Por que alteramos a jornada de busca do aéreo da Onfly?

Olá,

Esta semana fizemos uma modificação relevante na nossa plataforma de viagens, mudamos radicalmente a forma como os clientes fazem uma busca e emissão de uma passagem aérea na Onfly.

Nas últimas semanas, nosso time de produto e engenharia trabalhou arduamente para otimizar esta jornada, e aqui, cabe a mim, explicar os motivos e o contexto desta alteração.

Por muito tempo, nossa busca de aéreo foi uma das nossas principais “killer feature”.

Na nossa busca anterior, era possível buscar ida e volta em companhias diferentes, e nos primeiros três anos, notamos economia incrível de até 20% com esta funcionalidade.

Veja como era antes:

Entre 2018 e 2021, 40% das reservas de aéreo tinha companhias aéreas diferentes no trecho de ida e de volta.

Este número em 2024 caiu para apenas 10%.

As áreas de precificação das companhias aéreas mudaram substancialmente o modelo de tarifação, liberando tarifas promocionais nos trechos de ida, quando a volta fosse da mesma companhia área (no linguajar técnico, este trecho é conhecido como “roundtrip”).

E recentemente, vimos algo mais curioso ainda.

Trechos IDA/VOLTA (roundtrip) mais baratos que apenas o trecho de ida (one way).

Mais ou menos assim:

Passagem de BHZ (Confins) > São Paulo (Congonhas):

Ida: R$ 700,00

Ida/Volta: R$ 600,00

Não faz muito sentido né?

Pois bem, a gente sempre monitorou de perto estes “fenômenos”, e o que era bastante raro, começou acontecer com mais frequência.

Então, nosso time acelerou para colocar uma jornada unificada de ida/volta junto, para nunca mais ter estes erros de tarifação.

Seguimos firme no nosso propósito de trazer economia para os nossos clientes.

Hoje, viramos para toda a base este novo modelo de compra, ficou muito parecido com a jornada de Decolar, veja:

Agora, ficou mais “fácil” fazer uma compra de um trecho ida/volta na mesma cia aérea, com menos cliques.

Outro ganho, é que a busca ficou bem mais rápida, saindo de 30 seg em média para 20seg.

E para quem gostava do modelo antigo?

Bom, estamos na paralela trabalhando em um novo modelo de produto para toda jornada de busca e reserva de viagem.

No novo modelo, que em 45 dias estará no ar, vai ser possível comprar ida/volta junto e ida/volta separado, de uma forma bem mais fácil.

Portanto, o modelo atual ele só vai ficar por aproximadamente 45-60 dias.

Veja como vai ficar a nova busca, no modelo novo, que o time de engenharia e produto está trabalhando há quase 1 ano. Note como vai ser bem mais rápido e a experiência bem mais fluída.

YouTube video

Quem tiver feedback ou quiser compartilhar algo, crítica ou sugestão.

Vou adorar ouvir, só mandar mensagem pro e-mail: aereo-novo@onfly.com.br

Até logo 😉

Marcelo Linhares

Compartilhe esse conteúdo
Marcelo Linhares
Marcelo Linhares

Marcelo Linhares é um dos fundadores da Onfly, possui mais de 10 anos de experiência em marketing digital e varejo omnichannel, nos últimos 2 anos estudou o mercado de viagens e percebeu que as agências tradicionais trabalhavam da mesma forma há 20 anos, e resolveu criar a Onfly para transformar este mercado. Ele está sempre disponível no e-mail marcelo@onfly.com.br