Como facilitar sua viagem corporativa com o celular? 

Cansado de não aproveitar ao máximo os recursos do seu celular para ter uma viagem a trabalho mais confortável e simples? Preparamos esse artigo com 5 dicas de usabilidade e ferramentas que estão disponíveis na palma da sua mão para uma viagem corporativa mais ágil. 

Sabemos que a tecnologia móvel dos celulares revolucionou como fazemos muitas atividades diárias, e viajar a trabalho não fica de fora. Os smartphones oferecem acesso a uma série de soluções que podem tornar sua experiência mais eficiente e bem menos estressante. 

De acordo com dados recentes divulgados, 48% dos viajantes dos EUA utilizam seus celulares para reservar, planejar e pesquisar suas viagens de negócios. Além disso, mais de 70% dos viajantes nos EUA recorrem a seus smartphones durante as viagens. 

Vamos conferir como melhorar essa usabilidade para a realidade brasileira?  

 1. Centralize tudo em um único aplicativo

Os aplicativos vieram para facilitar nossa vida. Mas ter que acessar dezenas de apps diferentes para resolver uma única viagem é cansativo. Por isso, vale investir em um aplicativo que oferece tudo em um só lugar, como o app da plataforma Onfly

A integração e a simplicidade são fundamentais para uma viagem de negócios sem estresse. Pesquisas do Booking.com mostram que a maioria dos viajantes modernos (57%) gostaria de ter um único aplicativo para gerenciar todas as suas necessidades de planejamento e reservas. 

Portanto, escolha um aplicativo de viagem completo que permita reservar voos, hotéis e transporte, além de oferecer recursos adicionais, como prestação de despesas de viagens, envio de RDV e outras funcionalidades importantes. 

Plataformas como a Onfly são excelentes opções, por consolidarem suas reservas em um itinerário único, acessível a partir do seu celular. Ou seja, economiza tempo e também reduz a chance de perder informações importantes sobre sua viagem. 

2. Automatize seus relatórios de despesas

Gerenciar despesas durante uma viagem de negócios pode ser cansativo e complicado, além do trabalho de juntar dezenas de comprovantes em papel e preencher uma extensa planilha pós-viagem.

A boa notícia é que existem relatórios de despesas automatizados disponíveis no celular. Inclusive, eles são os preferidos por 80% dos viajantes corporativos. Os aplicativos que permitem capturar recibos, categorizar despesas e gerar relatórios automaticamente, como o app da Onfly

Ao usar um aplicativo de gerenciamento de despesas, você evita a perda de recibos e reduz a dor de cabeça (e o tempo gasto) com a papelada no retorno da viagem. Esses aplicativos também podem sincronizar com os seus cartões de crédito corporativos, centralizando e organizando todas suas despesas de viagem num único lugar, facilitando o processo de reembolso e controle financeiro.

 3. Explore as funcionalidades, como mapas e tradutores

Além dos aplicativos voltados exclusivamente para as viagens a trabalho, outros apps podem ser bem úteis. Esteja preparado para usar mapas e tradutores, por exemplo, para facilitar sua rotina no destino. 

Mesmo antes de embarcar, utilize aplicativos de mapas para avaliar as redondezas do seu compromisso profissional e da sua hospedagem. Use os aplicativos para visualizar pontos importantes, explorar hotéis e verificar a localização de restaurantes e centros de negócios.

Inclusive, aproveite para ficar de olho em novas tendências emergentes. A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) prometem ter mais impacto no futuro das viagens a trabalho. 

Estudos mostram que 20% dos viajantes desejam utilizar a RA para conferir seu destino antes da viagem, e 79% preveem que a RV será normalizada para acomodações nos próximos 10 anos. 

4. Faça o check-in online 

O futuro das viagens de negócios está cada vez mais digital. 81% dos viajantes esperam que os hotéis utilizem processos de check-in virtuais e sem recepção.

Apesar de menos comuns, alguns hotéis já oferecem check-in e check-out digitais para evitar filas e interações presenciais desnecessárias. Outros, de forma mais frequente, já oferecem a leitura do QR code para preencher os dados do hóspede de maneira mais ágil.

Além das hospedagens, o check-in online (ou o check-in automático) também é uma realidade para embarcar em voos. Esse processo facilita bastante o embarque nos aeroportos, principalmente quando você não precisa despachar bagagem. 

5. Não se esqueça de ferramentas de trabalho 

Principalmente quando você usa um celular corporativo, destinado apenas às funções e contatos do trabalho, usar aplicativos, ferramentas e apps de produtividade são essenciais. 

Use aplicativos de comunicação como Slack, Google Chat ou Microsoft Teams para manter a conexão com a sua equipe de trabalho e colaborar em tempo real, mesmo durante a viagem a trabalho. 

Outros apps como Evernote, Google Drive ou Microsoft OneNote podem ajudar a organizar suas anotações e documentos importantes durante a viagem.

Além disso, considere o uso de ferramentas para registrar o ponto e as horas trabalhadas. Essas tecnologias utilizam o rastreamento de localização para otimizar sua comunicação com sua empresa. 

Esses recursos auxiliam na hora de calcular as horas extras da viagem a trabalho e, por isso, são indispensáveis na rotina. 

Não tenha medo de usar ferramentas para te ajudar a ter uma viagem mais confortável 

Sua próxima viagem a trabalho pode ser muito mais eficiente e tranquila ao adotar as tecnologias e estratégias certas. 

Desde a centralização das reservas em um único aplicativo até a utilização de tecnologias em ferramentas úteis, seu celular pode ser um aliado. 

Com essas ferramentas digitais em mãos, você pode ter uma viagem muito mais tranquila e sem dor de cabeça.

Conta para a gente, aqui nos comentários, qual desses recursos não saem do seu celular? 

Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para [email protected]!