8 profissões que mais viajam a trabalho

A viagem a trabalho é rotina para muitos profissionais. Saiba quais são as profissões que mais viajam a trabalho.

Já pensou quais são as profissões que mais viajam a trabalho? Afinal, quem nunca sonhou em trabalhar viajando o mundo? Seja quando criança, adolescente ou até mesmo adulto, com certeza essa ideia já passou pela sua cabeça em algum momento.

Apesar da realidade ser bem mais complexa do que apenas viver viajando por aí, muitas profissões têm a viagem a trabalho como grande aliada dos seus negócios. Os encontros com clientes, feiras e eventos na sua área de atuação, seminários e workshops são alguns dos motivos mais comuns para realizar um tipo de viagem a trabalho.

Pensando nisso, listamos a seguir quais são as profissões que mais realizam viagens a trabalho. Confira:

1. Representante Comercial

Os representantes comerciais são conhecidos por fazerem as “pontes” de contato entre as empresas e os clientes. 

Por isso mesmo, sua presença pessoal é essencial para estabelecer e manter relacionamentos sólidos. 

Daí vem a importância das viagens corporativas para esses profissionais. Viajar permite que o setor comercial se envolva diretamente com os clientes, entenda suas necessidades e forneça soluções bem mais personalizadas. 

Além disso, a participação em feiras e eventos é uma oportunidade valiosa para construir redes de contatos e mostrar os produtos ou serviços oferecidos. Por essas razões, o representante comercial é um profissional que viaja bastante na sua rotina. 

2. Jornalista

Jornalistas são profissionais que ouvem e contam histórias, e muitas vezes, os personagens mais impactantes estão fora do escritório. 

Viajar possibilita que jornalistas estejam presentes em eventos importantes, entrevistem fontes diretamente, e capturem a essência de diferentes locais. 

Nem sempre a rotina de produção permite a esses profissionais fazem viagens muito longas em meio a apuração, mas com certeza o deslocamento administrativo entre o escritório de redação e diversos pontos da cidade fazem parte da rotina dos jornalistas. 

3. Fotógrafo

Assim como os jornalistas, os fotógrafos buscam capturar momentos únicos e contar histórias pela fotografia. Inclusive, uma curiosidade interessante é que fotografia na origem da palavra significa “escrever com a luz”. 

Viajar oferece oportunidades para explorar novos cenários, culturas e ambientes, resultando em imagens que transcendem fronteiras. Fotógrafos especializados em viagens, turismo ou fotojornalismo dependem da mobilidade para criar seu conteúdo visual. Por isso, esses profissionais costumam fazer parte do grupo de profissões que mais viajam a trabalho.

Aqui, vale lembrar ainda que esses profissionais podem ser contratados para registrar eventos ou pessoas fora da sua cidade de origem — demandando viagens a trabalho com os equipamentos fotográficos. 

O turismólogo é, por natureza, um especialista em destinos e experiências turísticas. 

Viajar pode ser essencial para esse profissional conhecer pessoalmente os destinos, avaliar a infraestrutura turística, estabelecer parcerias locais e criar pacotes turísticos mais autênticos e atrativos.

Com isso em mente, também vale lembrar que nem todo turismólogo precisa ter uma rotina de viagens corporativas. Isso depende de cada empresa e da contratação acertada entre o profissional e a empresa. 

newsletter

5. Produtor Cultural

Como os eventos culturais e artísticos muitas vezes ocorrem em diferentes locais, os produtores culturais precisam coordenar e organizar exposições, shows e festivais em diversas localidades. 

Para esse profissional, viajar é essencial para a pesquisa de locais, negociação de contratos, supervisão de montagens e outros procedimentos que vão dar a garantia de que cada evento seja bem-sucedido.

Na mesma linha de atuação, profissionais artísticos, como músicos e atores, podem ter uma rotina de viagens para participar de eventos e levar sua arte pelo mundo. 

6. Comissário de Bordo e Piloto

Para comissários de bordo e pilotos, viajar é a essência do trabalho

Esses profissionais são responsáveis por garantir a segurança e o conforto dos passageiros durante os voos. Além de vontade de viajar, esses profissionais geralmente enfrentam alguns desafios, como diferentes climas, fusos, horários e culturas, exigindo muita habilidade de adaptação e vontade de aprender sobre o mundo. 

7. Consultor de Negócios

Consultores de negócios são, geralmente, contratados para fornecer orientação especializada a empresas em diferentes regiões. 

Por isso, a presença física desses profissionais é importante para entender a cultura organizacional de cada cliente, avaliar os desafios locais e implementar soluções personalizadas. 

Como a mobilidade permite que os consultores estejam mais próximos dos clientes, construindo relações de confiança, esse é um dos profissionais que pode precisar viajar bastante na sua carreira. 

8. Profissionais C-Level

Além desses profissionais, altos executivos, como CEOs e CFOs, também costuma viajar muito a trabalho.

Esses profissionais desempenham papéis estratégicos e de liderança em seus negócios e, por isso, suas viagens são muitas vezes motivadas por reuniões com clientes, parceiros ou colaboradores, além de conferências e visitas a filiais. 

Outras profissões que mais viajam a trabalho

Sabemos que a necessidade de viajar a trabalho é intrínseca a diversas profissões. Porém, cabe destacar que as exigências de viagem podem variar conforme a empresa e a posição na organização. 

Algumas profissões podem exigir mais viagens do que outras, mas a quantidade de deslocamentos depende de outros fatores como o setor da empresa e a natureza do trabalho.

É essencial ter em mente que as obrigações da viagem a trabalho nem sempre tornam essa experiência tão agradável quanto uma viagem de férias, já que o colaborador terá deveres a cumprir na viagem, como participar de reuniões, feiras corporativas, seminários e outras atividades.

Também é fundamental mencionar que existem particularidades da viagem corporativa, como cumprir horário de trabalho, participar de reuniões, desenvolver relatório de viagem, guardar os comprovantes fiscais… E que, apesar de obrigatórios, esses deveres do viajante não precisam ser estressantes e nem oferecer uma experiência ruim de viajar a trabalho. 

Na verdade, com as ferramentas certas de gestão de viagens e de despesas, a viagem a trabalho pode ser produtiva e oferecer um cenário propício para os negócios.

Indique a Onfly para solucionar as viagens a trabalho da sua empresa:

Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *