Anywhere office! Conheça esta tendência!

Conheça o anywhere office, mais uma tendência de trabalho acelerada pela pandemia.

A pandemia do novo coronavírus acelerou diversas tendências no mundo dos negócios, principalmente nos métodos de trabalho de diversas organizações no mundo todo. Um exemplo disso é a tendência anywhere office, que já existia antes da pandemia de covid-19, mas que recebeu um incentivo muito maior pela necessidade de nos adaptarmos à nova realidade.

Também é válido considerar que hoje em dia é relativamente fácil trabalhar em qualquer lugar. Afinal, muitas tarefas profissionais podem ser realizadas a partir de um notebook e uma conexão com a internet.

Não é à toa que muitos profissionais passaram a trabalhar em home office ao longo da pandemia, sendo que alguns deles até aderiram ao anywhere office, que é o conceito de trabalhar onde você quiser.

Traduzido literalmente, o termo significa “escritório em qualquer lugar” e representa exatamente o significado dessa tendência que está ganhando o mundo.

Afinal, por que ter um local fixo de trabalho, se podemos trabalhar em qualquer lugar do mundo?

Se isso tudo parece muito estranho para você, nesse artigo vai entender melhor o que é anywhere office, como a pandemia acelerou essa tendência e porque você deve aderir a esse modelo de trabalho na sua empresa.

O que é anywhere office e como a pandemia acelerou essa tendência?

Anywhere office é um conceito que considera qualquer lugar do mundo como um escritório para trabalhar.

Diferente do home office, que é o modelo de trabalho em casa, o anywhere office vai além e mostra que é possível até mesmo viajar enquanto você trabalha, pois não há a necessidade de ter um lugar fixo para o trabalho.

Esse modelo de trabalho já existia, mas a pandemia de covid-19 fez com que o anywhere office ganhasse mais destaque nas empresas. Afinal, muitas medidas sanitárias fizeram com que empresas tivessem que se adaptar para trabalhar e uma dessas adaptações foi transformar qualquer lugar em escritório para o trabalho remoto.

Assim como o home office ganhou destaque em 2020 e 2021, o anywhere office se tornou uma tendência entre as organizações do mundo todo que viram, além de uma necessidade, os benefícios que essa prática pode trazer para o bem-estar e a qualidade de trabalho dos colaboradores.

Quais são os benefícios dessa tendência para a empresa e os colaboradores?

Assim como o home office, o anywhere office traz inúmeros benefícios para a empresa e colaboradores. No caso dos colaboradores, os principais benefícios estão na qualidade de vida, na flexibilização do trabalho e na possibilidade de quebrar a rotina cansativa e previsível de trabalho.

As empresas contam com vários benefícios em aderir a essa prática, mas o principal deles é a economia com gastos que são necessários para manter um escritório com colaboradores. Com o trabalho remoto, tanto o home quanto o anywhere office, há uma grande economia nesse contexto, possibilitando, inclusive, uma maior contratação de funcionários.

Também é importante destacar que a flexibilização gerada pelo anywhere office deixa os colaboradores mais motivados e engajados com a empresa. Isso contribui para o aumento da produtividade no trabalho e para o crescimento dos negócios. Portanto, é uma troca mútua de benefícios que vale muito a pena para as empresas e colaboradores.

Anywhere office é o futuro?

Ao aderir a essa modalidade de trabalho, a maioria dos colaboradores não vai querer voltar para o modelo antigo. Afinal, é uma prática muito benéfica e que já é vista como o futuro das organizações.

Esse futuro está, inclusive, cada vez menos distante à medida que precisamos de maior flexibilização no ambiente de trabalho. Existem muitos modelos de negócios e formas de trabalho que dificilmente conseguirão se adaptar para trabalhar em casa ou qualquer lugar do mundo, mas quem trabalha com atividades administrativas, contabilidade, gestão, marketing e tantas outras áreas que podem ser adaptadas para o trabalho remoto, contará com essa tendência e possibilidade cada vez mais forte de flexibilizar a jornada.

É fácil perceber que com o passar do tempo mais pessoas estarão trabalhando de forma mais flexível.

Como se adaptar para o anywhere office?

Se você gostou deste modelo de trabalho e acredita que ele trará muitos benefícios para sua empresa e colaboradores, saiba que se adaptar ao anywhere office não é tão difícil quanto parece. Basicamente, o colaborador precisará de um notebook para trabalhar remotamente e conexão com internet para realizar suas atividades de trabalho.

Além disso, é interessante contar com algumas tecnologias para auxiliar no trabalho remoto, como plataformas de videoconferência para realizar reuniões, aplicativos ou softwares para comunicação entre os colaboradores, planilhas ou plataformas de organização que todos podem acessar para realizar tarefas, entre outras coisas.

Todas essas tecnologias tornam o trabalho muito mais fácil e fazem com que o trabalho remoto seja feito com mais organização, disciplina e pontualidade.

É importante que a empresa estabeleça faixas de horário obrigatórias para o trabalho, que serão usadas para reuniões e atendimento a clientes, e outros horários que serão flexíveis, onde o colaborador poderá trabalhar com mais flexibilidade.

Também é fundamental que toda a equipe em trabalho remoto tenha a estrutura necessária para realizar o trabalho, assim como os equipamentos. A reposição de materiais de escritório também é uma despesa da empresa e, acredite, mesmo com esses gastos iniciais, a economia nesse modelo de trabalho é muito maior, se comparado com todos os custos de manter um escritório funcionando.

Lembre-se que para fazer um trabalho bem feito é preciso pensar nos mínimos detalhes o que inclui os horários de trabalho, a comunicação da equipe e todas as etapas do trabalho em casa.

O que você achou do conceito anywhere office? Já pensou em implementar na sua empresa? Conte nos comentários!

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort
Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta