3 tendências de viagens corporativas de agora em diante

Sustentabilidade e economia fazem parte das trends. Entenda o que os viajantes querem para as viagens corporativas, segundo a GBTA.

Prever tendências não é uma missão simples. Porém, um estudo recente elaborado pela Global Business Travel Association (GBTA) e apoiado pela Uber for Business quer mostrar as mais novas tendências das viagens corporativas. 

A pesquisa mostrou que os funcionários estão redefinindo a dinâmica das viagens corporativas, buscando mais harmonia entre suas atividades profissionais e pessoais. É que aponta o relatório The Current State of Business Travel: Business Traveler and Travel Manager Priorities, que ouviu gestores e viajantes dos Estados Unidos e Canadá entre maio e junho deste ano. 

Apesar dos dados estrangeiros, muitas das trends internacionais também refletem nos desejos e tendências dos viajantes corporativos brasileiros, como a sustentabilidade e a experiência do viajante.

É pensando nisso que exploramos a seguir quais são os insights mais valiosos sobre a perspectiva dos gestores e dos viajantes corporativos. 

Quase 90% dos viajantes consideram as viagens corporativas como essenciais

No período da pandemia da Covid-19, notamos uma demanda crescente por recursos aprimorados de videoconferência. Inclusive, muito se debateu à época se as chamadas de vídeo iriam suprimir as viagens a trabalho…

Porém, com a evolução nos padrões de trabalho e a retomada do contato presencial para os negócios, os viajantes voltaram a reforçar a relevância das viagens corporativas e a necessidade de conciliá-las com a vida pessoal. 

O relatório da GBTA aponta que 87% dos viajantes corporativos consideram essas viagens “essenciais” ou, pelo menos, “úteis” para os objetivos empresariais. Isso ressalta como as viagens permanecem fundamentais para o sucesso das empresas.

importância das viagens corporativas
40% dos viajantes apontam que as viagens corporativas são essenciais e 47% dizem ter resultados melhores nos negócios quando viajam (Foto: GBTA/Uber for Bussiness)

Mais cuidado com os viajantes

Outra tendência importante apontada na pesquisa é de mais cuidado com o viajante: colocar esse profissional no centro da gestão de viagens e de despesas, com atenção ao seu bem-estar

É que os desafios emocionais enfrentados pelos viajantes corporativos, como ficar longe da família e animais de estimação (apontado por 60%) e o estresse ligado às viagens (48%), não são ignorados pelos gestores. 

Com mais empatia e cuidado, muitos empregadores estão implementando políticas que minimizam esses problemas, como permitir que os viajantes comecem o expediente mais tarde para superar o jet lag. Além disso, foi citada a possibilidade de reservar hotel em acomodações nas quais o viajante acumula pontos fidelidade, adotada por 68% dos gestores.

Demanda pela sustentabilidade

O aspecto da sustentabilidade também não pode ser negligenciado. Mais de 60% dos viajantes corporativos afirmam que a redução das emissões de carbono é uma prioridade, ressaltando uma crescente consciência ambiental nas viagens de negócios. 

Porém, existe uma discrepância entre os viajantes e os gestores: eles consideram a sustentabilidade apenas “uma pequena prioridade”. Mesmo assim, a pesquisa revela que 86% das organizações globais têm intenções de investir mais em iniciativas sustentáveis.

Outro ponto de destaque é a incorporação de carros de aplicativos às viagens corporativas. Essa está se tornando uma prática comum, com 74% dos viajantes corporativos ocasionalmente usando esses serviços durante suas viagens a trabalho. 

Além disso, 58% dos viajantes dizem ter um perfil comercial com um provedor de carro de aplicativo, como a Uber Business, quando viajam a trabalho.

A pesquisa reforçou que as últimas tendências estão totalmente alinhadas com as necessidades do mercado de viagens corporativas atualmente. Desde a economia de recursos financeiros até o cuidado com o viajante, essas são questões que demandam atenção dos gestores de viagens para garantir o sucesso dos negócios, além do retorno do investimento (ROI).

Essa também foi a percepção de Suzanne Neufang, CEO da GBTA. Ela comentou à Skift, site de notícias sobre viagens corporativas, sobre as descobertas dessa pesquisa: 

“O estudo revelou oportunidades para melhorar a comunicação das políticas de viagens, além de oportunidades de economia para atingir um programa de viagens responsável financeiramente”.

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Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!