Onboarding: por que a integração é importante? 

Entenda a importância do onboarding do ponto de vista de uma colaboradora da traveltech n. 1 do Brasil!

Já passou pela situação de chegar em um ambiente novo, em que você não conhece ninguém e nem sabe 100% como as coisas são feitas? Pois é… Esse pode ser um grande desafio para quem começa um novo emprego e o onboarding pode ser essencial!

Além da dica básica (e um excelente sinal de proatividade) de pesquisar ao máximo sobre a firma durante o processo seletivo e tirar as dúvidas durante as entrevistas, a empresa pode ter um papel fundamental para integrar, de forma eficiente, o novo colaborador

É através do onboarding que o funcionário vai ficar por dentro de como a empresa funciona na prática, sua missão e seus valores

Esse é um processo de integração, que vai alinhar os objetivos, expectativas e apresentar o dia a dia do trabalho. Ou seja: tudo que aquele novo colaborador precisar para começar! Claro que o formato, método e ferramentas utilizadas variam bastante de acordo com cada empresa. 

E por que o onboarding é importante? É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo! Vou compartilhar a experiência de ser uma nova colaboradora da Onfly, como o onboarding foi fundamental para mim e ainda contar, de uma vez por todas, como é trabalhar na Onfly! Vamos juntos? 

Como é trabalhar na Onfly? 

Que a Onfly é uma traveltech reconhecida como um ótimo lugar para se trabalhar, provavelmente você já sabe. 

Afinal de contas, a firma foi reconhecida pelo Great Place To Work Brasil (GTPW BR) como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, na categoria pequenas empresas. 

Além disso, é só dar uma passadinha no Glassdoor que você pode ver alguns comentários bem sinceros sobre o nosso cartão de benefícios, estrutura horizontal e ambiente positivo…

Saiba como é trabalhar na Onfly e a importância do onboarding

Mas como é ser um novo funcionário por aqui? 

Meu primeiro dia na Onfly foi na semana passada. Talvez você já tenha reparado na minha carinha por aqui no blog, mas se não, te convido a acessar meus textos aqui

Assim que eu e mais seis novos colegas chegamos na última quarta (8), fomos recebidos pelo nosso setor de Gente e Gestão para um onboarding geral.

Além de receber um kit com garrafinha de água, camiseta, mousepad e outros mimos super fofos, também podemos conhecer mais sobre nosso horário de trabalho, nossos benefícios e tirar dúvidas. Também já recebemos acesso ao nosso novo e-mail corporativo, ao computador que vamos usar e demais canais de comunicação oficiais. 

Inclusive, esse é um ponto suuuuuper importante do onboarding e que a Onfly tirou de letra. Imagina só se ninguém tivesse explicado nada sobre os processos e nem liberado o acesso ao computador e ferramentas de trabalho? 

Os novos colaboradores iriam ficar perdidos para entender o que fazer, quem procurar, como funciona… Então, essa é uma das funções do onboarding: facilitar todo o passo a passo para quem acabou de chegar, além de deixar aquele quentinho no coração com a sensação de ser bem-vindo em um espaço. Gostoso demais, né?!

Ao longo dos dias, também pudemos participar de onboardings específicos para cada setor. E, pode até parecer como o relato de uma nova colaboradora emocionada (e vai ver é isso também), mas foi legal conhecer como funciona cada área: como é a organização do comercial, do CS, do sourcing, do tech e do marketing.  

Na realidade, todo mundo pôde saber qual é a atuação de cada setor, suas responsabilidades e quais são as conexões entre áreas. Mesmo que eu não vá atuar no CS, por exemplo, saber como é a estrutura e o que é feito no dia a dia vai ser de grande valia para o meu trabalho por aqui…

Ah, e não posso esquecer! O onboarding foi essencial para dar o pontapé inicial nas minhas conexões com os coworkers. 

Conhecemos os novos colegas que estão passando exatamente pelo mesmo processo de começar um trabalho novo; fomos apresentados às lideranças das áreas e recebemos uma mentoria de um colega mais experiente do nosso setor também. Mesmo para os mais tímidos, foi a chance de se apresentar e ser acolhido!

Para fechar minha experiência do onboarding de ser uma nova colaboradora da Onfly (e pra deixar você com vontade de espiar nossas vagas em aberto — sério, clica aqui para acessar), ainda vamos ter um almoço de boas-vindas com o CEO, CFO, diretor comercial e os novos onflyers que embarcaram no desafio de trabalhar na traveltech n.1 do Brasil nos últimos dias. 

via GIPHY


Deu para ter um gostinho de como é fazer parte deste time? Continue acompanhando nossa rotina lá no LinkedIn.

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!