As 10 empresas de turismo mais inovadoras, segundo a Fast Company

Veja nesse artigo as 10 empresas de turismo mais inovadoras, segundo dados levantados pela Fast Company.

A cada ano, o mercado de turismo demanda por soluções inovadoras, para garantir melhor experiência dos clientes, jornadas mais ágeis e com maior conforto.

Além disso, os viajantes, para lazer ou para viagens corporativas, procuram por serviços mais tecnológicos, seja na utilização da plataforma ou na maneira como são atendimentos.

Por isso, separamos 10 empresas de turismo mais inovadoras para 2024, de acordo com a Fast Company, com foco em viagens, lazer e hospitalidade. Confira a lista abaixo e os motivos para serem selecionadas.

1. Hopper

Em primeiro lugar, está a Hopper, a terceira maior agência de viagens online da América do Norte. Um dos principais motivos, de acordo com a Fast Company, é a abrangência de serviços da plataforma, que auxilia o viajante desde a compra das passagens áreas até a escolha do hotel.

Ainda citando ideias inovadoras, desenvolvidas pela Hopper, há os serviços complementares para a reserva de viagens, como o auxílio com remarcação de voos, em caso de cancelamento e atraso, alteração de reserva e até previsão de preços.

Além da experiência do cliente, outro foco é a sustentabilidade. Por exemplo, há o programa Hopper Trees, voltado para o reflorestamento integrado, além de dicas sobre viagens mais sustentáveis, fornecidos no aplicativo da empresa.

2. Delta Air Lines

Já em segundo lugar, a Delta Air Lines tem a proposta de tornar o Wi-fi rápido, gratuito e confiável durante as viagens. No ano passado, ela implementou essa tecnologia em quase 1000 aeronaves, contando com especificações em cada avião da frota.

Com a instalação do hardware para o Wi-fi, a Delta Air Lines estabelece uma conexão com os satélites, para que a conexão seja rápida numa amplitude de 30.000 pés, a 800km/h.

Desde a implementação do projeto, ele já esteve disponível em mais de 500 mil voos da empresa, fazendo parte da experiência de cerca de 35 milhões de viajantes. No momento, o foco da Delta é expandir essa tecnologia para aeronaves de fuselagem larga, de longo curso e pequenos jatos regionais, ajudando a se consolidar como uma das empresas de turismo mais inovadoras. 

3. Hilton

Marca hoteleira global, a Hilton conta com mais de 22 marcas para atender às necessidades dos clientes. Para a Fast Company, as duas novas marcas estão entre os motivos para ser uma das empresas inovadoras nesse ano.

empresas-mais-inovadoras-de-turismo-hospedagem
A Hilton conta com dezenas de marcas na área da hospedagem, para atender às demandas dos diferentes públicos. Foto: Reprodução/The Gate

A primeira, Spark, conecta viajantes que buscam economizar com hotéis que estejam dentro desse orçamento, sem abrir mão de vantagens como café da manhã e estacionamento. Atualmente, a empresa conta com cerca de 150 hospedagens associadas à plataforma.

Outra solução é a LivSmart Studios, que tem a proposta de atender às necessidades dos viajantes a trabalho. Seu foco está nos profissionais passam longos períodos em estadias, como consultores e profissionais da saúde, que precisam de espaços próprios para trabalho ou até para cozinhar. 

4. Point.me

Outro destaque das empresas mais inovadoras é a Point.me, que busca converter milhas por passagens. Eles apontam que as pessoas têm o hábito de acumularem pontos no cartão de crédito, mas que nem sempre trocam por vantagens. Por isso, cerca de 30 mil milhões de dólares deixam de ser utilizados.

Assim, a Point.me é uma ferramenta que pesquisa por recompensas de viagens, em mais de 150 companhias, para entender quais pontos de cartão de crédito podem ser transferidos. Essa proposta torna mais estratégica as despesas dos clientes, por facilitar a troca por passagens aéreas.

5. PADI

Ainda falando sobre sustentabilidade, a PADI é uma organização de mergulho e exploração dos oceanos, com foco na conservação marinha. Seu foco é educar a população sobre maneiras de garantir a sustentabilidade dos mares, inclusive durante as viagens a lazer.

Para isso, um dos serviços é fornecer a certificação PADI Eco Centers, que qualifica pessoas e organizações para combater alterações climáticas, restaurar recifes de corais e reduzir na emissão de carbono. Tudo isso, para proteger áreas e espécies marinhas.

6. GetYourGuide

Para além das reservas de voos, hospedagem e transporte, a GetYourGuide aponta que mais de 70% das experiências de viagens, como passeios turísticos e outras atividades, são feitas de forma offline. Assim, estando entre uma das empresas inovadoras, a sua proposta é oferecer experiências exclusivas para os viajantes, algo que antes era feito apenas por agentes de viagens sofisticados.

Com isso, as pessoas que viajam a lazer têm mais facilidade em reservar excursões e outras atividades nas cidades que estão visitando. Contar os parceiros de viagens da GetYourGuide evita, inclusive, aglomeração em destinos muito visitados, que existem nos roteiros turísticos mais pesquisados. 

7. Vail Resorts

Dentre as empresas inovadoras, na área do turismo, há a Vail Resorts, que opera uma rede de 41 estações de esqui ao redor do mundo. Sua inovação começou com a proposta de fornecer um passe, durante a temporada da viagem, para os clientes terem acesso ilimitado às estações.

empresas-mais-inovadoras-de-turismo
Dentre as ideias inovadoras da empresa, há a digitalização 3D de ajuste, que permite que ele seja feito remotamente. Foto: Reprodução/Vail Resorts

No último ano, eles desenvolveram a categoria de aluguel dos equipamentos de esqui, para que os usuários não precisem se preocupar com o transporte desses materiais. Assim, os esquiadores podem escolher os próprios equipamentos e o período que serão utilizados. Com isso, a empresa os disponibiliza, já ajustados, no resort ou retirar nas pistas.

8. Intrepid Travel

Ainda na pauta da sustentabilidade, os voos são atividades em que há uma grande emissão de carbono. Dessa forma, muitas empresas têm voltado o olhar para a redução dessas emissões, como a Intrepid Travel, que está comprometida com essas metas a curto prazo.

Para isso, a empresa, que presta serviço de viagens, as categorizou em seis grupos, sendo eles: alojamento, transporte, atividades, refeições, resíduos e operações próprias de escritório. Após isso, calculou o total de emissões gerado em cada viagem e disponibilizou os resultados no site.

Além das ações de transparência, a empresa conta com capacitações dos viajantes, sobre uma viagem mais sustentável e propõe uma redução do número de voos ofertados, dentro das categorias.

9. Matador Network

Já na pauta de soluções mais acessíveis e inovadoras, a Matador Network se destaca, com o lançamento do GuideGeek, chatbot desenvolvido pela OpenAI. Através dele, os viajantes contam com uma plataforma para facilitar, não apenas o planejamento, mas também o decorrer da viagem.

Ao invés de baixar algum aplicativo para tirar dúvidas sobre a viagem, ou até pedir indicações de lugares para visitar ou para fazer as refeições, os viajantes podem mandar uma mensagem para o GuideGeek através do WhatsApp, Instagram e Facebook.

Atualmente, a ferramenta conta com parcerias com agências de turismo e organizações de marketing de destino, uma precisão de 98%, e está próximo de alcançar 1 milhão de usuários.

10. Global Rescue

Para finalizar a lista de empresas de turismo mais inovadoras, temos a Global Rescue, empresa que fornece serviços relacionados à segurança, saúde e gerenciamento de riscos em viagens. Com uma equipe de médicos, enfermeiros e veteranos de operações militares, a Global Rescue atende organizações governamentais e empresas privadas.

A companhia conta com uma plataforma de gerenciamento de crises, que fornece informações sobre os eventos globais, como alerta de desastres naturais e conflitos civis. Inclusive, a plataforma auxiliou com coordenadas para evacuações na Ucrânia, durante o período de guerra.

Por fim, acompanhar as novidades do mercado de turismo, seja em relação às empresas mais inovadoras, tecnologias em desenvolvimento e até novas soluções para o seu negócio, faz parte da rotina de colaboradores e gestores! 

Para ficar por dentro dessas informações, se inscreva na nossa newsletter!

newsletter
travel techs brasileiras
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para [email protected]!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *