Como escolher onde se reunir com clientes em viagens de negócio

Conheça as melhores práticas para organizar um encontro com seus clientes, para ter o maior retorno possível de investimento.

Em viagens de negócios, receber um atendimento personalizado faz toda a diferença. Cada vez mais é preciso fidelizar os clientes, oferecendo experiências relevantes e marcantes.

Uma das formas mais eficazes para personalizar o atendimento aos clientes em trânsito é a escolha dos espaços adequados para as reuniões profissionais.

Para identificar o perfil dos lugares para promoção desses encontros corporativos, entretanto, é preciso conhecer bem o que o cliente deseja. Ou seja, quais são suas expectativas com relação aos negócios que poderá fechar. Assim, é fundamental saber os hábitos desse cliente, seus medos e anseios, para que se possa traçar as estratégias de atendimento.

O ideal é ouvir o cliente corporativo: procurar saber de quais atividades ele gosta, qual o tipo de hospedagem, quanto tempo pretende ficar, se tem tempo para fazer lazer. E, nessa conversa, descobrir formas de atender às suas expectativas quanto ao tipo de ambiente em que gostaria de conversar sobre negócios.

Eventos corporativos: espaços pensados para arrebentar com as vendas

É cada vez mais comum que as empresas ofereçam experiências coletivas de prospecção de clientes ou mesmo fidelização da carteira já existente.

É possível reunir, em um único ambiente, diversas pessoas realmente interessadas no que você ou sua empresa têm a dizer e a vender. Esse acolhimento diferenciado faz com que os potenciais compradores prestem atenção nos seus produtos ou serviços.

Seja um workshop, uma palestra, uma oficina, uma proposta de imersão… Todos esses eventos corporativos demanda total acuro na preparação e na recepção aos clientes, que devem se sentir parte do seu projeto. A escolha certa do local de reunião permite transmitir uma mensagem de valor e aumentar o poder de influência da sua marca.

Um evento de sucesso se traduz na melhoria na percepção de todos os participantes em relação à sua marca. A aplicação eficaz dessa estratégia de acolhimento certamente trará novas parcerias, novas oportunidades de negócio, além de mais clientes interessados nos produtos ou serviços que sua empresa tem a oferecer.

Acredite, isto é muito importante e faz a diferença para os seus parceiros, uma economia no cardápio ou no buffet, por exemplo, pode sair caro na estratégia comercial.

Logo, a escolha do local em que seu evento acontecerá é de fundamental importância para o sucesso da ação. O ambiente escolhido deve necessariamente possuir uma boa infraestrutura para acomodar o público e ter uma boa localização, para que todos possam chegar sem maiores problemas.

Uma ótima alternativa é buscar por espaços de coworking, hotéis ou outros espaços que estão acostumados a promover eventos corporativos.

Recebendo bem o cliente: o espaço de reunião como estratégia de marketing

O segredo da boa recepção aos clientes está em pensar sob a ótica do público-alvo, oferecendo informações úteis, soluções eficazes e atendimento personalizado.

Nesse sentido, a escolha do espaço de reunião pode influenciar na percepção do cliente sobre você e a marca que representa. Portanto, uma escolha mais consciente se torna também uma estratégia de marketing.

Como escolher o lugar da reunião com o cliente em viagens de negócio?

Para escolher o melhor lugar para a reunião de negócios com o cliente ou parceiro é importante levar em conta qual é o principal assunto da reunião e até mesmo as preferências individuais.

A seguir, listamos boas opções para tornar o encontro de negócios mais personalizado:

Coworking

Uma das estratégias que podem ser bastante eficientes é a escolha por um modelo diferenciado de atendimento de clientes em situação de viagem corporativa: o coworking. Trata-se de um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa, mas podem se reunir para potencializar suas experiências de venda. Inclusive, esse formato se popularizou com a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, com práticas remotas.

