Desafios das viagens corporativas na alta temporada

Entenda quais são os desafios das viagens corporativas na alta temporada e como evitar os principais problemas.

A alta temporada é o período em que as viagens à lazer estão a todo vapor e começa o terror para quem precisa viajar à trabalho. Se você é um colaborador que viaja constantemente ou um gestor de viagem corporativa, sabe muito bem do que eu estou falando. Mas explicarei mais detalhes sobre os desafios das viagens corporativas na alta temporada. Acompanhe!

Viagens corporativas acontecem o tempo todo

Primeiro de tudo, não tem como não mencionar que as viagens corporativas acontecem o tempo todo. Não importa o período do ano, a necessidade de realizar uma viagem de trabalho pode sempre surgir para resolver algum assunto pendente, conseguir novas oportunidades de negócios ou aproveitar certos momentos para expandir o negócio.

Portanto, mesmo com período de férias e menos funcionários atuando, as viagens corporativas continuam ocorrendo, mesmo com todos os desafios que o período de alta temporada gera para a gestão e realização dessas viagens. Contudo, é sempre válido tentar programar as viagens para os períodos mais tranquilos.

A alta temporada é do lazer, mas afeta o corporativo

Embora seja a alta temporada de viagens, é importante lembrar que o aumento é das viagens de lazer, não do setor corporativo. A alta temporada ocorre nos meses de férias escolares e nos períodos de recesso do trabalho, como no meio do ano em Junho e Julho, e no período que vai de Dezembro a Fevereiro. 

Ao longo desses períodos é muito mais difícil viajar, mesmo a trabalho, pois o viajante se depara com diversos desafios, indo desde aeroportos lotados ao aumento do preço de vários serviços. Veja a seguir os principais desafios da alta temporada que afetam o setor corporativo:

Hotéis lotados

Um grande incômodo para o colaborador que está em uma viagem corporativa é ter que lidar com hotéis lotados devido ao período de alta temporada. Infelizmente essa é uma realidade muito comum nesse período, os hotéis ficam cheios, é mais difícil conseguir um quarto, as áreas de convívio social estão sempre cheias, o processo de check in e check out pode ser mais demorado, além dos serviços que podem perder a qualidade por causa da alta demanda. 

Mais voos, aeroportos mais cheios

Durante a alta temporada as companhias aéreas aumentam a quantidade de voos disponíveis e isso faz com que os aeroportos fiquem mais cheios. Portanto, fazer todo aquele processo de identificação, verificação de bagagem e despacho das bagagens pode ser ainda mais estressante e demorado. Isso causa a necessidade do funcionário chegar com mais antecedência no aeroporto para conseguir fazer a sua viagem dentro do horário previsto. Sendo assim, é outro incômodo para o viajante a negócios.

Alta demanda de aluguel de veículos

Para aqueles que alugam veículos ao chegar no destino da viagem, surge outro desafio durante a alta temporada, que é a dificuldade em alugar um carro por causa da alta demanda desse serviço. Se você contar com a sorte em chegar até o local sem ter feito uma reserva previamente, pode ter certeza que você ficará sem um carro. Além disso, os preços sobem muito nesse período e é muito difícil conseguir uma boa opção de carro a um preço justo. 

Serviços e atrativos lotados

Mesmo sendo uma viagem corporativa, os colaboradores podem aproveitar o tempo livre para conhecer a cidade e pontos turísticos próximos, além de existirem os encontros em restaurantes e eventos em áreas mais centrais. Mas na alta temporada esse é outro desafio, já que os pontos turísticos estão cheios de turistas a lazer. Outra dificuldade é a contratação de qualquer serviço que seja essencial, que pode ser mais difícil durante a alta temporada devido à quantidade de pessoas que aumenta significativamente nos principais destinos de viagem. 

Clientes, fornecedores e parceiros de férias

Também é importante considerar que muitos fornecedores, clientes e parceiros entram de férias durante a alta temporada, o que pode ser ruim para quem precisa realizar viagem a trabalho nesse período e quer aproveitar para encontrar novas oportunidades e fazer novos negócios. 

Preços mais altos

Por fim, o desafio mais significativo para a parte financeira é a elevação dos preços em todos os serviços e produtos durante a alta temporada. Realizar viagens nesse período pode comprometer as finanças, já que os preços sobem muito por causa da grande demanda de pessoas viajando, principalmente nos voos, que já são conhecidos pela flutuação de preços.

Como evitar esses desafios

Como eu já disse, as viagens corporativas acontecem o ano todo e não param por causa da alta temporada. Por isso, é preciso saber lidar com esse período, evitar esses desafios e superá-los para garantir a qualidade de vida e bem-estar do colaborador na viagem e não comprometer as finanças da empresa. 

Portanto, a seguir você poderá conferir algumas dicas de como evitar esses desafios que surgem com a alta temporada para realizar viagens corporativas mais tranquilas. 

Repense a viagem

A primeira dica para evitar esses desafios é simples: repense a viagem. Será que ela é tão importante assim que não possa ser adiada para um momento mais tranquilo? Ela é fundamental para a tomada de decisão? Haverão outras oportunidades como essa ou é uma situação única que merece atenção?

Análise de forma criteriosa se vale a pena realizar essa viagem considerando todos os desafios que surgem a partir da alta temporada e se possível, remarque essa viagem para outro período.

Planeje o quanto antes

Planejar com antecedência também possibilita evitar diversos desafios causados pela alta temporada. Isso inclui comprar passagens com antecedência, reservar o hotel, reservar o carro para locação, planejar o roteiro para a viagem e garantir que o colaborador tenha tudo que precisa. 

O planejamento é essencial para qualquer viagem, mas em circunstâncias como essas ele é determinante para garantir que tudo vai correr bem. 

Prefira dias de semana e fora de feriados

Por fim, outra dica que vai te ajudar muito a realizar viagens a trabalho durante a alta temporada é optar por dias de semana, principalmente entre segunda e quarta-feira, e dias fora de feriados para realizar sua viagem. Mesmo na alta temporada esses dias costumam ser mais tranquilos. Portanto, dê preferência para os dias de semana e fora de feriados para realizar as viagens a trabalho. 

Como vimos até aqui, muitas viagens não podem ser adiadas e nós precisamos nos adaptar para continuar trabalhando ao longo da alta temporada. 

 
 

Se você gostou dessas dicas, deixe seu comentário aqui no post e aproveite para ver mais conteúdos aqui no blog da Onfly.  

[E-book] 13 KPI's que todo gestor de viagens deve acompanhar
Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Time Onfly

Quer entrar em contato conosco? Mande um e-mail para: marketing@onfly.com.br

Deixar uma resposta