Como se preparar para a gestão de viagens em 2024? 

Confira hacks para melhorar o processo de gestão de viagens na sua empresa de olho em 2024.

O último mês de 2023 está batendo à porta… Não é raro ver decorações de Natal e empresas se organizando para fazer uma confraternização de fim de ano. De fato, 2023 está na reta final e, por isso mesmo, gestores e lideranças das empresas já se prepararam para 2024. 

Com isso em vista, preparamos este artigo com hacks para se preparar para a gestão de viagens em 2024. Confira quais são as oportunidades para melhorar a eficiência das viagens e despesas corporativas, visando viajar mais e melhor no próximo ano. 

Busque ferramentas para simplificar os processos de gestão de viagens

Não é preciso esperar a virada do ano (e muito menos o Carnaval passar) para pensar em como melhorar o processo de gestão de viagens e de despesas da sua empresa. É fato que as empresas buscam, cada vez mais, digitalizar os fluxos de trabalho para dedicar mais tempo para ações estratégicas. 

Para se ter uma ideia, segundo a Global Business Travel Association (GBTA), 60% dos compradores e 65% dos fornecedores de viagens corporativas esperam que sua empresa aumente os investimentos em tecnologia e automação no próximo ano. 

Gestores que não querem ficar para trás podem buscar por ferramentas que vão ajudá-los a estruturar um processo mais simples e eficiente de gestão. Uma solução tudo em um, como a da Onfly, torna o fluxo menos burocrático e mais tecnológico. Com ela, gestores podem dedicar seu tempo para ações mais táticas e menos operacionais, enquanto, viajantes têm acesso a uma melhor experiência de reserva e de prestação de contas. 

Fique de olho em tendências do setor para 2024

Outro fator essencial para uma boa gestão de viagens em 2024 é se atentar às tendências do setor de viagens corporativas. 

Por exemplo, sustentabilidade e NDC são pautas em alta neste ano e vão continuar em voga para 2024. Essa “Nova Capacidade de Distribuição” trata da distribuição de conteúdo desenvolvida pela International Air Transport Association (IATA) para permitir que as companhias aéreas possam oferecer serviços e produtos personalizados aos clientes finais através dos canais indiretos de vendas. 

Se o gestor de viagens ainda não está por dentro dessas tendências, ainda há tempo para se atualizar. Confira aqui no Blog da Onfly qual é o impacto do NDC no mercado de viagens e qual é o papel do gestor de viagens na agenda global de ESG, além de outros artigos que podem te ajudar a ficar por dentro das novidades.

Sobre este tema, ainda conforme a GBTA: 

  • 46% dos gestores considera o processo de reserva como o principal desafio para 2024;
  • 24% deles avalia como principal risco aquelas reservas fora da política;
  • já 22% disse que o risco são as emissões feitas via NDC;
  • por outro lado, 4 em cada 5 gestores querem mais informações sobre NDC para o próximo ano;
  • e 39% disse que a sustentabilidade é uma prioridade para ano que vem. 

Atenção ao orçamento de despesas de viagens 

Custo é a principal preocupação para gestores em 2024 e isso não é à toa. Segundo a pesquisa da GBTA, 67% dos gestores esperam que o orçamento de viagem de sua empresa aumente ou permaneça o mesmo, enquanto cerca de 20% espera que o orçamento de viagens da empresa diminua.

Apesar de citado como uma questão que estará presente no dia a dia de gestores em 2024, o planejamento do orçamento começa bem antes. Na realidade, grandes empresas já estão com o orçamento para 2024 definido ou em fase final de planejamento.

Isso porque esse é um processo mais complexo, que demanda levantamento de dados sobre as despesas anteriores e um cálculo preciso, seja pelo orçamento incremental ou base zero

Se a sua empresa ainda não definiu o orçamento para as despesas de viagens em 2024, esse é o momento. Preparamos um curso totalmente gratuito para te auxiliar a encontrar a melhor estratégia para as viagens da sua empresa. Acesse o curso da Onfly Decola aqui

Esse planejamento é essencial, porque é ele que guiará todas as ações dos viajantes e gestores no próximo ano. 

Qualificação de gestores de viagens

Além dessas questões inerentes à rotina de gestão de viagens, um hack poderoso para melhorar os processos na sua empresa é a qualificação e atualização constante dos gestores

Não é tão simples encontrar cursos e conteúdos dedicados exclusivamente para atualizar e impulsionar a carreira de gestores de viagens. Por isso, desenvolvemos uma plataforma educacional gratuita chamada Decola com cursos de interesse de gestores e outros profissionais do mercado de viagens.

Hoje, na plataforma, você pode acessar gratuitamente conteúdos sobre:

  • planejamento orçamentário;
  • da operação à gestão de viagens corporativas;
  • gestão de bilhetes não voados;
  • políticas e procedimentos de viagens.

Outros cursos serão divulgados em breve e todo este material é gratuito. Além de aulas, temos uma seleção de e-books e cases de sucesso que podem fornecer informações e insights importantes. 

Confira todos os e-books acessando aqui e os cases de sucesso aqui. Para começar, baixe o conteúdo 13 KPIs que todo gestor de viagens deve acompanhar gratuitamente pelo formulário abaixo: 

Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!