ERP: o que é, como funciona e benefícios para a sua empresa
ERP é o planejamento de recursos empresariais através de um software que ajuda a gerenciar a empresa. Entenda os detalhes aqui.

Se você teve ou ainda tem dificuldade em organizar informações financeiras e contábeis da sua empresa, com certeza já ouviu falar em ERP em suas buscas.
A sigla, que significa Enterprise Resource Planning (Planejamento Integrado de Recursos, em português), funciona como um sistema integrado e automatizado de gestão para dados e informações da sua empresa.
Esse sistema processa e centraliza as informações de modo prático e orientativo, interpretando todas as movimentações ou fluxos e gerando relatórios com indicadores de desempenho do negócio. Tudo isso em tempo real.
Com ele, é possível controlar movimentações e transações, gerenciar o estoque de forma conectada, melhorar seus sistemas contábeis e administrar clientes e funcionários.
O intuito principal de um ERP é a simplificação de processos operacionais, basicamente.
Saiba mais sobre as utilidades e benefícios deste sistema. Boa leitura!

O que é um ERP?
Pense em seu celular e nos vários aplicativos, com funcionalidades diversas, que você baixou para facilitar a sua vida e gerar valor em sua rotina.
Um sistema de ERP é mais ou menos assim. São vários softwares que estão compartilhados em um mesmo local para agregar e potencializar as rotinas administrativas.
Com essa integração de informações de modo preciso, você eleva o seu controle de estoque, custos, cumprimento dos prazos e, consequentemente, aumenta a sua produtividade.
Esse grande software é subdividido em módulos, que seriam os setores da sua empresa, como compras, gestão de pessoas, logística, contabilidade e financeiro, por exemplo.
É como a criação de pastas dentro do seu celular, uma pasta para redes sociais, para jogos, para aplicativos de edição e funcionalidades básicas, como despertador e calculadora. E tudo isso de maneira compartilhada, para que seus fluxos não atrapalhem qualquer tipo de resultado.
Quais são os principais módulos do ERP?
O sistema ERP integra diversos módulos que abrangem as principais áreas de uma empresa, promovendo eficiência e centralização de informações. Os principais módulos são:
- Financeiro: gerencia o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, conciliação bancária e relatórios financeiros;
- Estoque: controla a entrada e saída de mercadorias, saldos, movimentações, transferências, devoluções, perdas e inventários dos produtos armazenados;
- Compras: administra as aquisições de materiais e serviços, desde a cotação de preços até o pagamento dos fornecedores, passando pelo controle de estoque e recebimento de mercadorias;
- Vendas: gerencia o processamento e acompanhamento de pedidos de clientes, emissão de notas fiscais de vendas, devoluções e comissionamentos;
- Produção: acompanha os processos produtivos, incluindo a definição dos produtos e componentes, elaboração das ordens de produção, programação da capacidade produtiva, controle da qualidade e apontamento da produção;
- Recursos Humanos: administra processos relacionados aos colaboradores, como cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, encargos sociais e trabalhistas, ponto eletrônico, recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, treinamento e segurança do trabalho;
- CRM (Customer Relationship Management): gerencia o relacionamento com clientes, incluindo vendas e marketing, comissões, serviços, contato com o cliente e suporte a call center;
- Gerenciamento de projetos: planeja, executa e monitora projetos da empresa, como o lançamento de novos produtos, implantação de novas tecnologias ou processos, e expansão para novos mercados ou segmentos.
Esses módulos trabalham de forma integrada, proporcionando uma visão abrangente e atualizada das operações da empresa, facilitando a tomada de decisões e a gestão eficiente dos recursos.
Para que serve o ERP?
Os softwares ERPs atendem demandas de áreas operacionais, comerciais e estratégicas. E para isso, eles possuem recursos distintos para cada nível de gestão.
No setor estratégico, por exemplo, que está empenhado em olhar esse sistema a curto, médio e longo prazo, é possível visualizar metas e prazos de maneira mais precisa.
Para isso, dentro das plataformas há o recurso conhecido como Balanced Scorecard (BSC), que auxilia muito nessa gestão estratégica do início ao fim de qualquer projeto, mantendo a clareza de objetivos, feedbacks, metas e visão.
Ao descomplicar meios complexos de geração e obtenção de dados, o negócio passa a ter mais tempo e atenção para outros processos operacionais.
Como o sistema ERP funciona?
Imagine que o time financeiro da sua empresa gaste em torno de oito horas para separar os relatórios de uma determinada atividade, lançá-los um por um, subir todos os dados e informações, quais foram os gastos, e quem aprovou os relatórios.
E ainda, se for o caso, fazer depósitos bancários ou pagamentos e marcar como pago uma por uma dessas notas.
Cansativo, né?
Com um sistema ERP rodando, você pode reduzir todo esse tempo só com a automatização integrada desses processos. Assim, a gestão dessas informações se torna mais prática e intuitiva, melhorando o trabalho de quem precisa lançar relatórios e reunir dados importantes relacionados ao operacional da empresa.
Com a automação de processos e o melhor aproveitamento de tempo, consequentemente, você embarca em uma grande redução de custos. Com isso, você poderá investir mais em outras áreas e até reinvestir em softwares de gestão.
Essa inteligência atribuída ao software garante também uma maior segurança e mais agilidade em uma possível identificação de erros, já as automações do ERP permitem o rastreio dos rastros detalhados de todas as atividades relacionadas às suas APIs e automações.
Quais são os benefícios do ERP?
Implementar um sistema ERP na sua empresa pode ser a virada de chave que ela precisa para visualizar áreas potenciais de crescimento e desenvolver estratégias assertivas para impulsionar resultados.
Confira as principais vantagens dessa gestão de informações:
Redução de custos
Ao automatizar processos e eliminar tarefas manuais, o ERP contribui para a diminuição de despesas operacionais.
Aumento da produtividade
A centralização de informações e a automação de processos permitem que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas, elevando a eficiência geral da empresa.
Melhoria na segurança da informação
Com dados armazenados de forma centralizada e segura, o ERP reduz riscos de perda ou acesso não autorizado às informações corporativas.
Facilidade de acesso remoto
Sistemas ERP modernos oferecem acesso remoto, permitindo que gestores e equipes acompanhem operações e tomem decisões de qualquer lugar.
Possibilidade de personalização
Em alguns casos, é possível personalizar o sistema de acordo com as necessidades da empresa, tornando a ferramenta ainda mais eficaz.
Assertividade na tomada de decisões
Com dados atualizados e precisos, o ERP fornece informações valiosas que auxiliam na tomada de decisões mais informadas e estratégicas.
Esses benefícios contribuem para uma gestão mais eficiente, segura e estratégica, impulsionando o crescimento e a competitividade da empresa no mercado.
Como a Onfly atua nos sistemas ERP?
A plataforma da Onfly conta com ferramentas avançadas de integração aos principais sistemas ERP do mercado, como TOTVS, Omie e SAP B1.
Essa integração permite que as movimentações financeiras realizadas nas viagens e despesas sejam automaticamente registradas no ERP da empresa, facilitando o controle e a gestão financeira.
Além disso, a Onfly também oferece integração com o módulo de Gestão de Reembolsos do Omie, permitindo que colaboradores solicitem reembolsos corporativos de forma prática e que as informações detalhadas das viagens sejam visualizadas diretamente no ERP.
São mais de 40 integrações com diferentes plataformas, contribuindo para a automação de processos operacionais e tornando a gestão de informações importantes ainda mais prática, já que ela se torna unificada.
Saiba mais sobre as nossas soluções, clique aqui!
