O papel da liderança inspiradora no desenvolvimento dos times de alta performance

A liderança é a principal responsável pelo desenvolvimento, engajamento e motivação dos times. No primeiro momento parece simples querer uma posição de liderança e estar à frente na gestão de uma equipe. De perto, porém, é preciso entender que liderança precisa ser desenvolvida para tal desafio.

Que responsabilidade, não é mesmo?

Então, vamos falar um pouco sobre o papel da liderança inspiradora para o resultado dos times de alta performance.

O que é preciso para uma boa liderança?

A liderança deve desenvolver competências que agreguem valor à sua equipe e à empresa. Mas, como fazer isso? Além das competências técnicas, próprias da área de atuação da liderança, existem habilidades de gestão de times que devem ser aprimoradas e aprendidas, para que a liderança inspiradora esteja presente no modelo de gestão.

Para entendermos um pouco mais sobre o que é a liderança inspiradora, precisamos pensar que liderar não é chefiar, mas sim fazer a gestão dos times, abrindo caminhos para o desenvolvimento das pessoas.

Liderar não é impor decisões, mas permitir a participação ativa dos colaboradores no desenvolvimento dos processos e projetos. Liderar não é ter uma postura de saber tudo, mas permitir que novos conhecimentos sejam construídos e co-criados no ambiente de trabalho.

Importante dizer que um líder é aquele que, independente do nível hierárquico, consegue motivar e engajar sua equipe rumo aos objetivos da empresa. O líder é alguém em quem as pessoas confiam, escutam e se inspiram para alcançar resultados.

Mas, e o líder inspirador? Qual é o seu diferencial?

O líder inspirador é aquele que apoia o seu time a sempre buscar o melhor de si e o melhor resultado. É aquela liderança que consegue energizar o ambiente de trabalho, trazendo motivação e vontade de fazer cada vez mais e melhor. Além disso, a liderança inspiradora possui uma visão de futuro aguçada, identificando oportunidades de melhoria de forma antecipada, mobilizando seus times rumo a desafios agregadores.

O líder inspirador não lidera seu time somente com direcionamentos do que precisa ser feito e entregue, mas é capaz de fazer a equipe refletir sobre as oportunidades possíveis de serem vivenciadas, instigando a tomada da melhor decisão e a responsabilização pelos processos.

Mas, afinal quais são as principais características do líder inspirador?

Sem dúvida nenhuma a empatia e humildade são características fundamentais para uma liderança inspiradora, pois mostra a importância que o líder dá aos seus colaboradores, estando próximo a equipe e sempre aberto ao aprendizado.

Outra característica essencial para uma liderança inspiradora é saber dar e receber feedback. Ao dar feedback, o líder deve fazer considerações positivas e de melhoria embasadas e com ponderação. Ao receber o feedback, o líder tem que saber ouvir. Inicialmente, pode ser difícil fazer com que o time se sinta à vontade para apontar caminhos e relatar pontos de melhoria para a liderança. Mas, ao sentir que o líder está aberto para ouvir, o colaborador passa a entender que o feedback pode ser um instrumento de melhoria para toda a equipe.

Por último, mas não menos importante, um líder inspirador busca sempre o autoconhecimento. Conhecer os seus próprios pontos fortes e de melhoria ajuda a liderar com assertividade. O autoconhecimento é necessário para que o líder melhore sempre e possa inspirar seus liderados.

E quais são os benefícios de uma liderança inspiradora para os times?

Diante de uma liderança inspiradora, as equipes passam a ter maior disposição para inovação e para apresentar novas ideias. Também apresentam mais facilidade de adaptação às mudanças e enxergam motivos para aprender novos processos e adquirir novas habilidades que sejam relevantes para o negócio.

Importante dizer que, assim como outras características de liderança, a capacidade de inspirar pode ser desenvolvida, ou seja, é uma competência que pode ser adquirida através de metodologias e modelos de aprendizagem adequados.

Como vimos, a liderança inspiradora tem potencial para trazer resultados de impacto para a empresa, motivando e engajando os times, refletindo em entregas de alta performance.

Entendeu?

liderança
Compartilhe esse conteúdo
Time Onfly
Time Onfly

Quer entrar em contato conosco? Mande um e-mail para: marketing@onfly.com.br