O que é uma TMC nativa digital e por que isso impacta a sua empresa?

A tecnologia mudou todas as interações, inclusive aquelas comerciais e de negócios, incluindo a gestão de viagens a trabalho com o surgimento de serviços de TMC nativa digital. Para se ter uma ideia, Bergur Thormundsson, pesquisador da plataforma online Statista, especializada em dados de mercado e consumidores, revelou o impacto dos avanços digitais nas empresas.

Nos últimos 24 meses, a transformação digital nas tecnologias impactou positivamente a rentabilidade ou o desempenho das empresas para XaaS (Everything as a Service), com 64% dos votos, dados e análise, também registrando 64%, e inteligência artificial (IA) e automação, para 63% dos votantes. 

E, como as viagens corporativas são uma parte essencial do mundo dos negócios, a gestão eficiente dessas viagens inevitavelmente também se tornou um processo mais tecnológico.

Nesse cenário, a TMC, ou Travel Management Company (empresas de gestão de viagens), surge para otimizar e promover mais eficiência nesses deslocamentos. 

No entanto, o advento da era digital trouxe consigo uma nova geração de TMCs, conhecidas como TMCs nativas digitais. Esse tipo de empresa revoluciona como as viagens corporativas são gerenciadas e impactando positivamente as empresas de diversas maneiras.

A seguir, explicamos mais sobre o que são as TMCs nativas digitais, como a Onfly, e como elas impulsionam as empresas. 

O que é uma TMC nativa digital? 

Diferentemente das OTA (Online Travel Agencies), que se concentram nas necessidades de viajantes a lazer e turismo, as TMCs têm como foco principal as viagens corporativas. 

Elas atuam como parceiras estratégicas das empresas, fornecendo serviços especializados para facilitar e otimizar todos os aspectos relacionados às viagens de negócios. Desde o planejamento inicial até o acompanhamento das despesas, as TMCs buscam oferecer as ferramentas necessárias para uma viagem a trabalho mais estratégica. 

Uma TMC nativa digital é uma evolução natural desse conceito comum de gestão de viagens corporativas. Ela se distingue por sua capacidade de aproveitar ao máximo as tecnologias digitais mais recentes para oferecer soluções inovadoras e sob medida para as necessidades de seus clientes corporativos. 

Em vez de depender de processos manuais e sistemas complexos de difícil usabilidade, as TMCs nativas digitais adotam uma abordagem centrada no cliente, utilizando plataformas online intuitivas e ferramentas de análise avançadas para oferecer uma experiência de usuário excepcional e resultados mais eficientes.

Uma TMC nativa digital é uma empresa tecnológica de gestão de viagens. Ela se destaca principalmente por surgir com a proposta de digitalização desde a sua fundação, geralmente com uma tecnologia proprietária e mais amigável ao usuário.

Dessa forma, é esperado que o usuário (no caso, o viajante a trabalho) tenha uma experiência simplificada, muito similar em usabilidade com a reserva de viagens a lazer. Por exemplo, não é necessário dedicar horas de treinamento para aprender a usar a plataforma, nem mesmo ter um intermediador entre a reserva e o viajante. 

Uma das principais características das TMCs nativas digitais é a sua capacidade de centralizar todas as informações relacionadas às viagens corporativas em uma única plataforma integrada. 

OBT próprio Onfly
Interface intuitiva e fácil de usar da Onfly é característica das TMCs nativas digitais

Isso permite que as empresas tenham uma visão bem mais completa e em tempo real de todas as suas atividades de viagens, desde a reserva de voos, carros, ônibus e hotéis até o acompanhamento das despesas e a gestão de políticas de viagens. 

Ao simplificar esses processos, as TMCs nativas digitais auxiliam as empresas a economizar tempo, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Além disso, as TMCs nativas digitais oferecem uma gama mais ampla de serviços e recursos em comparação com as agências de viagens corporativas comuns. 

Através da produção de tecnologia própria (OBT próprio, no caso da Onfly), as empresas de gestão de viagens e despesas que são nativas digitais conseguem oferecer soluções inovadoras e personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente.

Isso porque elas conseguem oferecer desenvolver a integração entre o sistema de gestão de viagens e outros softwares utilizados pelas empresas-clientes, como banking, mobilidade e ERP. Essa possibilidade reduz drasticamente a chance de erros humanos, fraudes e retrabalho. 

Outro aspecto de destaque de uma TMC nativa digital é desenvolver aplicativos móveis intuitivos — os famosos apps — que permitem aos viajantes acessar informações e realizar alterações em tempo real, diretamente na palma da mão. Com essa facilidade de uso, a gestão de viagens não fica atrelada a processos burocráticos e arcaicos. 

Qual é o impacto da TMC nativa digital nas empresas? 

O impacto das TMCs nativas digitais nas empresas é muito positivo e vai além da gestão de viagens e de despesas corporativas. Envolve, principalmente, economia e eficiência nos processos. 

Com a tecnologia, essas empresas conseguem oferecer dados em tempo real e, a partir de informações detalhadas, gestores podem tirar insights e análises sobre os padrões de viagens e despesas.

Dessa maneira, elas auxiliam as empresas a tomar decisões mais acertadas e estratégicas em relação aos seus investimentos em viagens. 

Isso inclui a identificação de áreas onde os custos podem ser reduzidos, a implementação de acordos com fornecedores dentro da ferramenta, e a implementação de regras, workflow de aprovação e políticas de viagens mais eficientes e sustentáveis também no software de gestão.

Além disso, as TMCs nativas digitais desempenham um papel importante na melhoria da experiência do viajante corporativo. Com as TMCs comuns, o viajante não possui autonomia para fazer suas reservas, como escolher hotel ou nem mesmo o horário de voo ideal

Ao oferecer ferramentas e recursos que facilitam o processo de reserva, proporcionam suporte 24/7 e garantem o cumprimento das políticas de viagens da empresa, elas contribuem para o bem-estar e a satisfação dos funcionários em viagem. 

Essa “felicidade corporativa”, por sua vez, pode ter um impacto positivo na produtividade e no engajamento dos colaboradores, bem como na reputação da empresa como marca empregadora.

Ou seja, uma TMC nativa digital, como a Onfly, é uma parceira estratégica que nasceu da tecnologia. Utilizando cloud computing, inteligência artificial e outras funcionalidades de forma inteligente e inovadora, essas soluções ajudam as empresas a otimizar suas operações de viagens, reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do viajante.

Portanto, empresas modernas que buscam levar o gerenciamento de viagens da sua empresa para o próximo nível, investem em uma TMC nativa digital e aproveitam todos os benefícios que ela pode oferecer.

Para saber mais sobre uma TMC nativa digital, fale com um de nossos especialistas em viagens corporativas: 

viagem a trabalho
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!