IPO do OYO? Será que sai desta vez?
Depois de anunciar investimento da Microsoft, a OYO pode realizar o IPO ainda este ano, provavelmente, será o maior IPO de uma empresa de turismo em 2021
Já falamos aqui, que admiramos muito o modelo de rede de hotéis OYO (embora nossa experiência não tenha sido tão legal), é um modelo de negócios, que nasceu na Índia, fundada pelo jovem Ritesh Agarwal, que utiliza tecnologia para verticalizar a cadeia, entregando eficiência de processos na distribuição, além de dar crédito para pequenos hoteleiros.
A rede já conta com 1.3milhões de quartos, em 80 países, inclusive já conta com dezenas de hotéis no Brasil.
A companhia já captou U$ 4,1B de vários investidores, cujo o principal é o gigante japonês SoftBank.
Esta semana está circulando no mercado que a companhia finalizou uma rodada com a Microsoft, avaliando a companhia em $9B, e conversando com bancos como JPMorgan e Citi, para preparar a companhia para realizar o IPO, ainda este ano.
Provavelmente os números irão ser divulgados em setembro, há uma enorme curiosidade acerca da startup Indiana, haja visto que ela, assim como todo o mercado de hospitalidade e turismo, sofreu muito na pandemia, reduziu força de trabalho em aproximadamente 3mil colaboradores, e foi duramente criticado por vários especialistas, inclusive Scott Galloway, uma das maiores autoridades em economia digital da atualidade.
Aqui no Brasil, em fevereiro deste ano, a companhia fez um movimento praticamente de retirada, mantendo todo o suporte dos hoteleiros e captação de novos hotéis, completamente online. No México, foi feito um movimento semelhante, a explicação é que a rede decidiu focar os esforços em países como Índia e China, onde ela é líder de mercado.
Seguimos por aqui, torcendo para que a rede tenha sucesso no seu IPO, difícil ter o mesmo êxito obtido pelo Airbnb, mas ainda sim, pode ser o maior IPO de uma empresa de turismo em 2021.