As viagens corporativas retomaram força no período pós-pandemia da Covid-19 e seguem em acelerado crescimento. É que a percepção das empresas da relevância do contato pessoal para fomentar negócios e firmar parcerias voltou com força total.
Uma pesquisa recente da ForwardKeys – empresa especialista que fornece informações de inteligência de viagens, revela que as viagens de negócios deve ultrapassar número de viagens a lazer em todo o mundo no próximo mês de 2023, em julho.
O vice-presidente de Insights da ForwardKeys, Olivier Ponti, comentou sobre essa retomada:
“Durante a pandemia da Covid-19, as viagens de negócios demoraram mais para se recuperar do que as de lazer. No entanto, essa situação tende a mudar. Em julho, a recuperação das viagens de negócios deve superar a recuperação do lazer – já que as reservas para negócios estão apenas 14% abaixo dos níveis de 2019 (antes da pandemia), enquanto as de lazer estão 16% atrás”.
De olho no futuro das viagens corporativas
Com o segundo semestre de 2023 se aproximando, a tendência é começar a pensar no orçamento para o próximo ano e, por isso, as pesquisas também buscam analisar quais são as expectativas para 2024.
Geralmente, os gestores de viagens organizam, entre setembro e novembro, quais serão os gastos e o orçamento previsto para o ano seguinte. Por isso, estabelecer quais são as expectativas faz parte da rotina das empresas durante o segundo semestre.
De acordo com um estudo da empresa global de serviços financeiros Morgan Stanley, os gestores de viagens esperam que os gastos com as viagens de negócio aumentem cerca de 9% para o próximo ano e projetam um forte 2004.
Para chegar a esta previsão, o estudo ouviu 92 gestores de viagens corporativas em todo o mundo.
Além dessas tendências de crescimento e retomada, o desafio é otimizar os processos – além de viajar, a proposta é viajar melhor, para eventos e negócios que trazem realmente resultados.
Para isso, as empresas têm investido em ferramentas “all-in-one”, que reúnem gestão de viagens e de despesas e até mesmo cartões corporativos em um só lugar, tornando os processos mais simples e eficientes.
Além do procedimento mais rápido, essas soluções são aliadas para analisar dados e tornar as decisões de viagens embasadas em números e informações precisas, tornando as viagens mais econômicas e mais focadas em trazer retorno para o negócio.
Para ficar por dentro de todas essas tendências do mercado de viagens corporativas, assine nossa newsletter:
