Gestão de despesas: os perigos da negligência financeira
Por André Abrahão, Head de Vendas Onfly Expenses

Como líder de gestão de despesas e cartão corporativo na Onfly, durante meus atendimentos aos clientes posso afirmar que, gerenciar as despesas de viagens nas empresas tem sido um baita desafio.
Confesso que fico feliz quando vejo companhias que já se conscientizaram disso, mas ao mesmo tempo, fico preocupado com aquelas que ainda não perceberam o tamanho do problema que vão enfrentar ao negligenciar os riscos e os prejuízos deste tema.
Adiantamentos e reembolsos de forma geral, são cercados de fraudes e de muita dor de cabeça.
Digo isso pelos relatos que escuto dos gestores e colaboradores das empresas que ainda tentam fazer este gerenciamento com conferência manual de notinhas, uso de planilhas ou ainda insistem nos adiantamentos e reembolsos, que costumam ser demorados por conta dos altos volumes, deixando muitas vezes os funcionários insatisfeitos.
Não estabelecer e divulgar uma política de despesas, ignorar a conferência dos comprovantes fiscais, atrasar a aprovação e o pagamento dos reembolsos, manter processos manuais e desatualizados e não integrar o reembolso com a política de viagens, são algumas das ameaças que rondam as empresas que adiam a solução desta gestão.
Fraudes em adiantamentos e reembolsos corporativos: como os processos manuais podem dificultar a mitigação.
Um pouco de dados de mercado além de pura percepção.
Segundo estudos realizados em 2024 sobre “Diagnóstico das Fraudes no Brasil”, 63% dos entrevistados relataram ter identificado fraudes em gestão de despesas corporativas. Desses, 90% atribuíram a “oportunidade” como a principal motivação.
Para pequenas empresas, 85% das fraudes são atribuídas à deficiência de controles, enquanto, em médias e grandes corporações, 80% estão ligadas a falhas nas respostas a estas fraudes. (Fonte: Grant Thornton, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos no Brasil)
Os números da pesquisa mostram que a “ocasião faz a situação”, ou seja, não mitigar o problema só contribui para aumentar as fraudes, pois usuários percebem o “relaxamento” das empresas ao contratar soluções para enfrentar o problema.
Vamos falar da solução?
Também ouvindo os feedbacks dos nossos clientes, após a contratação de tecnologia para gerenciar as despesas, houve grande redução de erros e fraudes, melhoria no relacionamento com os colaboradores, ganho de produtividade e claro economia. Muitos deles atribuem tudo isso à competência da nossa plataforma em estabelecer e parametrizar políticas com posterior capacidade de conferência, gerando transparência em toda cadeia, facilidade de uso e suporte competente e ágil.
Sim, só passa sufoco se quiser. Existe muita tecnologia para resolver todas estas dores!
Onfly como parceira estratégica na gestão de reembolsos.
Tecnologia sem perder a humanização! Além do arcabouço de tecnologia, nossos clientes elogiam a forma como nosso atendimento humanizado é capaz de aceitar críticas e usá-las para construir uma plataforma cada vez mais em conformidade com as reais dores das empresas.
Sem dúvida existe participação dos nossos clientes na receita do bolo, afinal nós fazemos tudo por eles. Temos também comentários relevantes a respeito da experiência do nosso time em até mesmo aconselhar políticas e melhor aproveitamento da ferramenta por meio dos treinamentos que são oferecidos.
A Onfly oferece uma solução completa para as empresas que desejam economizar através da otimização da gestão de viagens, despesas e integração.
Com uma plataforma intuitiva, todo o processo é automatizado, reduzindo erros e garantindo uma maior transparência e agilidade nas operações financeiras.
Além disso, o cartão corporativo integrado à plataforma se tornou uma excelente opção de pagamento, não apenas para despesas de viagem, mas também para gerenciar e facilitar o rateio de compras em cartões pós-pagos, que geralmente não oferecem um sistema de controle adequado.
Muitas empresas têm optado por utilizar o cartão Onfly para pagar despesas com fornecedores, assinaturas de software e até mesmo mídias, permitindo um controle total dessas despesas por meio de políticas e regras definidas, com relatórios e análises de BI.
Conferências e aprovações com apoio de inteligência artificial, controle de política por meio de bloqueio de transações são outras funcionalidades que têm atraído empresas de todo porte que buscam nossa solução para resolver todas as dificuldades relatadas acima.
Por fim, noto que as empresas precisam se encorajar para priorizar e levar o assunto ao alto escalão. Muitas vezes estas dores permanecem no operacional e não chegam aos olhares do CFO´s e CEO´s.
Muitas vezes existe também o desconhecimento de que existem soluções competentes como a da Onfly para apoiar, ou ainda de que a solução pode ser cara. Neste ponto os retornos também são positivos, quando ouvimos que o preço das mensalidades comparado ao que foi economizado com a implantação do controle é enorme, pois a economia gerada compensa o custo da mensalidade e ainda proporciona um saldo positivo!
Agora vai uma dica valiosa, de quem já ajudou centenas de empresas a vencer este desafio:
Solicite ao nosso time uma apresentação da nossa plataforma e do nosso cartão. Você verá através da oferta de solução que entregamos, o quanto já pode ter perdido insistindo no processo manual.
Conte com a Onfly, nós fazemos tecnologia com competência, mas o que nos move é ajudar pessoas e empresas!