Como a Sólides aumentou sua produtividade com viagens em 3 vezes [Case de Sucesso]

Veja esse case de sucesso de gestão de viagens da Sólides, uma das principais startups de HR tech do Brasil e que por meio da plataforma Onfly, aumentou sua produtividade, controle e reduziu em 3 vezes o tempo gasto com tarefas de viagens a trabalho

O que é a Sólides?

A Sólides é a startup de RH referência no Brasil e possui um software de gestão comportamental de pessoas com uso de Inteligência Artificial.

Por meio do software da Sólides, as empresas conseguem tomar decisões estratégicas baseados em dados. Dessa forma, o número de contratações erradas, de quedas de produtividade por parte dos colaboradores são reduzidos. Além do mais, a automação de processos de recrutamento e seleção, montagem de plano de desenvolvimento e a otimização de gestão de pessoas da sua empresa são recursos e ferramentas que estão disponíveis por meio da plataforma Sólides.

A startup recebeu recentemente um aporte de R$14 milhões por parte do fundo de investimento da DGF Investimentos para impulsionar a expansão da empresa e o lançamentos de novos produtos para que a Sólides se consolide como a principal empresa de HR Tech do Brasil.

Dá uma olhada nesse vídeo que explica um pouco mais sobre essa startup incrível:

Desafios da Sólides com Gestão de Viagens

A Sólides se destaca hoje como uma das principais startups do Brasil, com cerca de 150 funcionários e em processo de expansão. Hoje, a empresa já atende mais de 1300 empresas em todo o território nacional como Unimed, Hotmart, Estácio, Sicoob e Sympla. Por isso, as viagens a negócios têm um papel fundamental para a estratégia da empresa.

Com o aumento pela demanda por viagens, veio a necessidade de otimizar os custos e redução no tempo gasto. A Solides passava por um alguns problemas:

  1. Na hora de buscar e planejar suas viagens, a Sólides perdia bastante tempo pesquisando em diversos sites de passagens aéreas e hospedagem
  2.  Processos de gestão de viagens mal definidos e processo centralizado
  3. Planilhas e formulários engessados para controle e gestão sem saber a real economia
  4. Perda de notinhas e cupons fiscais, que dificultavam o reembolso e a prestação de contas
  5. Preços altos e empresas pouco preparadas para atender o público corporativo da startup

A Solides apesar de ser uma empresa moderna e digital, estava passando por dificuldades quando o assunto era sobre viagens a trabalho, com processos lentos, burocráticos e pouco transparentes aos stakeholders.

Como a Onfly ajudou a Sólides quais foram e resultados alcançados?

O Junior Valadares é Analista de Negócios da Solides e nunca tinha comprado uma passagem aérea na sua vida, porém em experiências profissionais passadas trabalhando no setor financeiro em outra empresa, era responsável pela conciliação das despesas de viagens, com várias planilhas, relatórios impressos e manuais que demandavam muito tempo.

Em seu primeiro dia de trabalho na Sólides, ele teve como sua primeira tarefa testar a plataforma da Onfly e comprar uma passagem aérea para os diretores da empresa. Porém, acidentalmente, Junior comprou uma passagem aérea para a data errada, o desespero bateu e rapidamente entrou em contato com o time de atendimento da Onfly e para sua sorte foi prontamente atendido e a passagem cancelada sem custos em menos de 30 minutos. Nesse momento, Junior percebeu que precisava de uma empresa moderna e eficiente para atender a Sólides e a Onfly era o match perfeito para isso.

Depimento Sólides sobre a Onfly Case de sucesso

Hoje, dentro da plataforma da Onfly, a Sólides possui diversos grupos setorizados por centros de custos distintos e com alçadas de aprovação diferentes. Além do mais, hoje cada colaborador da Sólides é responsável por planejar a sua viagem, ou seja, todo o processo de viagens é descentralizado, isso acontece porque com as alçadas de aprovação e as configurações personalizadas que são possibilitadas por meio do processo de Onboarding da Onfly.

Por meio de um teste com a  Calculadora de Tempo Onfly, mesmo com uma demanda de viagens a negócios maior se comparada ao início da empresa, a Solides reduziu o tempo gasto com processos de gestão e planejamento de viagens em 3 vezes.

Calculadora_de_tempo_Onfly

A Sólides se tornou uma parceira Onfly por acreditar que planejar uma viagem a trabalho deve ser simples sem abrir mão da tecnologia. Em seus processos internos, não são mais aceitos quaisquer outros tipos de relatórios de despesas de viagens (RDVs) que não sejam os da Onfly, pois além de todas as despesas serem discriminadas, todos os relatórios e cupons são digitalizados, dessa forma,  nenhum recibo ou cupom fiscal é perdido e o desperdiço de papel é reduzido.

A maturidade em gestão de viagens da empresa está em um estágio bastante avançado, por meio da plataforma, a Sólides configurou uma política com diretrizes para que os colaboradores possam viajar a trabalho seguindo as diretrizes da empresa, além do mais, caso o colaborador não respeite o prazo mínimo de antecedência de compra, a viagem não é realizada pelo funcionário e a chance é passada para outro. Isso acontece pois a viagem a negócios é muito bem vista pelo trabalhador, e serve como uma forma retenção de talentos e economia para a empresa.

“Em um mês utilizando a Onfly e realizando uma gestão de viagens e expense management pela plataforma,  já tivemos uma economia de mais de 2500 reais em relação ao mês anterior, sem contar na nossa produtividade que aumentou muito, hoje eu posso ficar tranquilo, pois sei que se algo não der certo, a Onfly resolve para mim em menos de 30 minutos”

Junior Valadares, Analista de Negócios da Sólides

Quer ter mais transparência com as viagens corporativas da sua empresa e segurança em uma plataforma simples e moderna? Faça como a Sólides e fale com um de nossos especialistas em viagens a trabalho

Fale com um especialista Onfly

Vinicius Ribeiro Lima
Autor: Vinicius Ribeiro Lima

Analista de Marketing da Onfly, turismólogo com formação complementar em marketing pela UFMG, mochileiro e apaixonado por inovação, startups e empreendedorismo. Graduado em Tourism, Hospitality & Business pela Boston College UK e atuante no mercado de turismo e viagens corporativas há mais de 4 anos. Para falar com Vinicíus só enviar um e-mail para vinicius@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


Outros artigos
O que são viagens de incentivo

Viagens de incentivo são uma gratificação da empresa dada aos colaboradores pelo bom desempenho em suas atividades e no cumprimento dos objetivos estabelecidos. Ao invés de premiar os colaboradores com dinheiro, preferem entregar uma experiência inesquecível

Orçamento Base Zero e Viagens Corporativas – Como planejar?

Orçamento Base Zero é um método de planejamento orçamentário que ignora o histórico de gastos dos anos anteriores, e naturalmente questiona novamente a necessidade de cada linha do orçamento para o próximo ano. Quando coloca o orçamento de viagens no meio do orçamento, fica ainda mais difícil, dado a complexidade envolvida ao estimar os custos de viagens, principalmente em um cenário econômico alta flutuação de dóllar

Quero me desafiar com o quiz de gestão de viagens
Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar