Governo lança “Aeroportos + Seguros”: o que muda na viagem corporativa?
Conheça quais são as inovações para aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos aeroportos brasileiros.
Foi lançado, neste mês, o programa do Governo Federal chamado de “Aeroportos + Seguros”. Essa iniciativa reúne alta tecnologia para aumentar a proteção de passageiros e bagagens nos principais aeroportos brasileiros.
O programa foi desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Polícia Federal (PF), em coordenação com a Receita Federal do Brasil (RFB) e os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Como o projeto quer aumentar o nível da segurança aeroportuária no país e modernizar os processos e as tecnologias utilizados na segurança, o que muda na viagem corporativa? É isso que tratamos a seguir.
O que muda com o “Aeroportos + Seguros”?
O “Aeroportos + Seguros” prevê, dentre outras ações, a instalação de mais câmeras e mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, reforçou a importância das novas medidas – que ainda serão implementadas:
“É fundamental aumentar a segurança nos nossos aeroportos. Mesmo quando concedidos, a responsabilidade é de todos. O Governo Federal está fazendo a sua parte nesta soma de esforços”.
A primeira fase do programa será implementada no Aeroporto Internacional de Guarulhos – terminal com mais circulação de passageiros, tanto doméstica quanto internacional, do Brasil com mais de 250 mil movimentos por ano.
A partir dessa primeira experiência com o terminal GRU, as medidas devem ser implementadas em outros grandes terminais aeroportuários do país.
E o que muda nas viagens corporativas?
Com a implementação das novas medidas, a viagem corporativa também vai se tornar mais segura no final das contas.
Inicialmente, com a implementação da proposta “Aeroportos + Seguros” no maior aeroporto do país, uma boa dica é que os viajantes a trabalho cheguem com um pouco mais de antecedência ao terminal de Guarulhos para garantir um embarque tranquilo, já que esta é uma etapa inicial e de testes.
Apesar disso, grande parte das medidas, como novos raios-x e scanner, são questões mais tecnológicas e que não vão mudar em nada o processo de embarque – apenas, vão garantir mais segurança para todos.
E o que você achou desse novo programa de segurança extra nos aeroportos brasileiros? Compartilhe sua opinião no nosso LinkedIn.
Aproveite e assine nossa newsletter e fique em dia com tudo que impacta sua viagem corporativa!