Bleisure: como combinar lazer e trabalho em uma mesma viagem

Viajar a trabalho é bem diferente de viajar por lazer. O conceito de bleisure tem vindo com essa ideia de unir as duas viagens, entenda como.

Você já ouviu falar em bleisure? Essa é uma tendência que veio para adicionar uma camada de relaxamento as viagens corporativas.

Segundo a Global Business Travel Association (GBTA), 39% dos trabalhadores expressaram o desejo de que as empresas paguem por experiências de lazer durante viagens de negócios! Mesmo que não seja comum que a empresa pague pela recreação na viagem (e sim pelos dias a mais), o número reforça que essa é uma tendência crescente

Blesiure se trata, literalmente, da combinação entre as palavras “bussiness” (negócios) e “leisure” (prazer), visando uma experiência completa do viajante em termos profissionais e pessoais. E acredite, funciona para os negócios que é uma beleza.

Mas, comecemos pelo básico…

O que é Bleisure, afinal?

Bleisure é um conceito que vem ganhando força em empresas da última geração. Trata-se de combinar as obrigações do trabalho, seguindo as ideias estabelecidas nas políticas de viagens, com aquela “esticada” no destino após o cumprimento das tarefas. O tempo extra será muito bem gasto em atividades de lazer.

Ao contrário do que parece, essa parte recreativa não é bancada pela empresa. Ou melhor dizendo, é comum não ser. O que é oferecido ao viajante são alguns dias a mais no destino da viagem, para poder relaxar um pouco antes de voltar ao trabalho.

O bleisure tem sido muito bem-vindo em segmentos que necessitam de viagens constantes por parte dos profissionais, além de setores que demandam criatividade. Mais do que dar uma “folga” aos colaboradores, os profissionais voltam renovados, com gás para continuarem trabalhando, e o melhor de tudo para a empresa, cheios de ideias para fazer o negócio crescer.

Colocando o Bleisure para funcionar

O Brasil ainda é um tanto tímido nessa parte, porém, não é tão difícil propor e aplicar o bleisure em sua rotina de viagens.

A começar pelo seguinte fato: apesar de esticar a viagem por mais alguns dias, as despesas da parte mais “divertida”, por assim dizer, são cobertas pelo próprio colaborador. Afinal de contas, você não está cumprindo as atividades profissionais, certo?

Tudo isso é conversado com antecedência.

Detalhes como a comunicação entre a empresa e o colaborador, quais serão os custos do profissional ao se manter hospedado no mesmo local, e se há mesmo interesse de ficar mais alguns dias no destino, são bem importantes para definir em sua viagem.

Ao definir os parâmetros da viagem, é só escolher os lugares que deseja ir, sozinho ou com a equipe, e relaxar.

Bleisure: viagens de negócios e lazer
Combinar negócios e lazer na mesma viagem é chamado de bleisure

 

Conheça as vantagens do Bleisure

Adotar o bleisure em suas viagens corporativas traz mais vantagens do que imagina. Quer dizer, não é só relaxar uns dias depois do trabalho, mas deixar a cabeça arejada para novas possibilidades com seu trabalho, conhecer o ambiente onde está de uma forma não tão corporativa.

Veja só algumas possibilidades bacanas:

Diminui custos de viagem e aumenta a produtividade

É um dos benefícios mais claros quando se investe no Bleisure. Para quem já tinha imaginado o destino em outra época, ou já estava com a viagem planejada segundo o calendário da empresa, os custos para ficar uns dias a mais é bem menor, sem nem mesmo precisar dos recursos da empresa.

Além do mais, aproveitar o momento de descanso para pensar em outras coisas além do negócio torna a produtividade ainda maior em sua volta, ou no próprio local de “folga”.

Afinal de contas, a comunicação com a liderança continua, seja com as reuniões sobre os resultados da viagem, seja com aquelas tarefas mais simples de serem feitas enquanto não volta para o escritório.

Permite viajar com a família

Essa é uma vantagem mais evidente para quem é casado e já constituiu família. É bem comum para quem viaja com frequência ficar longe da esposa, do marido ou dos filhos, e isso acontece por longos períodos, se considerar alguns segmentos.

O Bleisure permite adicionar mais um elemento importante às viagens de negócio, que é a participação da família. Enquanto o colaborador contribui com suas responsabilidades de trabalho, a família pode aproveitar o momento de viagem enquanto o aguarda para aqueles dias de descanso. Isso torna a rotina mais tranquila, e o profissional mais instigado a continuar com o serviço.

Contribui com a política de viagens

A política de viagens corporativas pode ser um ponto delicado para os colaboradores que viajam muito. Já vimos por aqui que uma boa forma de construir regras que sejam viáveis é através da transparência, colocando o colaborador como parte importante do processo.

Ao aplicar o Bleisure, você só adiciona mais uma camada ao processo, já tornando a viagem do profissional mais interessante, e mais econômica para você também: uma vez que não precisa arcar com todos os custos da viagem, deixando que eles aproveitem o momento para adicionar a própria experiência, ambos só tem a ganhar.

Bleisure é ganha-ganha: a empresa ganha e o colaborador ganha

Bleisure parte de uma premissa fundamental de relação “ganha-ganha”, o colaborador ganha ao ter momentos de lazer, sozinho ou com a família, com parte da viagem sendo paga pela empresa.

A empresa ganha com colaborador descansado e mais motivado, simples assim.

Qualquer destino é válido para o Bleisure?

Tecnicamente, sim. Porém, como mencionamos antes, quanto a política de viagens, considere se o destino é de fato viável para a prática.

Apesar de toda cidade ter suas características turísticas, nem todo lugar pode ser atrativo o bastante, ou economicamente sustentável, para se esticar a viagem por mais uns dias assim. Para o colaborador, pode até ser um prejuízo.

Por isso, separamos alguns destinos no Brasil para unificar lazer e trabalho. Apesar de diversas cidades brasileiras serem incríveis para passar um tempo relax, você vai conferir 5 destinos ideais

5 destinos brasileiros para unir trabalho e lazer

São Paulo (SP)

São Paulo é a maior cidade brasileira, com mais de 11 milhões de habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Não é à toa que Sampa concentra o maior número de eventos corporativos no Brasil (quase metade deles estão relacionados à cidade de alguma forma). 

Mas, além de dezenas de encontros de trabalho, São Paulo também promete um excelente momento de bleisure. Seja para um passeio no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) na Avenida Paulista ou até mesmo para curtir os restaurantes paulistanos com uma vista emblemática da selva de pedra, vale estender a viagem por mais uns dias para aproveitar o que a cidade oferece. 

bleisure em são paulo
São Paulo é destino que permite unir lazer e negócios.

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é a quarta cidade mais procurada pelos viajantes brasileiros (sem falar na quantidade de estrangeiros que vem ao Brasil para conhecê-la). Com tantas belezas naturais, abençoadas pelo Cristo Redentor, oferecem o cenário ideal para quem quer combinar turismo e business. 

O Rio ficou com o posto de segunda cidade mais buscada para viagens de trabalho, com 19,1% dos viajantes. Segundo a Fecomércio RJ,  83% dos estrangeiros vêm ao Rio por lazer e 11,3% a negócios. Para quem pensa em passar mais uns dias por lá, combinando essas duas atividades, vale curtir uma bela praia, conhecer o Museu do Amanhã e o Parque Laje. 

rio de janeiro
Cidade Maravilhosa é “tentadora” para viajantes a negócios transformarem em bleisure.

Belo Horizonte (MG) 

A cidade que abriga a sede da Onfly não pode ficar de fora da lista de destinos ideais para bleisure. Só para se ter uma ideia, a capital mineira é a segunda cidade com maior número de startups em destinos turísticos do Brasil, com 9,5% do total. 

Nas reuniões de negócios, congressos, eventos e outras atividades corporativas, o relacionamento dos viajantes é fortalecido pela hospitalidade mineira! 

Mas, além da capital e suas belezas, como a Praça da Liberdade, quem vai combinar viagens corporativas ao turismo pode estender a viagem por outros destinos mineiros (e históricos) não tão distantes, como Sabará (20 km) e Ouro Preto (cerca de 100 km).

belo horizonte
Belo Horizonte reúne belezas naturais e hospitalidade mineira (foto: Marcus Desimoni/Nitro).

Florianópolis (SC)

Quem vai fazer negócios na Ilha da Magia, pode se sentir tentado a combinar a viagem corporativa com um momento de lazer e relaxamento em Florianópolis. Pelas contas oficiais, a Ilha de Santa Catarina tem 42 praias, desde as mais agitadas e badaladas, como Jurerê, até as mais tranquilas e familiares como a Lagoinha. 

Com praias de norte a sul da ilha, vale pensar em transformar a viagem a trabalho em uma viagem bleisure

florianopólis
Ilha da Magia encanta viajantes a negócios e a lazer.

Salvador (BA) 

A Bahia foi o estado com maior abertura de empresas do Nordeste no início de 2023, o que significa que a tendência deve continuar ao decorrer do ano! Por isso, nada melhor do que transformar uma viagem a trabalho em um momento também de lazer e passeios por lá, principalmente na capital Salvador. 

Desde a Basílica do Senhor do Bonfim até o Farol da Barra, são muitos os atrativos para ter uma viagem de trabalho com alguns dias antes ou depois dos compromissos profissionais para curtir Salvador. 

salvador
Bahia faz parte dos destinos do Nordeste que são ótimas opções para bleisure.

Bleisure: investir ou não?

Assim, sempre considere a adição do bleisure como parte de seu planejamento. Ele pode expandir a criatividade quando se permite conhecer a cultura e o turismo local, e chegar com ainda mais vontade de contribuir com o crescimento da empresa. Além do mais, ninguém é de ferro, certo? Um momento de relaxamento é sempre bom.

Assine nossa newsletter e acompanhe outras tendências de viagens e turismo no Brasil. Até a próxima!

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Time Onfly
Time Onfly

Quer entrar em contato com o time da Onfly? Mande um e-mail para: marketing@onfly.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *