Tem espaço para a sustentabilidade na política de viagens em 2024?

Dentre as tendências para o futuro, pesquisa aponta qual é o impacto de opções de viagens sustentáveis.

Muitas pessoas se preocupam com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente nas ações do dia a dia. E essa preocupação reflete diretamente nos hábitos de consumo, inclusive na compra de viagens sustentáveis. 

Dados divulgados recentemente mostram que mais da metade dos viajantes estão dispostos a adotarem políticas mais sustentáveis em passagens e hospedagens. 

Quando consideramos o mundo todo e todas as áreas de consumo, uma pesquisa da PwC, através do Global Consumer Insights Pulse Survey, mostra que 50% das pessoas têm preocupação ambiental e ecológica na hora de decidir suas compras. 

E esse cuidado com o meio ambiente na hora de comprar tem se consolidado como um hábito até para os viajantes. Segundo informações do Booking.com, 63% das pessoas que viajam estão dispostas a se esforçarem para fazer escolhas mais sustentáveis, bem como 57% dos entrevistados preferem acomodações com certificação de sustentabilidade. 

Dessa forma, a viagem sustentável tem espaço garantido em 2023. Se a população já demonstra uma tendência de cuidado com o meio ambiente e outras questões relacionadas à sustentabilidade, é natural que as opções sustentáveis de viagens também estejam em voga. 

Para as empresas de travel, a dica é oferecer opções sustentáveis. 

Os viajantes costumam preferir acomodações ecologicamente corretas, se estiverem de fácil acesso. Os dados do Booking mostram que 56% das pessoas que responderam à pesquisa não buscam por viagens sustentáveis, mas reservam uma acomodação deste tipo se estiver disponível de forma simples.  Isso porque mesmo quem não procura ativamente por esse tipo de viagem, pode optar por uma opção sustentável. 

Assim sendo, se a tendência é por viagens sustentáveis, as empresas do setor só têm a ganhar quando oferecem esse tipo de serviço. Afinal de contas, atrai o público que só busca por viagens sustentáveis e ainda oferece um tipo de diferencial para o viajante tradicional. 

O que é uma viagem sustentável? 

A viagem sustentável é uma forma de viajar que respeita a cultura, o meio ambiente e as pessoas, preservando tradições e também recursos naturais.

Portanto, a viagem sustentável gera menos resíduos, emite menos gases poluentes e impacta de forma positiva as comunidades locais, com geração de empregos, por exemplo.

Esse tipo de viagem, principalmente relacionada ao meio ambiente, tem alguns pilares: 

  • consumo energético reduzido e/ou adoção de uma fonte de energia renovável;
  • redução do consumo de água;
  • menor consumo de plástico;
  • reduzir ou zerar o desperdício de alimentos;
  • uso do transporte público ou bicicleta.

Já em relação à comunidade local, uma viagem sustentável costuma ter os seguintes objetivos:

  • empregar pessoas da região;
  • colaborar para empregar minorias e mulheres;
  • boas práticas para visitas culturais e turísticas;
  • preservação da arte e tradições locais.

A viagem sustentável está diretamente envolvida na estrutura das acomodações e nas políticas adotadas pelas empresas responsáveis pelos serviços ofertados. 

Viagens sustentáveis podem fazer parte da política de viagens a negócios
Viagens sustentáveis geram valor para a empresa e podem reduzir gastos.

Viagem corporativa x viagem sustentável

Ainda segundo a pesquisa do Booking, a maioria das pessoas que decidiu por uma acomodação sustentável na viagem, o fizeram para: reduzir o impacto ambiental (41%); experimentar a cultural local (33%) e interagir melhor com a comunidade (31%). 

Ou seja: o principal motivo para uma viagem sustentável ainda é a preservação ambiental e não a troca cultural de viagens a lazer. Com isso em mente, a opção por escolhas ecologicamente corretas também pode ser uma escolha positiva para viagens corporativas

E, para além das razões ecológicas, as viagens sustentáveis podem colaborar para uma viagem mais econômica, já que são realizadas com menos bagagem, menos extras e, consequentemente, menor emissão de gases poluentes e menos gastos

Portanto, para empresas com uma forte política ambiental é possível conciliar viagens corporativas e, simultaneamente, sustentáveis. 

Para que as empresas consigam ter viagens corporativas mais sustentáveis, a tecnologia pode ser grande aliada. Reduzir a papelada e arquivar arquivos em nuvem são pontos positivos de adotar uma ferramenta de gestão de viagens.

A mais alta eficiência combinada com redução de custos com certeza torna as viagens mais sustentáveis. Em uma ferramenta de gestão, é possível comparar preços, escolher acomodações mais próximas do destino (e economizar no transporte) e até mesmo definir quais aéreos, hotéis e passagens têm exatamente o que a empresa busca. 

Para além das vantagens econômicas imediatas e da redução de gastos, uma empresa que preza pelas políticas sustentáveis e de boas práticas ambientais e sociais tem conquistado valor no mercado. 

É que a sigla ESG (environmental, social and governance ou, em tradução livre, meio ambiente, social e governança) se tornou um grande sinônimo de empresas sustentáveis. Essas são as medidas adotadas pelas empresas para garantir que estão engajadas em ações relacionadas a preservação do meio ambiente, direitos humanos e anticorrupção. 

Na prática, são empresas que sabem do seu impacto no mundo e se preocupam em diminuir ações negativas e, simultaneamente, ampliar a força positiva. Todas essas medidas voltadas para a responsabilidade social e ambiental estão diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Então, as empresas que se preocupam com a ESG têm tendência a gerar mais valor para as partes interessadas. Até mesmo porque uma pesquisa da consultoria McKinsey indica que mais de 80% dos líderes executivos esperam que esse tipo de política traga retorno financeiro aos acionistas em até 5 anos. 

Portanto, para empresas que querem ser mais valorizadas, adotar viagens sustentáveis deve ser uma realidade e se ainda não for, a tendência é que aconteça muito em breve. 

Inclusive, pensando nisso, é importante mensurar a emissão de carbono em voos corporativos. Dessa forma, com relatórios de emissão de CO₂, as empresas conseguem mostrar mais valor em sua política de ESG, ganhando valiosos pontos com investidores, clientes e até mesmo colaboradores. Essa é uma funcionalidade lançada na plataforma da Onfly para permitir que, ao selecionar o voo, já haja consciência de qual será a emissão de carbono, optando por opções mais sustentáveis.

Curtiu saber mais sobre as viagens sustentáveis? Nos acompanhe no LinkedIn e fique por dentro de tudo sobre viagens corporativas, tendências do mercado e muito mais! 

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!