4 tipos de viagens corporativas mais comuns
De participação em treinamentos a encontros com clientes: conheça as diferenças e as vantagens dos principais tipos de viagens corporativas
Existem diversos objetivos para realizar uma viagem a trabalho, seja para participar de um evento, fazer alguma reunião com um cliente ou até realizar um intercâmbio corporativo. Esse é um mercado em expansão, que, no terceiro trimestre de 2023, faturou cerca de R$3,59 bilhões, como apontado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Diante desse aumento, confira, a seguir, os tipos de viagens corporativas mais comuns e suas vantagens.
Viagem para participar de evento
Sendo um dos tipos mais comuns entre empresas, a viagem com foco em eventos corporativos pode incluir a participação em congressos, treinamentos, simpósios, meet and greets, cerimônias de premiação, eventos privado e outros formatos.
Por isso, as viagens para eventos são uma ótima oportunidade para estabelecer o networking, entender as novidades e as tendências de mercado. Além disso, isso gera um grande desenvolvimento para o colaborador, por ser um espaço para aprender com as empresas e compartilhar o conhecimento.
Definir os objetivos a serem cumpridos na viagem para o evento, garantir que todos os documentos necessários estejam em dia e hospedar um hotel próximo ao evento para facilitar no deslocamento e produzir relatórios sobre o desempenho no evento são algumas das atividades inclusas na gestão de viagens. Inclusive, elas podem ser facilitadas quando alinhadas à tecnologia para os diferentes tipos de viagens corporativas.
Além disso, faz parte do planejamento fornecer treinamentos internos sobre normas e condutas esperadas pelos colaboradores nesse tipo de viagem corporativa, como forma de consolidar a imagem de marca a partir das pessoas que estarão na viagem a trabalho.
Reuniões com clientes
Ainda que as reuniões virtuais tornem o trabalho mais prático, as viagens para realização de reuniões presenciais, ou até almoços de negócios, contribuem muito para manutenção de relacionamentos corporativos duradouros. Para esses tipos de viagens corporativas, estão assuntos importante, como transações comerciais e reuniões com clientes ou possíveis clientes.
Para isso, os perfis que mais realizam essa viagem durante a semana são comerciais ou executivos, como forma de atingir os objetivos de vendas e estabelecer relacionamentos mais fortes com os clientes.
É válido ressaltar, no entanto, que as viagens para reuniões de negócios não precisam ser centradas apenas nos clientes da empresa, mas podem acontecer com o objetivo de se reunir com potenciais investidores, fornecedores, membros do conselho e demais entidades empresariais.
Participação em exposição e feiras
A viagem para participação em feiras de negócios pode se dar para a exposição de novos produtos ou a promoção de serviços. Essa é uma oportunidade para promover estratégias de divulgação para empresas de diversos setores, estabelecendo relações comercias com consumidores e fornecedores dos serviços.
Além de um canal de vendas e geração de leads (potenciais clientes), as feiras e exposições são espaços que reúnem empresas e profissionais com algum nível de conhecimento frente à área tema do evento. Sendo assim, elas garantem maior visibilidade da marca e a consolida frente ao seu mercado.
Dentre os tipos de viagens corporativas, a viagem a trabalho para feiras de negócios, com foco na exposição de soluções para os segmentos de trabalho, fomenta um espaço de networking entre empresários e facilita a atualização sobre as principais tendências do mercado e até mesmo uma análise sobre a concorrência.
Viagem para intercâmbio
Esse tipo de viagem a trabalho promove a transferência de colaboradores entre diferentes filiais ou parceiros de maneira temporária, sendo mais comuns em empresas multinacionais, que permite que o profissional se desloque em viagens internacionais.
O intercâmbio corporativo tem como objetivo a troca cultural, ao enriquecer a experiência do colaborador com novas habilidades aprendidas, aprendizado de idiomas estrangeiros, novas perspectivas de atuação, internacionalmente.
Além das oportunidades de estudo ou trabalho e do desenvolvimento da proficiência, para esses tipos de viagens corporativas, há o retorno para a empresa, como a implementação da visão global sobre os projetos desenvolvidos, um espaço de trabalho mais diverso e a vantagem sobre a concorrência de mercado.
Solução para todos os tipos de viagens corporativas
Mesmo com os diferentes tipos de viagens corporativas, todas elas apresentam especificidades que são comuns a todas as viagens corporativas. Esse tipo de viagem é bastante diferente de uma viagem a lazer.
Por isso, é essencial ter todos os processos centralizados, como forma de tornar o trabalho mais ágil e prático. Ter uma gestão de viagens e de despesas mais digital e transparente, gerar relatórios de desempenho das viagens e customização de reservas para os colaboradores são algumas das vantagens da Onfly!
Quer conhecer mais dos nossos serviços? Fale com um especialista!