Receber seu cliente numa dessas salas de convergência de ideias costuma ser uma ótima estratégia de acolhimento. Tanto ele quanto você podem se apropriar afetivamente do espaço de trabalho e perceber a cooperação é uma forma inteligente e motivadora de fazer negócios.

Os depoimentos de pessoas que fazem uso constante ou eventual do coworking dão conta de um novo e instigante estilo de vida e de comunicação corporativa, que reúne profissionais e empresas que buscam trabalhar com propósito, fazendo aquilo que gostam e em que acreditam de verdade.

Hotéis ou escritórios

Uma outra forma de receber seus clientes, mais tradicional, mas não menos eficiente, é o agendamento em espaços tipicamente corporativos, como eventos em hotéis, resorts ou mesmo escritórios funcionais.

É importante considerar que há clientes que se sentem mais seguros quando são recebidos em um escritório físico, em um endereço fixo, ao qual eles possam retornar eventualmente, seja para acompanhar as negociações, reclamar, sugerir mudanças ou mesmo agradecer pelo serviço prestado.

Existem clientes que exigem mais do setor de relacionamento da empresa, pela complexidade da negociação em curso, demandando um atendimento mais pessoal, com uma conversa direta para uma melhor interpretação do caso, o que muitas vezes é difícil tratar por e-mails ou telefone, ou mesmo num espaço de coworking.

Daí, a necessidade de conhecer profundamente as necessidades do seu cliente, antes mesmo da escolha do ambiente em que você irá recebê-lo para, quem sabe, fechar ótimos negócios.

Dicas para receber bem o seu cliente, seja onde for

É imprescindível escolher um local seguro e agradável para seu cliente. Uma das maiores preocupações deve ser o lugar para que ele possa estacionar seu carro, se for com o veículo próprio ou alugado. Sabemos que não é nada agradável ter que ficar preocupado com o veículo enquanto conversa sobre negócios, ou andar várias quadras para achar um lugar adequado para estacionar.

Pode ser interessante organizar uma visita ao escritório onde você atua, mostrando o espaço e os colaboradores, se isso for de acordo com a cultura do seu negócio. Aqui na Onfly, adoramos receber nossos parceiros. Nesses casos, é fundamental reservar uma sala de reunião para a conversa poder fluir sem interrupções após a visita ao ambiente. Essa é uma boa chance de mostrar a “cara” do seu negócio, quem realmente faz as operações acontecerem.

Da mesma forma, pode ser que o seu cliente te convide para conhecer a sede do seu negócio. Por isso, vale considerar essa opção.

A reunião de negócios pode ser feita em casa?

Depende do perfil do cliente e do tipo de conversa que vocês terão. Pode ser muito acolhedor oferecer um atendimento mais humano e caseiro, e certos clientes também poderão se identificar com essa ideia.

Mas é importante fazer uma sondagem prévia, buscando informações mais precisas com amigos e outros clientes em comum, para se ter certeza de que esse tipo de atendimento mais informal lhe trará o retorno desejado.

De outro lado, existe um tipo de cliente que gosta de ser atendido em sua própria residência, e normalmente ele vai pedir para que você o visite. Entretanto, é necessário evitar, nesses casos, as distrações que normalmente acontecem num espaço familiar — crianças correndo, telefone ou campainha tocando etc. Se ambos se sentirem à vontade para superar os obstáculos naturais desse tipo de atendimento, vão em frente!

Como saber se a escolha foi acertada?

Lembrando, o mais importante, no seu evento é dar payback no investimento, portanto, faça as contas do investimento antes, planeje bem, e execute com maestria, mas não se esqueça de colocar um prazo para analisar se este investimento deu ou não retorno.

Se deu retorno, a dica é: acelere e faça mais…

Qual é o seu lugar preferido para fazer reuniões de negócios com os seus clientes?

newsletter

Compartilhe esse conteúdo
Time Onfly
Time Onfly

Quer entrar em contato com o time da Onfly? Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *