Decolar para viagem a trabalho? Entenda a importância de uma plataforma especializada em viagens corporativas

Entenda porque utilizar a Decolar e outras OTAs para viagem a trabalho não é a melhor opção e qual a importância de uma plataforma especializada.

Dentre diversos modelos de agências de viagens, as agências online de viagens (OTAs) são uma ótima solução prática para quem deseja realizar viagens a lazer. O site Decolar é um dos mais conhecidos para reservas de viagens e está entre os 10 sites de turismo mais acessados no Brasil.

Com poucos cliques e uma busca simples para o destino desejado, junto com as datas e quantidade de passageiros, o site faz a busca das melhores passagens aéreas, considerando todos os itens que você solicitou, e aponta os melhores preços em diferentes companhias aéreas. Prático, não é?

Mas quando o assunto é viagem corporativa, serviços como o da Decolar podem se tornar inviáveis: de políticas específicas de viagens a processos de reembolsos, utilizar os serviços de uma OTA pode ajudar encontrar melhores preços, mas não nos seus processos. 

Por isso, confira a seguir motivos para utilizar uma plataforma especializada em viagens corporativas para comprar passagens aéreas e reservar hotéis. 

Quais são as desvantagens da OTA para viagem corporativa?

As OTAs, como a Decolar, já se provaram ótimas no modelo de negócio B2C (business to consumer), já que cumprem a proposta de entregar resultados rápidos, acessíveis e de forma simples para o consumidor final.

Mas quando o gestor de viagem utiliza uma agência online para viagem corporativa, ferramentas específicas para viagens corporativas para uma boa gestão não estão disponíveis.  Dentre elas estão:

1. Não é possível configurar uma política de viagens

Como já explicado, a Decolar e outras empresas do mesmo tipo foram feitas para o consumidor final.

Caso colaboradores de uma empresa a utilizem para comprar suas passagens , as políticas voltadas aos valores, margens de flutuação e, até mesmo, possibilidade de escolher assentos, fica a cargo do controle de quem está comprando e de quem está aprovando. E em algumas empresas, essas políticas costumam ser complexas.

Essa impossibilidade de configurar uma política de viagens para que as reservas sejam realizadas com base nos critérios estabelecidos pela empresa pode causar um desgaste nos colaboradores e perda de tempo considerável, que explico a seguir.

2. Apesar da praticidade, pode ser demorado

Se um gestor de viagens precisar autorizar valores de passagens, por exemplo, o colaborador precisa enviar um e-mail com a cotação, aguardar resposta e, finalmente, perceber que o preço flutuou e pedir novamente uma autorização para comprar o bilhete.

Apesar de toda a facilidade que as OTAs promovem a consumidores finais, as compras de viagens corporativas nem sempre vão aproveitar da mesma experiência que estes serviços podem oferecer, já que a plataforma não foi planejada para isso.

Esses processos, junto com as políticas de viagem que comentei anteriormente, podem fazer das viagens corporativas um processo lento, demorado e, ate mesmo, evitado por gestores.

3. Um processo que não pode ser personalizado

Por ser uma agência de viagens online, todos os recursos disponíveis não podem ser personalizados para atender um processo de viagens que seja mais eficiente para a empresa. 

Se você possui créditos de passagens não voadas, por exemplo, não é possível utilizá-los nessas plataformas e, quando é possível, talvez você nem se lembre deles… Outra possibilidade que nem sempre existe é o check-in e envio automático de cartões de embarque aos viajantes.

Basicamente, sua empresa perde eficiência por não poder personalizar e até mesmo automatizar o processo de viagem quando utiliza OTAs como a Decolar.

4. Não há relatórios de viagens

Os relatórios são muito importantes em uma gestão de viagens corporativas, uma vez que possibilitam agir com base em informações. Ou seja, os dados neles contidos que auxiliam em tomadas de decisões importantes para a empresa, que muitas vezes impactam no bem-estar do colaborador e nos lucros da empresa. 

Portanto, utilizar uma OTA para viagem corporativa dificulta o levantamento desses dados para realizar uma boa tomada de ação. Afinal, junto com toda a papelada de recibos para reembolsos, são somadas as notas fiscais de passagens e taxas.

Numa plataforma de gestão de viagens, por exemplo, os relatórios e dados são fornecidos de forma detalhada para auxiliar os gestores.

5. Atendimento voltado aos objetivos do serviço

Outra desvantagem das OTAs é que elas não oferecem atendimento exclusivo e personalizado para seu negócio. Empresas que as utilizam contam apenas com o atendimento padrão, sem nenhum tipo de personalização  e voltados a consumidores finais, sem a possibilidade de auxiliar sua empresa nos problemas específicos que podem ocorrer. 

Isso é esperado, afinal, as OTAs foram criadas para lidar com um grande público que deseja realizar viagens optando por reservas baratas. Considerando que as necessidades desse grande público são direcionadas ao lazer e ocorrem problemas comuns e mais fáceis de resolver, a Decolar e outras OTAs contam com atendimento simples e padronizado, suficiente para os propósitos da empresa.

Como uma plataforma especializada em viagens corporativas pode ajudar?

Você pode ter percebido que as OTAs são ótimas naquilo que elas oferecem,com um processo simples, intuitivo e fácil para quem deseja fazer uma viagem a lazer. Mas quando a Decolar e outros sites são utilizados para reservas de viagens corporativas, há diversas desvantagens que podem prejudicar a gestão e, no final das contas, não compensar a economia feita ao comprar com eles. 

Portanto, uma plataforma especializada em viagens corporativas é a melhor solução para qualquer empresa, já que ela oferece benefícios dedicados às empresas e seus processos de viagens, tais como:

  • Utilização da política de viagens diretamente na plataforma;
  • Personalização de todo o processo de viagens corporativas;
  • Total adesão à política de viagens corporativas;
  • Relatórios detalhados sobre as viagens;
  • Redução do tempo para solicitar reservas;
  • Relatórios e pagamentos unificados com a descentralização de viagens;
  • Aprovação de reservas entre os colaboradores de forma simples;
  • Atendimento exclusivo e personalizado para cada empresa;
  • Prestação de contas e gestão de reembolsos muito mais fácil;
  • Plataforma intuitiva, simples e fácil para todos usar.

Onfly: uma plataforma feita para viagens corporativas

A plataforma Onfly é um exemplo de plataforma especializada em viagens corporativas. Criamos a Onfly com o objetivo de atender unicamente empresas, por isso, todas as funcionalidades são úteis e pensadas em como pode solucionar problemas na gestão de viagens. 

Além de ser uma plataforma específica para gestão de viagens corporativas, é importante salientar que há outras vantagens em comparação com a Decolar, uma das OTAs mais conhecidas no mercado. Confira a seguir as vantagens da plataforma Onfly para que você entenda a diferença desses dois modelos:

  • Apoio para a criação de política de viagens;
  • Checkin automático garantido;
  • Gestão de reembolsos;
  • Múltiplos usuários podem acessar e receber aprovação de forma unificada;
  • Experiência única de reservas;
  • Integração com ERPs;
  • Gestão de viagens “end-to-end”;
  • Acompanhamento mensal dos gestores;
  • Possibilidade de realizar reembolsos de viagens dentro da plataforma.

A verdade é que a principal diferença entre essas duas plataformas é que a Onfly é especializada em gestão de viagens corporativas e a Decolar é especializada em viagens a lazer para consumidores finais. Cada uma, com recursos dedicados e diferenciais para cada um de seus públicos.

Todas as ferramentas, funcionalidades e soluções foram pensadas para atender gestores de viagens, colaboradores que realizam reservas e colaboradores viajantes, que podem enviar recibos e outras informações pela plataforma. 

Já as OTAs foram pensadas para atender o consumidor final, com opções de reservas direcionadas para o lazer. São plataformas muito mais simples e com recursos dedicados a esse fim, que, inclusive, sempre surgem com novas soluções para pessoas comprarem as passagens para suas sonhadas férias. Recentemente, a Decolar adquiriu a Koin, oferecendo ainda mais possibilidades para seu público fazer viagens a lazer.

Como agência de viagens para lazer, as OTAs fazem um ótimo trabalho, pois foram criadas justamente para isso. 

Deu para entender porque é importante ter uma plataforma especializada em gestão de viagens corporativas para realizar reservas e outros processos na sua empresa? Se você ainda utiliza OTAs como a Decolar para viagens corporativas, considere as funcionalidades e soluções mostradas aqui que poderiam tornar a gestão de viagens na sua empresa muito mais fácil, transparente, simples e intuitiva. 

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo!

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