Viagem a trabalho internacional: oportunidades e desafios!

Conheça as oportunidades e os desafios de realizar uma viagem a trabalho internacional e de manter os negócios no exterior.

A viagem a trabalho internacional pode ocorrer por diversos motivos. Seja para conhecer novos mercados ou até mesmo para conseguir novas parcerias, explorar o mercado internacional pode trazer diversas oportunidades para os negócios. Mas junto a elas, surgem desafios que precisam ser considerados por todos os gestores. 

Pensando nisso, neste artigo explicarei tudo que você precisa considerar ao planejar uma viagem a trabalho internacional, seja para você ou para seus colaboradores. Veja a seguir quais são as oportunidades de realizar esse tipo de viagem e também os desafios que podem surgir. Acompanhe!

Viagem a trabalho internacional: o que é?

A viagem a trabalho internacional consiste em uma viagem corporativa realizada no exterior. Como já mencionei, ela pode ser realizada por diferentes motivos, sendo que a finalidade é auxiliar em algum processo da empresa, seja para conseguir uma nova oportunidade de negócio ou até mesmo para gerenciar parcerias, por exemplo. 

Como em qualquer viagem corporativa, as viagens feitas para o exterior devem ser planejadas pela empresa considerando o objetivo, a duração, o retorno sobre o investimento, os gastos, entre outras coisas. Aqui na Onfly temos vários conteúdos sobre planejamento de viagens, então confira aqui no blog se tiver dúvidas sobre como fazer. 

Mas não podemos deixar de considerar que uma viagem internacional possui mais desafios do que as viagens realizadas aqui no país, não é mesmo? Por isso, o planejamento em todos os detalhes deve ser ainda mais elaborado, considerando a qualidade da viagem, o conforto do colaborador e o cumprimento do objetivo.

Oportunidades de viajar ao exterior

O principal motivo para viajar ao exterior em nome da empresa é a busca por oportunidades. Não há dúvidas de que as empresas se beneficiam muito em buscar novos negócios em outros países. A seguir explicarei em mais detalhes quais são as principais oportunidades que as empresas buscam ao realizar uma viagem corporativa internacional!

Conhecer novos mercados de perto

A pesquisa por novos mercados não precisa ocorrer apenas localmente onde a empresa atua. Se o gestor pretende estar na frente de seus concorrentes precisa buscar referências internacionais e conferir todas essas oportunidades de perto. Por isso, essa é uma das principais buscas das viagens corporativas no exterior.

Perceber a atuação de empresas análogas e concorrentes

Para as empresas que possuem concorrentes no exterior, é interessante realizar uma viagem internacional para entender a atuação de empresas análogas e concorrentes, visando melhorias para a corporação e outras formas de atuação no mercado. Sendo assim, essa é outra oportunidade que precisa ser mencionada.

Buscar novos parceiros e fornecedores

Outra busca que é realizada no mercado internacional é por novos parceiros e fornecedores. Nem sempre encontramos tudo aquilo que precisamos para entregar qualidade, rapidez e eficiência em nossos produtos ou serviços no mercado nacional. Em casos assim, a viagem corporativa internacional pode resultar em fornecedores e parceiros que possam suprir essa demanda.

Por isso, há muitas empresas que realizam viagens internacionais com o intuito de encontrar boas oportunidades para fazer negócios com fornecedores e parceiros. 

Entrar em contato com novas culturas e formas de fazer o trabalho

A viagem a trabalho internacional também possibilita entrar em contato com novas culturas e formas de fazer o trabalho. Sabemos que não existe um jeito certo de trabalhar ou métodos que sejam 100% eficazes para todas as empresas ou colaboradores. Por isso, buscar novas formas de trabalhar é sempre uma oportunidade para melhorar processos.

Participar de eventos, feiras e congressos com pessoas de todo o mundo

Por fim, outra oportunidade muito procurada pelas empresas em viagens corporativas é a participação em eventos, congressos e feiras que sejam importantes para a empresa. Esse tipo de participação pode ser muito importante para corporações que querem expandir, encontrar novos fornecedores, trabalhar a própria marca, entre outros objetivos. 

Desafios de viagens internacionais a trabalho

Viajar é sempre um desafio, não é mesmo? São muitas coisas para planejar, organizar e fazer durante a viagem. Por isso, é sempre importante contar com dicas de viagens e soluções que auxiliem nesse processo de planejamento e organização. 

No caso das viagens internacionais, há alguns desafios que são específicos por conta dessa mudança de ares, como é o caso do câmbio, das diferenças culturais, entre outros. Portanto, conhecer cada um desses desafios e saber como superá-los é de grande importância para quem faz viagens corporativas internacionais. Confira a seguir quais são os desafios!

Manter uma bagagem reduzida e se lembrar de tudo 

Algo bastante difícil para quem viaja internacionalmente é manter uma bagagem reduzida. Sabemos que quanto mais bagagens, mais caro é para despachá-las. Por isso, é preciso reduzir o volume para não ter tantas despesas. Ao mesmo tempo, todos se sentem inseguros em viajar para outro país e não ter tudo que precisa quando estiver em um local desconhecido.

Por isso, o desafio da viagem a trabalho internacional começa antes mesmo de embarcar. Além disso, podemos acrescentar que é difícil se lembrar de tudo ao planejar a viagem e fazer com que o mais importante esteja na mala. Nesse caso, confira o nosso checklist que poderá te ajudar!

 
 

Lidar com o câmbio

Para quem não está acostumado a lidar com o câmbio, esse pode ser um grande desafio. Acontece que em todos os outros países precisamos ter a moeda utilizada localmente para situações em que não podemos simplesmente passar no cartão de crédito. Logo, carregar dinheiro físico na moeda local é sempre necessário.

Felizmente, a disponibilidade das maquinas de cartão de crédito é ampla contamos com a facilidade de ter a opção internacional para a conversão do câmbio automática. 

Superar a barreira da língua

A língua estrangeira também pode ser um desafio para quem pretende viajar internacionalmente a trabalho. Ainda mais se houver a necessidade de realizar uma palestra ou reunião importante. Nesse caso, o mais recomendado é que o colaborador tenha proximidade suficiente com o idioma local para não ter dificuldades na viagem. Além disso, há a opção de contratar um intérprete para auxiliar e contar com a tecnologia para traduções em tempo real também. 

Lidar com as diferenças culturais

Por último, não podemos nos esquecer que as diferenças culturais existem e podem ser um desafio para o viajante que está em uma viagem corporativa. Esse é um desafio que pode contribuir inclusive para o amadurecimento pessoal e profissional, mas que não deixa de ser um obstáculo a ser superado. Nesse caso, vale o bom senso, o respeito sempre e a compreensão do viajante. 


Bom, como em todas as viagens, viajar a trabalho para o exterior também resulta em ótimas oportunidades e desafios. O mais importante é que tudo seja bem planejado, que o colaborador receba o suporte necessário e que a empresa esteja preparada para lidar com os desafios de uma viagem internacional. 

Se gostou desse conteúdo, deixe seu comentário. Aproveite para conferir mais conteúdos aqui no blog da Onfly. 

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort
Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta