15 Travel techs e mobility techs brasileiras para ficar de olho em 2021
O mercado de travel sofreu em 2020, juntas, GOL e AZUL perderam R$ 12B em valor de mercado, e acumularam prejuízos bilionários, a CVC que em janeiro de 2020 valia R$ 7,3B, hoje vale R$ 3,5B, 52% de queda.
Por outro lado, as locadoras cresceram, Localiza apresentou um dos melhores trimestres da sua história no terceiro trimestre, com receitas de R$ 3B, alta de 18% sob 2019.
Veja abaixo um infográfico o panorama do setor de turismo e mobilidade em 2020, com olhar para as empresas de capital aberto.
Uma coisa que é unânime entre todos os especialistas é sobre como a Covid acelerou digitalmente muitas empresas e transformou comportamentos, que podem se transformar em novos hábitos.
Nunca antes na história, tecnologia e digitalização teve tão em alta em todos os segmentos, costumo falar que é muita arrogância o setor de turismo acreditar que passará ileso das cicatrizes da Covid-19.
Como em todos os outros mercados, tecnologia vai transformar o turismo e mobilidade, que se convergem cada vez mais.
Em março de 2020 lançamos com exclusividade um mapa de travel techs, onde mapeamos 96 empresas de tecnologia.
Utilizamos na ocasião a referência da Lufthansa Inovation Hub, que em suas análises coloca lado-a-lado o mercado de travel e mobilidade.
Neste artigo, destacamos 15 travel techs e mobility techs que valem a pena ser observadas em 2021.
Reforço que a utilização de tecnologia não é exclusividade das startups novatas, portanto, não se assuste em ver empresas tradicionais na lista, ok?
Outro ponto que vale ser destacado, não há nenhuma ordenação por importância na lista, foram listadas de forma aleatória, respeitando as seguintes categorias: OTAs, Business Travel, Payments, Hotel Solutions, Aviação, Rodoviário e Locação de veículos.
- Hurb
O Hurb, antigo Hotel Urbano, foi uma das poucas empresas do setor de turismo que acelerou em 2020. A meta da companhia é se tornar uma empresa global, se olharmos a Booking por exemplo,
- Maxmilhas
- 123Milhas
Depois de fagocitar todo o espaço de mídia nos principais aeroportos em 2019,
- Instaviagem
A InstaViagem tem um modelo super-interessante, eles tem uma proposta de “escalar” as viagens personalizadas, com muita tecnologia, a empresa captou ano passado um investimento seeed da gestora de venture capital Domo Invest e estava escalando de forma acelerada até a pandemia.
A InstaViagem não concorre com Hurb, Decolar ou Viajanet, o foco dela são em viajantes de lazer, que tem intenção de realizar viagens únicas.
Como afirma o site da empresa: “Criamos experiências de viagem únicas e exclusivas.”
É um modelo híbrido que mistura tecnologia e especialistas com muito conhecimento em viagens para auxiliar os viajantes, e a startup ainda tem uma opção onde o cliente cria um “destino surpresa”, ou seja, baseado em algumas variáveis como: tempo de viagem, destino (nacional ou internacional), tipo de hospedagem (resort, albergue, hotel, etc..) e modal (ônibus, carro ou aéreo), fornecidas pelo usuário, a InstaViagem cria uma sugestão de viagem completamente única.
É um modelo, que sem dúvida, com a retomada das viagens em 2021, vai ganhar market-share este ano.
- Zarpo
- Onfly
- Bank3
- Hsystem
- Asksuite
- Voahoteis
- Flapper
- Flyadam
- Buser
- Localiza
Buser
Com um caixa recheado, após um grande investimento da Softbank, a Buser vai continuar crescendo em 2021. Ou seja, iremos ver muitos ônibus rosa por aí.
Até o Ronaldinho Gaúcho entrou na jogada, o ex atleta foi garoto propaganda da Buser em uma campanha recente que fez muito sucesso na TV e na Internet.
Localiza
Já imagino o que você deve estar pensando: “o que uma empresa de locação de carros com mais de 40 anos está fazendo em uma lista de empresas de tecnologia?”.
Bom, para te atualizar, a Localiza, companhia líder em locação de veículos no Brasil com R$ 54B em valor de mercado (e deve aumentar, se for aprovado a junção com a Unidas) possui quase 700 pessoas no seu time de tecnologia, e está contratando outras centenas para executar seu plano de transformação digital.
Em 2021, a empresa deve amadurecer sua oferta de assinatura mensal de carro, através do Localiza MEOO, e brigar com todas as mobility techs de locação de carros que surgiram nos últimos anos: Turbi, BeepBeep, Vai.car, Kovi (especializada em aluguel para motoristas de aplicativos), e Moobie e também com outras grandes como Porto Seguro, e as próprias montadoras, como a Fiat, que está entrando no mercado de locação também.
Até o Itaú está se atrevendo a entrar neste mercado.
Em resumo, está todo mundo querendo entrar neste mercado, e para se manter no topo a Localiza vai ter que se reinventar.
A grande vantagem da Localiza ainda é sua frota e sua distribuição, mas se executar bem seu processo de digitalização, ela conseguirá aumentar ainda mais sua competitividade e impedir que novos insurgentes apareçam.
Recentemente, a companhia mineira lançou até um podcast sobre inovação, na busca do protagonismo no ecossistema de inovação e mobilidade, algo que a Lufthansa faz muito bem na Europa, a propósito.
Vale a pena ficar de olho e acompanhar o que a Localiza vai fazer em 2021.