5 dicas para a gestão de viagens de franquias
Entenda os benefícios da plataforma de gestão de viagens e de despesas da Onfly para as franquias!

No Brasil, o setor de franquias está em pleno crescimento. Para entender esse cenário, os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que as franquias já recuperaram o faturamento pré-pandemia e fecharam o último trimestre de 2022 com receita de R$ 63,8 bilhões.
Com essa expansão econômica acontecendo, é comum que as empresas de franchising tenham uma rotina frequente de viagens corporativas e busquem formas de aprimorar essa gestão de viagens de franquias.
Dentre os principais motivos para que as empresas de franquias se desloquem em viagens a trabalho estão:
- treinamento de novos franqueados;
- supervisão das regras das franquias;
- eventos e feiras para divulgação da marca e captação de novos franqueados;
- reuniões estratégicas com fornecedores e/ou com franqueados.
Pensando nisso, preparamos este artigo para elucidar os principais benefícios da tecnologia para a gestão de viagens de franquias, além da gestão de despesas.
Já vale ter em mente que os negócios de franchising geralmente precisam manter um alto nível de padronização e, por isso, centralizar e simplificar os processos em uma plataforma de ponta a ponta pode ser um grande diferencial para as franquias em crescimento!
Dicas para melhorar a gestão de viagens de franquias
Captação de novos franqueados
Quando a franqueadora realiza visitas, participa de eventos, faz reuniões estratégicas, pode aproveitar esses momentos para conversar, mostrando aos franqueados (e aos interessados em serem franqueados) sobre a história da marca, seus resultados obtidos e expectativas futuras.
Assim, um dos benefícios de usar a tecnologia em gestão de viagens de franquias é ajudar com uma ferramenta end-to-end para unificar todas as demandas de gestão de viagens e de despesas em um só lugar. Dessa forma, como resultado, está a captação de mais franqueados.
Além disso, com a tecnologia da plataforma como aliada, os franqueadores podem ter um maior controle das despesas das viagens corporativas das unidades, participando ativa e presencialmente da rotina do negócio (e sem perder tempo com processos longos de reembolso e dezenas de notas fiscais).
Supervisão e treinamento de franqueados
A franqueadora pode usar das viagens corporativas para treinar os novos franqueados ou atualizar as boas práticas da marca. Dentre esses treinamentos, pode haver instruções sobre os produtos ou serviços, técnicas de vendas, orientações para atendimento aos clientes, além de outros.
Também é importante que as viagens colaborem para supervisionar o dia a dia do negócio, verificando se há algum problema ou oportunidade de melhoria. Isso é importante para manter o funcionamento conforme manda o manual da marca. As franquias têm um padrão a ser seguido, desde a identidade visual da loja, o uniforme, até os produtos, preços e tipo de atendimento oferecido.
Por isso, uma forma de melhorar a gestão de viagens de franquias é possibilitar uma experiência tranquila nas reservas de viagem, desde hospedagem, aéreo e transporte rodoviário, até a gestão de despesas. O processo se torna unificado e de fácil acesso em apenas uma plataforma, que pode ser acessada pelo aplicativo, celular ou computador.

Divulgação da marca
Outro ponto importante para as franquias é a sua presença em eventos, feiras e outras ações corporativos. Isso favorece o fortalecimento da marca, através da presença e divulgação. A presença da franquia nessas atividades pode ser um excelente momento para apresentar a empresa e captar novos franqueados.
Plataformas de ponta a ponta, como a Onfly, oferecem ao cliente uma plataforma de ponta a ponta para fazer o gerenciamento em tempo real das viagens, desde a cotação de passagem e hotel até os gastos com deslocamento e alimentação. Assim, as viagens são mais facilmente planejadas para crescer em visibilidade e divulgação do negócio.
Contatos estratégicos
A pandemia reforçou como é importante para nós, seres humanos, o contato presencial! Dados da Global Business Travel Association (GBTA) mostram que as atuais reservas de viagens de negócios já retornaram, em média, 72% dos níveis pré-pandêmicos — número que está em crescimento, já que na última pesquisa havia sido de 67%.
Por isso, uma gestão eficaz e ágil das viagens na plataforma da Onfly é um dos benefícios da tecnologia na gestão de viagens de franquias para estabelecerem seus contatos estratégicos, seja com franqueados ou fornecedores, efetivamente.
E, se tiver alguma dificuldade, contar com um atendimento que não é feito com robô faz a diferença. Aqui na Onfly, é gente cuidando de gente, com muita fofabilidade, para que o contato cara a cara continue sendo primordial nos negócios.
Mais eficiência e transparência
Os deslocamentos são fundamentais para apoiar as franquias em melhorarem sua operação, oferecer produtos e serviços mais padronizados e com alta qualidade, bem como se manter competitiva no mercado.
Uma travel tech, como a Onfly, tem impacto para melhorar a eficiência desses processos. É que muitas tarefas operacionais podem ser automatizadas, permitindo que os colaboradores e franqueados concentrem suas energias em tarefas que realmente agregam ao core business. Ou seja: é mais eficiência!
E como todo o processo de gestão de despesas é feito num único lugar, o controle dos gastos é mais simples e transparente: todos os dados são auditáveis, é fácil saber se estão dentro da política de viagens, e isso diminui as chances de fraudes e inconsistências.
Inclusive, com o cartão corporativo da Onfly (apelidado carinhosamente de Azulzinho), é simples gerir todos os gastos dos colaboradores na palma da mão.
Com todos esses motivos em mente, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e traga os benefícios da Onfly para o dia a dia da sua franquia.
