No final, é tudo sobre pessoas 💙
Como enxergamos pessoas dentro da Onfly e como desenvolvemos tecnologia para ajudar a vida dos colaboradores dos nossos clientes ;-)
Mês passado, a Onfly recebeu o prêmio da GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. Ficamos semanas depois, no ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil especificamente na vertical de Pequenas e Médias Empresas.
Temos desde o dia 1 da nossa empresa, a preocupação em criar uma cultura forte, transparente e completamente centrada nas pessoas. E o selo do GPTW que tiramos em 2021 e os rankings que entramos nas últimas semanas são a personificação desta cultura.
Ademais, independente de qualquer prêmio, estou convicto que as empresas que vão ser líderes no futuro serão empresas que se preocupam com a qualidade e o bem estar dos seus colaboradores.
Veja bem, já estou há alguns anos no mundo corporativo e quando iniciei esta jornada, lá em 2004, na época, as empresas tinham poucas preocupações com os colaboradores, absolutamente nenhuma empresa se importava em ter uma marca reconhecida como “excelente lugar para se trabalhar”. A relação entre empresa e funcionário era uma relação de pouca colaboração e muita submissão.
Bons anos depois, a gente vê algumas empresas, como Itaú e Magazine Luiza, destacando métricas de satisfação dos colaboradores no reporte trimestral aos investidores, veja:
Itaú – 1TRI2022 – eNPS de 80 pontos
Magazine Luiza anunciando para o mercado, que é a melhor empresa para se trabalhar no Brasil em 2021, segundo o ranking da GPTW.
Existe até um índice na B3 só de empresas que estão no GPTW, chamado IGPTW, segundo a definição do próprio site: “O objetivo do IGPTW B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas admitidas a negociação na B3 e que foram certificadas pela GPTW como as melhores ambientes para trabalhar.“
E olhem que interessante, empresas que compõem este índice, tem uma performance 92% melhor que o índice Ibovespa, é uma prova viva que investir no bem estar dos colaboradores realmente funciona 😉
Precisamos reconhecer, saímos de uma cultura quase que milenar em que predominava a narrativa do “temos vagas abertas, se quiser, entra na fila, envia seu currículo, e quem sabe podemos te chamar para trabalhar conosco“, para o “Olha, temos um excelente ambiente para se trabalhar aqui, precisamos de gente motivada e talentosa para ajudar no nosso propósito“.
As empresas perceberam que o maior ativo delas são as pessoas, e que elas que conseguem fazer a diferença e gerar vantagens competitivas de longo prazo para as organizações, logo, nada mais natural que criar condições excepcionais para que o colaborador tenha a melhor experiência possível.
Algumas, inclusive, já falam que a prioridade não é mais os clientes, e sim os colaboradores, pois colaboradores motivados e engajados vão atender bem os clientes, como se fosse uma consequência natural: Colaboradores satisfeitos, deixam os clientes satisfeitos.
Interessante né?
Veja esta frase do Rogério Salume da Wine, até poucos anos atrás a maior empresa de Vinhos da América Latina.
“Os colaboradores precisam estar em primeiro lugar, para que eles possam, com essa motivação, essa felicidade real e verdadeira, colocar o nosso cliente num pedestal, num patamar em que ele nunca esteve, ser atendido da melhor forma possível. A relação é muito próxima e precisa ser muito verdadeira, honesta, e para isso essa equação tem que ser colocada em prática”,
E onde a Onfly entra nesta história?
Além de sermos uma empresa certificada e estarmos entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, trabalhamos diariamente para entregar uma melhor experiência para todos os colaboradores dos nossos clientes, através de tecnologia e bastante calor humano (sim, tem hora que a tecnologia sozinha não resolve, reconhecemos).
A Onfly foi desenvolvida pensando em gerar valor essencialmente para três stakeholders dentro de uma organização:
1 – Colaborador que viaja (viajante);
2 – Colaborador que cuida do processo de gestão de viagens e analisa dados para tomada de decisões;
3 – Acionista (sobretudo garantindo transparência e evitando fraudes nos processos;
Sob a perspectiva do colaborador, ninguém mais quer perder tempo acessando sistemas lentos, chatos e demorados, e tendo que gastar dinheiro do próprio bolso para ser reembolsado (sabe-se lá quando).
Veja como entendemos como geramos valor e melhoramos a vida de mais de 60mil colaboradores cadastrados na Onfly!
Devolver tempo para os colaboradores
Devolver tempo para os colaboradores talvez seja o nosso principal propósito. Hoje, no meio de tantos desafios no mundo corporativo, os colaboradores precisam de tempo para focar no que realmente importa.
