5 formas de usar a viagem a trabalho para seu desenvolvimento
Viajar a trabalho é uma realidade comum na vida de muitos profissionais, mas muitas vezes essas experiências são vistas apenas como obrigações.
Contudo, as viagens a trabalho oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a experiência de reservar, viajar e prestar contas da viagem se torna bem menos estressante. Além de ser mais simples, é mais parecida com o mesmo processo de quando se faz uma viagem de férias, por exemplo.
Dessa forma, é mais comum que o viajante tenha mais tempo disponível para fugir das burocracias desnecessárias da viagem a trabalho (como preencher planilha de RDV) e consiga, de fato, aproveitar a viagem como um momento único de crescimento e desenvolvimento.
Nesse artigo, queremos te ajudar a adotar uma abordagem mais proativa para aproveitar ao máximo cada viagem a trabalho para o seu desenvolvimento. Saiba mais!
1. Networking
Sim, o bom e velho networking nem sempre é 100% aproveitado na viagem a trabalho e, por isso, esse é o primeiro item da nossa lista.
O networking vai além de ser uma habilidade de socialização; na verdade, é uma estratégia para o sucesso profissional. Ao expandir sua rede de contatos, você pode ter acesso a novas oportunidades, troca de ideias com profissionais da sua área e até mesmo criar um laço com pessoas influentes no mercado.
Só para se ter uma ideia da relevância do networking, de acordo com um estudo da Harvard Business Review, aproximadamente 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de redes de contatos.
Ao participar de conferências, reuniões e eventos nas viagens corporativas, você pode interagir com colegas de indústria, líderes de opinião e até potenciais mentores de carreira.
Dicas para melhorar seu networking
- Seja proativo: é a hora de deixar a timidez de lado; não espere que as pessoas venham até você. Busque iniciar conversas, apresente-se e faça perguntas sobre o trabalho dos outros;
- Use as redes sociais: possivelmente você tem um perfil no LinkedIn, não é mesmo? Essa rede social é uma boa ferramenta para se conectar com pessoas que você conheceu durante suas viagens;
- Lembre-se de manter contato: após a viagem, mantenha a conversa, seja por e-mail, rede social ou telefone, e proponha dar continuidade na troca de ideias.
2. Novos lugares e culturas
Viajar para diferentes cidades expõe você a novas culturas, tradições e modos de vida, e mesmo que a viagem seja a trabalho, essa ainda é uma ótima forma de enriquecer sua perspectiva pessoal e profissional.
Estar imerso em um ambiente diferente pode ampliar sua compreensão sobre como as pessoas trabalham, se comunicam e até mesmo resolvem problemas.
Inclusive, pesquisas mostram que a diversidade cultural pode melhorar a criatividade e a inovação. Um estudo realizado pela McKinsey revelou que empresas com equipes diversificadas têm 33% mais chances de superar seus concorrentes em termos de lucratividade.
Isso porque, ao experimentar novas culturas, você pode aprender a pensar fora da caixa e adotar abordagens diferentes daquelas que já foram pensadas.
Como aproveitar essa oportunidade?
- Separe um tempo livre: reserve um tempo após o trabalho para conhecer a cidade. Além de relaxar, você pode aproveitar para visitar museus ou pontos turísticos, experimentar a culinária local ou participar de eventos culturais;
- Converse com os locais: nem todo mundo gosta de fazer amizade com pessoas novas, mas se você é mais extrovertido, vale trocar ideia com o povo da cidade. Pergunte sobre a vida cotidiana e conheça uma visão diferente da sua.
3. Insights sobre a sua área de atuação
Estar em um novo ambiente oferece a chance de obter insights sobre a sua área de atuação. Participar de eventos, reuniões e outras atividades são uma ótima chance de observar como empresas locais operam, quais são as tendências do mercado e como as equipes colaboram entre si.
Por exemplo, se você trabalha em tecnologia e está em uma cidade conhecida por sua inovação, como São Paulo, aproveite para visitar startups e incubadoras. Você poderá aprender sobre as práticas de trabalho e as novas tecnologias que estão definindo as novidades do setor.
Dicas para captar insights:
- Participe de eventos locais: além da sua visita ao cliente, pode ser uma boa separar um tempo na agenda para outras conferências e workshops — essas são ótimas oportunidades para entender o que está acontecendo na sua indústria;
- Conversas informais: conversar com os colegas de outras empresas no intervalo do evento pode ser a chave para uma boa ideia. Muitas vezes, as melhores informações vêm dessas conversas despretensiosas, fora de reuniões.
4. Desenvolvimento de habilidades interpessoais
Como já vimos, muitas oportunidades de desenvolvimento pessoal nas viagens a trabalho exigem boa habilidade de comunicação e até certa desenvoltura. É comum que, na sua viagem, você encontre cenários que desafiam suas habilidades interpessoais.
Fazer apresentações, lidar com negociações e interagir com diferentes personalidades de clientes, fornecedores e colegas podem ajudar a aprimorar suas habilidades de comunicação e empatia.
E isso te ajuda profissionalmente também. Um estudo da American Psychological Association sugere que a capacidade de se comunicar efetivamente e de entender as emoções dos outros é positivo para o sucesso profissional.
Ao desenvolver essas habilidades, você se torna mais adaptável em ambientes de trabalho e consegue melhores resultados.
Quais são as estratégias para melhorar as habilidades interpessoais?
- Pratique a escuta ativa: durante suas interações, concentre-se no que a outra pessoa está dizendo. Isso melhora a comunicação e fortalece relacionamentos. Inclusive, faz parte das práticas de comunicação não-violenta e pode te ajudar em outros momentos da vida.
- Peça feedback: após reuniões ou apresentações, pergunte aos colegas como você poderia melhorar. Esse feedback vai ajudar no seu desenvolvimento contínuo.
5. Autoconhecimento
Por fim, as viagens proporcionam a reflexão pessoal. Estar em um novo lugar, longe da sua rotina habitual, pode ajudar a clarear a mente e a repensar suas metas e objetivos. Conforme uma pesquisa da University of California, momentos de introspecção podem aumentar a capacidade de resolver problemas e promover o bem-estar emocional.
Ou seja, nada de lotar a agenda ao máximo. Separe um momento de descanso e de desligar telas de computadores e celulares para renovar a mente.
Como desconectar?
- Mantenha um diário: escreva sobre suas experiências, sentimentos e aprendizados durante a viagem. Esse exercício ajuda a processar as emoções e a solidificar os aprendizados.
- Reserve tempo livre de telas e sem compromissos: encontre momentos de tranquilidade. Um passeio pelas áreas comuns do hotel ou enquanto relaxa em um café… Tenha um momento sem receber novos estímulos para esvaziar a cabeça, evitando a sobrecarga mental pelo excesso de informações causado pelas redes sociais e pela vida 100% conectada.
Deu para perceber que as viagens a trabalho são muito mais do que compromissos profissionais?
Ao transformar essas experiências em oportunidades de crescimento pessoal, você vai aproveitar muito mais esses momentos, além de impactar positivamente sua vida profissional e pessoal.
Qual é a sua dica para ter uma viagem mais proveitosa? Assine nossa newsletter e receba mais materiais como esse diretamente na sua caixa de entrada.