Escritório em qualquer lugar? Workations e Trabalho Remoto

Entenda como funciona o trabalho remoto, como se popularizaram as workations e o que significa escritório em qualquer lugar.

Quem nunca sonhou em poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, não é mesmo? Ficar livre dos escritórios padronizados, com luz branca e mesas apertadas está entre os desejos de muitos colaboradores que ficam confinados nos escritórios tradicionais. E para quem teve a oportunidade de experimentar o trabalho remoto a opinião é unânime: é muito melhor trabalhar em casa e com a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Essas tendências, chamadas de trabalho remoto e workations, existiam antes mesmo da pandemia e estavam se popularizando no exterior devido aos benefícios para a qualidade de vida dos colaboradores. Contudo, elas foram aceleradas por conta da necessidade em realizar o trabalho remoto diante da pandemia de covid-19 que surgiu em 2020. 

Atualmente, os empregadores têm repensado sobre a ideia de montar escritórios em suas empresas, considerando que há muitos benefícios em manter o home office tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Além disso, não há como negar que o estilo de escritório tradicional está ficando ultrapassado e temos que abrir as portas para as novas tendências. 

Portanto, neste artigo explicarei algumas dessas tendências para o trabalho e os benefícios que elas podem proporcionar ao colaborador. Acompanhe!  

As novas formas de trabalhar são tendência

Workations, trabalho remoto, home e anywhere office, todos esses termos são formas de trabalhar que viraram tendência nos últimos anos. Hoje em dia há muitos escritórios no Brasil e no mundo que já eliminaram os cubículos tradicionais para oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores. 

Mas é importante lembrar que nenhuma dessas tendências surgiram por causa da pandemia. Elas já existiam, principalmente no exterior, mas ganharam força por causa do isolamento social. 

Pandemia exaltou as tendências

Essas tendências nos modelos de trabalho foram aceleradas em todo o mundo com a pandemia. Devido ao isolamento social, as empresas tiveram que explorar diferentes modalidades de trabalho para continuar oferecendo serviços e produtos para seus clientes sem deixar de seguir os protocolos de saúde. O próprio Google economizou US$1B com o home office e a redução de viagens.

Dentro dessas características, o trabalho remoto surgiu como opção para os trabalhadores que atuam em escritório e que podem trabalhar de casa ou de qualquer lugar utilizando apenas um computador e uma conexão com a internet. 

Trabalho remoto: de qualquer lugar

Por definição, trabalho remoto é a modalidade em que o colaborador pode trabalhar de qualquer lugar, podendo ser em casa, em uma viagem, em outro país, em um local de co-work, entre outros lugares. 

O trabalho remoto funciona a partir de algumas regras que o colaborador precisa seguir, como horário específico de trabalho ou carga horária cumprida, entrega do trabalho ou comprovação de resultados, entre outras definições que variam de acordo com cada empresa.

No entanto, fica evidente que essa modalidade de trabalho oferece muito mais flexibilidade ao colaborador. 

Algumas formas de trabalho remoto

Considerando que o trabalho remoto é apenas o termo usado para definir as atividades profissionais realizadas fora da empresa, há ainda diversas formas de trabalho remoto que podem ser exploradas pelas empresas e pelo colaborador. Confira a seguir quais são elas!

Home office

Provavelmente essa é a modalidade mais conhecida atualmente e não é para menos, ela foi a mais comentada ao longo de toda a pandemia. O trabalho em home office, como o nome sugere, ocorre na casa do colaborador. 

Nesse caso, o colaborador precisa ter uma estrutura mínima para isso, como uma mesa de trabalho, cadeira, computador e conexão com internet. A partir dessa estrutura ele já pode realizar suas atividades profissionais que eram realizadas no escritório da empresa. 

Em um co-work

Outra forma de trabalhar remotamente que tem se popularizado nos últimos anos é a possibilidade de trabalhar em um co-work. Caso você não saiba, co-work ou coworking são locais compartilhados onde diferentes profissionais se reúnem para dividir o escritório e todos os demais recursos presentes nele como computadores, impressora, internet, telefone, entre outros. 

Workation

Por fim, uma modalidade que também tem sido explorada pelos colaboradores é a de workation, que é uma mistura de trabalho com férias. Isso mesmo, você pode trabalhar remotamente enquanto viaja!

Essa tendência é bem interessante, porque dá a flexibilidade ao colaborador de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo. Ele pode estar viajando com a família e ainda trabalhar no hotel ou pousada, tudo de forma remota. 

Benefícios do trabalho remoto

Bom, agora vamos aos benefícios que o trabalho remoto pode oferecer tanto para o colaborador quanto para a empresa. Veja a seguir quais são eles!

Foco no resultado

O primeiro benefício que a empresa percebe logo no início dessa mudança é o foco no resultado. Quando o colaborador tem a liberdade e flexibilidade de trabalhar onde quiser, há um foco maior no resultado. É importante considerar que diversas atividades comuns dentro de um escritório podem ser eliminadas ao trabalhar de forma remota e isso possibilita ter mais foco na atividade profissional visando o resultado.

Colaborador mais livre

Outro grande benefício para o colaborador é a flexibilidade de fazer os próprios horários, em alguns casos, e de trabalhar onde quiser. O trabalho remoto possibilita trabalhar enquanto viaja, definir os próprios horários de trabalho, dar mais atenção à família, ter mais tempo livre, eliminar etapas que são estressantes como o deslocamento até o trabalho, entre outras vantagens.

Não restam dúvidas de que é muito mais flexível para o colaborador trabalhar de forma remota. Essa modalidade de trabalho possibilita uma grande liberdade que reflete diretamente em uma melhor qualidade de vida e mais tempo para a família.

Menos estresse

Por fim, o trabalho remoto também conta com o benefício de ser menos estressante. Trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar tem um menor impacto no estresse do colaborador. Considere que para ir até o escritório o colaborador precisa se deslocar, o que pode ser bastante estressante levando em conta o caos das cidades, há ainda o fato de ter que ficar em um ambiente que pode não ser muito confortável, além da inflexibilidade que existe em um escritório tradicional.

E não tem como não lembrar que mais qualidade de vida e menos estresse para o colaborador é o mesmo que maior produtividade, resultados e desempenho. Portanto, é benéfico para os dois lados.

O que você achou sobre essas modalidades de trabalho remoto? Conte para a gente nos comentários. 

esg
Compartilhe esse conteúdo
Time Onfly
Time Onfly

Quer entrar em contato com o time da Onfly? Mande um e-mail para: marketing@onfly.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *