5 dicas de gestão de viagens em empresas de consultoria

Empresas de consultoria vivem com o constante desafio de viabilizar seus serviços profissionais para outras empresas, organizações e governos. E, para isso, as viagens corporativas (e uma boa gestão de viagens em empresas de consultoria) acabam sendo uma importante ferramenta para facilitar o dia a dia e suas operações. 

Segundo pesquisa, publicada pelo Laboratório de Consultoria, órgão ligado à Associação Brasileira de Consultores (ABCO), o setor de consultoria cresce mais do que a média do mercado. E esse crescimento se deve principalmente pelo interesse das empresas na contratação desses serviços para melhorar padrões de qualidade e processos nas instituições.

Aí que a adoção de uma plataforma de gestão de viagens e despesas corporativas entra em cena nas empresas de consultoria.

Segue o fio, que vamos te explicar os benefícios de uma tecnologia de gestão de viagens e despesas, como a Onfly. Afinal, uma plataforma de viagens e despesas corporativas permite que as empresam se envolvam de forma direta e pessoal com seus clientes, criando uma relação de confiança e fortalecendo a parceria. Confira!

Quais as vantagens de melhorar a gestão de viagens em empresas de consultoria?

Operacionalização de visita à clientes

No escopo de qualquer empresa de consultoria está a prestação de serviços de assessoria, consultoria, orientação e assistência operacional do segmento ou departamento contratado.

Porém, muitas dessas reuniões e treinamentos acontecem presencialmente e nem sempre na mesma cidade e/ou estado. Por isso, é preciso pensar em como fazer essa operacionalização da viagem corporativa do consultor ou time escalado

A partir daí, contar com uma solução de gestão de viagens em empresas de consultoria faz a diferença, ao oferecer autonomia aos viajantes sem ferir as regras da empresa.

Com a solução da Onfly, os colaboradores planejam suas próprias viagens, desde a reserva das passagens aéreas à hospedagem. Tudo isso sem a necessidade de enviar e-mail para terceiros ou solicitar autorizações burocráticas. Com isso, o consultor reduz tempo para se concentrar nos bullet points da apresentação e condução da consultoria. 

Afinal, esta interação cara a cara é mais efetiva para estabelecer confiança, entender as necessidades do cliente e colaborar no desenvolvimento de soluções personalizadas.

homens e mulheres fazendo a gestão de viagens em empresas de consultoria
Aprimorar a gestão de viagens em empresas de consultoria envolve a tecnologia

Otimização de despesas

Ao concentrar todas as reservas em uma plataforma all-in-one, é possível comparar preços, escolher opções mais econômicas e aproveitar descontos e tarifas especiais.

Com isso as empresas economizam até 35% em passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e outros serviços relacionados a viagens. Assim, é possível colocar certos investimentos em outras áreas estratégicas, como pesquisa, desenvolvimento de soluções e aquisição de talentos.

Além disso, em um mercado altamente competitivo como a consultoria, ao otimizar as despesas de viagem, a empresa pode reduzir seus custos operacionais e, assim, oferecer serviços de consultoria a preços mais atrativos, tornando-se mais competitiva no mercado.

Ao escolher plataformas como a Onfly, você contribui para a otimização de despesas e potencializa a rentabilidade da sua empresa e tem maior controle sobre o orçamento destinado às viagens a trabalho, evitando gastos desnecessários e perrengues.

Suporte 24/7

Imagine uma situação em que um consultor viajante da sua empresa tenha algum problema em sua viagem e que acarrete atraso ou cancelamento de uma reunião com um cliente importante? 

Nessa situação, ter um suporte 24/7 (como o da Onfly) seria extremamente útil. O colaborador pode entrar em contato com o suporte da plataforma a qualquer hora do dia ou da noite e receber assistência imediata.

Ao lado dos aprovadores e gestores de viagens, o suporte ajuda a encontrar opções alternativas de voo, providenciar acomodações temporárias, reprogramar compromissos com o cliente e fornecer informações atualizadas sobre a situação.

Política de viagens personalizada

É um fato: consultores podem ser designados para prestar serviços a clientes em diferentes locais, seja em outras cidades ou países. Por isso, uma política de viagens ajuda a garantir que a empresa de consultoria esteja conforme regulamentações e normas internas.

Isso porque em uma empresa de consultoria as viagens de trabalho podem variar em termos de duração e frequência, dependendo dos projetos.

Na plataforma da Onfly, com tecnologia e integrações, é possível configurar toda a política de viagens e workflow de aprovações, facilitando a definição dos limites de orçamento para voos, hospedagem, alimentação e outras despesas relacionadas.

Ela orienta os colaboradores sobre como realizar as reservas, quais canais utilizar, como solicitar autorizações e reembolsos, entre outros procedimentos. Isso evita retrabalhos, erros e conflitos, permitindo uma gestão mais eficiente das viagens.

Análise de viagens e despesas

Umas das atividades mais cotidianas de uma empresa de consultoria é a análise e diagnóstico de seus clientes. Com uma boa gestão de viagens em empresas de consultoria, o responsável cria um ambiente, em dashboard, com todas as estatísticas de viagens da sua empresa.

Isso acontece, por exemplo, com a ferramenta da Onfly. Na plataforma é possível visualizar uma análise detalhadas dos processos, operações e deslocamentos realizados pelos seus colaboradores.

O relatório completo contribui para a coleta e análise de dados, avaliação de desempenho, identificação de lacunas e oportunidades de melhoria da sua política de viagens e gestão.

Por fim, é preciso dizer que a tecnologia moderna de uma plataforma de viagem é essencial para simplificar e melhorar a gestão das viagens corporativas de uma consultoria, proporcionando uma maior eficiência, conformidade com políticas e uma experiência de viagem mais tranquila para os consultores.

viagem a trabalho
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br