5 coisas que aprendemos na Global Business Travel Association (GBTA) Convention em Atlanta
Confira dados e percepções sobre o turismo global com a Onfly diretamente da GBTA Atlanta 2024.
Entre os dias 22 e 24 de julho, a Onfly esteve presente na Global Business Travel Association (GBTA) Convention, realizada em Atlanta, nos Estados Unidos.
Como um dos maiores eventos de turismo corporativo do mundo, nossos representantes, Marcus Nunes (Head of Sourcing da Onfly), Peterson Prado (VP Comercial e de Estratégia) e João Cláudio D. Ribeiro (Head of Expansion LATAM), tiveram a oportunidade de se conectar com líderes do setor e explorar as últimas tendências.
A seguir, listamos cinco aprendizados que trazemos para o turismo brasileiro e para os nossos clientes:
1. Experiência do cliente em primeiro lugar
Uma das principais discussões da GBTA Convention foi sobre a importância de proporcionar uma experiência do cliente excepcional. Empresas estão investindo em soluções que atendem às necessidades dos viajantes e que também criam momentos incríveis, mesmo com os compromissos da viagem a trabalho.
Por aqui, sempre estivemos comprometidos em melhorar a jornada do viajante, garantindo a mesma experiência do lazer na viagem corporativa.
Para se ter uma ideia, segundo os dados divulgados no evento, os viajantes de negócios relatam estar satisfeitos com os objetivos da sua viagem mais recente.
Eles foram questionados se alcançaram seu objetivo na viagem mais recente e 81% avaliaram sua viagem como 7 (em 10) ou superior.
Já sobre as prioridades durante viagens de negócios, em todo o mundo, maximizar conforto e minimização de custos estão no mesmo nível de prioridade (com apenas dois pontos percentuais de diferença).
Sem dúvidas, deu para perceber a importância de manter o viajante satisfeito para atingir os resultados esperados.
2. Personalização de serviços
A personalização se destacou como uma tendência crescente no turismo corporativo.
As empresas já vem trabalhando com abordagens mais centradas no cliente, oferecendo soluções personalizadas que atendem às preferências individuais de cada viajante.
Por exemplo, aqui na Onfly, nossa missão é simplificar as viagens a trabalho, proporcionando uma experiência única e diferenciada.
Um dos desafios do turismo é aprimorar cada viagem para cada tipo de viajante e também para as necessidades.
Só para se ter uma ideia, conforme os dados divulgados no evento, na América Latina, o principal motivo de viajar a trabalho é participar de negócios comerciais e gerenciamento de parcerias. Em segundo lugar, aparece a consultoria e outros serviços profissionais; enquanto, em terceiro lugar, se destaca a participação em seminários e treinamentos.
Quem viaja a trabalho já sabe que cada uma dessas viagens têm demandas diferentes e, por isso, a personalização e customização dos serviços é um tópico em alta, que promete ditar novas tendências no futuro.
Como Head of Sourcing, Marcus Nunes conta que o foco das sessões sobre hotelaria tiveram foco em tecnologia e experiência. “A todo momento, se falou muito de experiência, além de qual forma para trazer a tecnologia e a IA para essa experiência. Além disso, apresentaram o anuário com muitos dados sobre o turismo corporativo global”, relata.
3. Inteligência Artificial (IA) e tecnologia
A tecnologia está transformando rapidamente a indústria de viagens. E, como em outros setores, o debate sobre o uso de inteligência artificial (IA) para otimizar processos não ficou de fora da convenção da GBTA.
A IA pode prever comportamentos e melhorar a eficiência operacional, tornando a experiência de viagem ainda mais eficiente e intuitiva. Porém, ainda não se sabe ao certo como esse impacto chega ao mercado de viagens.
Conforme a GBTA, no curto prazo, a IA pode impulsionar o desenvolvimento de equipamentos e investimentos em tecnologia. A médio prazo, pode aumentar a produtividade e os rendimentos dos trabalhadores, mas também pode causar deslocamento e desigualdade.
Os estudos indicam que as economias avançadas, com maior presença de serviços e trabalhadores qualificados, serão as primeiras a se beneficiar. Estima-se que 60% dos trabalhadores em economias avançadas experimentarão aumento de produtividade.
4. Sustentabilidade nas viagens corporativas
A sustentabilidade nas viagens a trabalho também foi um ponto presente nas discussões da GBTA.
A demanda por práticas mais sustentáveis nas viagens corporativas vem crescendo, e as empresas estão buscando maneiras de minimizar seu impacto ambiental.
O estudo divulgado pela GBTA no evento mostra que os viajantes europeus (22%) são mais propensos a priorizar a redução de sua pegada de carbono em comparação com outras regiões do mundo.
Ao mesmo tempo, todo o planeta deve esperar uma mudança significativa nas viagens a trabalho.
“Das pressões de custos e fatores geopolíticos às preocupações e obrigações de sustentabilidade, além de cuidados para os viajantes, a próxima era das viagens de negócios está preparada para uma evolução.”
Suzanne Neufang — Chief Executive Officer (GBTA)
5. Oportunidades de networking
Não poderíamos deixar de comentar como o evento da GBTA proporcionou uma excelente plataforma para networking. Nossos representantes puderam se conectar com outros profissionais do turismo mundial e líderes do setor.
As interações e parcerias formadas durante o evento abriram novas possibilidades para a Onfly e para a satisfação das empresas com as suas viagens de negócios.
Isso é importante para os nossos relacionamentos com clientes, parceiros e outros players do turismo de uma forma globalizada.
Afinal, segundo a GBTA, os países com grandes setores comerciais (por exemplo, Brasil, Alemanha, Japão e Indonésia) tendem a se envolver em mais negócios internacionais de viagem pelos próximos anos. Assim, a convenção foi uma excelente oportunidade para estreitar nossos laços.
“Como vou há muitos anos nessa feira, foquei bastante em relacionamentos, até para buscar novos parceiros. Também foi importante para ter um forecast da nossa indústria”.
Peterson Prado, VP Comercial e de Estratégia.
O que vem por aí?
Com todas essas razões, sabemos que a participação da Onfly no GBTA foi uma experiência bastante enriquecedora que nos permite continuar inovando e aprimorando nossos serviços.
Voltamos cheios de insights e de vontade de continuar transformando as viagens a trabalho em momentos simples e mais produtivos.
“Os principais temas continuam focados na transformação da indústria com o uso de IA, avanço do NDC, que se trata de uma nova capacidade de distribuição do conteúdo das companhias aéreas para o mercado B2B, e visibilidade do crescimento esperado para os próximos anos”, relata Peterson.
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