virada de chave que ela precisa para visualizar áreas potenciais de crescimento e desenvolver estratégias assertivas para impulsionar resultados. 

Confira as principais vantagens dessa gestão de informações:

Redução de custos

Ao automatizar processos e eliminar tarefas manuais, o ERP contribui para a diminuição de despesas operacionais.

Aumento da produtividade

A centralização de informações e a automação de processos permitem que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas, elevando a eficiência geral da empresa.

Melhoria na segurança da informação

Com dados armazenados de forma centralizada e segura, o ERP reduz riscos de perda ou acesso não autorizado às informações corporativas.

Facilidade de acesso remoto

Sistemas ERP modernos oferecem acesso remoto, permitindo que gestores e equipes acompanhem operações e tomem decisões de qualquer lugar.

Possibilidade de personalização

Em alguns casos, é possível personalizar o sistema de acordo com as necessidades da empresa, tornando a ferramenta ainda mais eficaz.

Assertividade na tomada de decisões

Com dados atualizados e precisos, o ERP fornece informações valiosas que auxiliam na tomada de decisões mais informadas e estratégicas.

Esses benefícios contribuem para uma gestão mais eficiente, segura e estratégica, impulsionando o crescimento e a competitividade da empresa no mercado.

Como a Onfly atua nos sistemas ERP?

A plataforma da Onfly conta com ferramentas avançadas de integração aos principais sistemas ERP do mercado, como TOTVS, Omie e SAP B1.

Essa integração permite que as movimentações financeiras realizadas nas viagens e despesas sejam automaticamente registradas no ERP da empresa, facilitando o controle e a gestão financeira.

Além disso, a Onfly também oferece integração com o módulo de Gestão de Reembolsos do Omie, permitindo que colaboradores solicitem reembolsos corporativos de forma prática e que as informações detalhadas das viagens sejam visualizadas diretamente no ERP.

São mais de 40 integrações com diferentes plataformas, contribuindo para a automação de processos operacionais e tornando a gestão de informações importantes ainda mais prática, já que ela se torna unificada.

Saiba mais sobre as nossas soluções, clique aqui!

esg

Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *