Por que alteramos a jornada de busca do aéreo da Onfly?
Olá,
Esta semana fizemos uma modificação relevante na nossa plataforma de viagens, mudamos radicalmente a forma como os clientes fazem uma busca e emissão de uma passagem aérea na Onfly.
Nas últimas semanas, nosso time de produto e engenharia trabalhou arduamente para otimizar esta jornada, e aqui, cabe a mim, explicar os motivos e o contexto desta alteração.
Por muito tempo, nossa busca de aéreo foi uma das nossas principais “killer feature”.
Na nossa busca anterior, era possível buscar ida e volta em companhias diferentes, e nos primeiros três anos, notamos economia incrível de até 20% com esta funcionalidade.
Veja como era antes:
Entre 2018 e 2021, 40% das reservas de aéreo tinha companhias aéreas diferentes no trecho de ida e de volta.
Este número em 2024 caiu para apenas 10%.
As áreas de precificação das companhias aéreas mudaram substancialmente o modelo de tarifação, liberando tarifas promocionais nos trechos de ida, quando a volta fosse da mesma companhia área (no linguajar técnico, este trecho é conhecido como “roundtrip”).
E recentemente, vimos algo mais curioso ainda.
Trechos IDA/VOLTA (roundtrip) mais baratos que apenas o trecho de ida (one way).
Mais ou menos assim:
Passagem de BHZ (Confins) > São Paulo (Congonhas):
Ida: R$ 700,00
Ida/Volta: R$ 600,00
Não faz muito sentido né?
Pois bem, a gente sempre monitorou de perto estes “fenômenos”, e o que era bastante raro, começou acontecer com mais frequência.
Então, nosso time acelerou para colocar uma jornada unificada de ida/volta junto, para nunca mais ter estes erros de tarifação.
Seguimos firme no nosso propósito de trazer economia para os nossos clientes.
Hoje, viramos para toda a base este novo modelo de compra, ficou muito parecido com a jornada de Decolar, veja:
Agora, ficou mais “fácil” fazer uma compra de um trecho ida/volta na mesma cia aérea, com menos cliques.
Outro ganho, é que a busca ficou bem mais rápida, saindo de 30 seg em média para 20seg.
E para quem gostava do modelo antigo?
Bom, estamos na paralela trabalhando em um novo modelo de produto para toda jornada de busca e reserva de viagem.
No novo modelo, que em 45 dias estará no ar, vai ser possível comprar ida/volta junto e ida/volta separado, de uma forma bem mais fácil.
Portanto, o modelo atual ele só vai ficar por aproximadamente 45-60 dias.
Veja como vai ficar a nova busca, no modelo novo, que o time de engenharia e produto está trabalhando há quase 1 ano. Note como vai ser bem mais rápido e a experiência bem mais fluída.
Quem tiver feedback ou quiser compartilhar algo, crítica ou sugestão.
Vou adorar ouvir, só mandar mensagem pro e-mail: aereo-novo@onfly.com.br
Até logo 😉
Marcelo Linhares