Nossa plataforma faz em alguns segundos, o que as plataformas “tradicionais” demoram horas.
Quer um relatório de viagens? Ao invés de mandar um e-mail para a agência e receber no dia seguinte uma planilha excel, você consegue ver em tempo real dentro da Onfly.
Quer cadastrar um usuário? Faça em tempo real dentro da Onfly!
Fazer uma reserva de aéreo, hotel, carro e receber aprovação? Em alguns segundos, é possível fazer dentro da Onfly!
Cotar preço em dezenas de lugares (várias abas abertas no navegador)? Na Onfly, trazemos preços de mais de 7 brokers e canais diferentes.
Guardar notinhas na carteira, preencher planilhas, solicitar aprovação por e-mail e rezar para receber o reembolso em algumas semanas? Na Onfly, com alguns poucos cliques, tudo acontece, e se a empresa estiver integrada com o ERP, elimina ainda o tempo de lançamento do “título a pagar” no ERP.
Com a nossa tecnologia, acreditamos que conseguimos devolver tempo para os colaboradores e levar o protagonismo que eles precisam para continuarem gerando valor para suas empresas!
Modelos “self-service” é vida, acredite!
Melhorar a experiência, com processos mais ágeis
Ainda sobre experiência, hoje estamos imersos na utilização de diversos tipos de aplicativos e websites: Instagram, Facebook, Linkedin, Booking, 123Milhas, Decolar.
E todos eles não realizam treinamentos ou exigem uma curva de aprendizado, são intuitivos em sua essência.
A Onfly desenvolve toda parte de usabilidade, focado na melhor experiência do usuário, inspirada nas plataformas direcionadas para consumidor final, isto elimina qualquer necessidade de treinamento dos colaboradores.
Usam pois é simples, intuitivo e resolve os problemas 😉
Eliminar os reembolsos dos colaboradores
Reembolso de despesas é uma das maiores patifarias do mundo corporativo, é o colaborador, com ‘rating’ de crédito limitado, fazendo papel de banco e financiando a empresa.
Já falamos aqui, mas empresas que valorizam de fato os colaboradores não trabalham com processo de reembolsos, ao invés disto, utilizam de cartões corporativos.
Olhando para este problema, e vendo a jornada do colaborador, lançamos há algumas semanas o Azulzinho, o cartão corporativo da Onfly, um cartão 100% integrado com uma conta digital e um software, para eliminar a necessidade de reembolsos e facilitar a gestão de despesas por parte dos times responsável pelo financeiro das empresas.
Com Azulzinho é possível:
- Lançar todos os comprovantes fiscais das despesas com alguns cliques, através de um link enviado pelo SMS;
- Distribuir saldos entre vários cartões;
- Confrontar as despesas realizadas com a política de viagem;
- Fazer pagamentos recorrentes de softwares SAAs, através da opção de recarga automática;
- Criar cartões virtuais ilimitados, para compras online;
O azulzinho nasceu com um grande propósito, dá uma olhadinha no manifesto que desenvolvemos..
“Olá, muito prazer!
Sou o Azulzinho, e estou aqui para simplificar sua vida \o/
A Onfly nasceu de uma grande insatisfação dos fundadores com os processos de viagens e reembolsos em suas antigas empresas, e com pessoas apaixonadas e uso intensivo de tecnologia, resolvemos mudar o jogo.
Eu fui criado pra tirar toda a burocracia da frente, abrindo o caminho até seus objetivos e te devolvendo o protagonismo que tanto merece.
Comigo, você terá mais tempo para focar nas coisas que realmente importam.
A partir de hoje, você poderá me usar para pagar todas as suas despesas corporativas e categorizá-las com poucos cliques, eliminando a preocupação com reembolsos e separando de vez a sua vida financeira pessoal e profissional.
Conte sempre comigo. Simplifique, vá de Onfly!”
Voltando para as pessoas…
Continuamos firmes, do lado de cá, trabalhando para oferecer o melhor ambiente de trabalho para nossos Onflyers trabalharem, entregarem resultado e de lambuja, também se divertirem.
Lançamos um novo escritório no início do ano, focado em proporcionar conexões e experiências para nossos colaboradores, parceiros e clientes.
Desejamos todos os anos continuar na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e estamos prontos, para ajudar nossos clientes nesta missão, afinal, como mostrado neste artigo, colaborador feliz, entrega um retorno maior aos acionistas .
Finalizo com um agradecimento sincero à todos os Onflyers que estão conosco nesta jornada!
Vocês são foda!
Obrigado 💙