5 dicas para melhorar a gestão de viagens para o terceiro setor

Organizações sem fins lucrativos, ONGs, fundações e outras entidades do terceiro setor viajam frequentemente a trabalho para participar de reuniões, eventos, conferências e para realizar visitas a projetos e comunidades apoiadas.

Com esses deslocamentos é preciso pensar em uma plataforma de gestão de viagens e despesas voltada para as necessidades do terceiro setor, a fim de aprimorar a gestão de viagens para o terceiro setor. 

Segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o terceiro setor responde por 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e por 5,88% dos postos de trabalho remunerados no país, diretos e indiretos.

Diante desta grande potência numérica e de impacto, essas viagens são importantes para fortalecer parcerias, expandir redes de contatos, obter recursos e conhecimentos, além de permitir a troca de experiências e aprendizados com outros atores do setor. 

Além disso, muitas organizações do terceiro setor se apoiam nas viagens para realizar ações humanitárias em emergências, ajudando a levar assistência e recursos para regiões afetadas por desastres naturais, conflitos armados ou outras crises humanitárias.

A seguir, te contamos 5 formas de melhorar a gestão de viagens para o terceiro setor e como uma plataforma “tudo em um” pode te ajudar, caso trabalhe em uma dessas organizações, a ampliar o impacto sistêmico e social. 

Fortalecimento de parcerias estratégicas

A transformação digital trouxe inúmeros benefícios para a sociedade, mas nada tira o poder do encontro cara a cara para desenvolver parcerias, para fortalecer o relacionamento com clientes e para a tomada de decisões assertivas pelo “termômetro” das conexões.

Uma plataforma de viagens mais tecnologia, moderna e simples de usar pode ampliar e ajudar a estabelecer parcerias estratégicas com empresas e organizações que compartilham os mesmos valores e objetivos. 

Uma vez que as organizações do terceiro setor precisam lidar com questões como orçamento limitado, redução de custos e transparência na gestão de recursos, uma plataforma de viagens é bastante útil para maior controle das despesas, além de forte captação de recursos que necessitam de reuniões presenciais. 

Geração de renda

Muitas organizações sem fins lucrativos dependem de doações, programas de incentivo e investimento de recursos para se manterem.

Com isso, uma plataforma de viagens, como a Onfly, pode ajudar a gerar receita adicional para o terceiro setor, permitindo que as organizações continuem trabalhando em prol de suas causas, com toda a transparência e economia de recursos.

Importante citar que, com os benefícios da Onfly, democratizamos o acesso à gestão de viagens no Brasil! Não importa o tamanho da sua empresa: agora ela pode ter acesso a tarifas, acordos e sistemas de gestão que até pouco tempo eram exclusivos das grandes corporações. Essas parcerias podem ajudar a ampliar o alcance e impacto dos projetos.

Aumento da visibilidade e divulgação de projetos 

A comunicação e divulgação de projetos e ações em entidades do terceiro setor é uma ferramenta primordial para a sua manutenção.

Uma plataforma de viagens faz parte da gestão de viagens para o terceiro setor mais ágil e descomplicada. Pois, contribui para a divulgação de projetos do terceiro setor para um público mais amplo, aumentando a visibilidade das iniciativas e, consequentemente, as chances de sucesso. Além de facilitar a participação em eventos, jantares e oportunidades de negócios. 

Com o processo de ponta a ponta, a Onfly oferece ao cliente corporativo a possibilidade de fazer o gerenciamento em tempo real das viagens, desde a cotação de passagem e hotel até os gastos com deslocamento e alimentação.

Com isso, é possível planejar os deslocamentos para o aumento da visibilidade e divulgação de projetos. 

Economia de recursos e gestão mais eficiente

A gestão de viagens do terceiro setor pode ser muito mais eficiente. Com uma solução completa, as tecnologias podem auxiliar as organizações do terceiro setor a economizar dinheiro em suas viagens.

Isso acontece por meio de tarifas corporativas e descontos exclusivos em passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros, entre outros serviços, além de visibilidade de recursos para gerar economia e antecedência de compra mais eficiente.

Essa vantagem é particularmente útil para organizações que precisam viajar com frequência, como aquelas que atuam em projetos internacionais.

Além de apoiar as organizações do terceiro setor a gerenciar suas viagens de forma mais eficiente, permitindo que elas monitorem seus gastos, gerenciem relatórios de despesas, controlem seus orçamentos e obtenham insights sobre seus gastos com viagens. Ou seja, na prática, as organizações vão tomar decisões mais bem informadas e alocar melhor seus recursos.

Oportunidades de voluntariado

Muitas organizações sem fins lucrativos oferecem oportunidades de voluntariado para seus apoiadores. Uma plataforma de viagens ajuda a conectar essas pessoas a projetos e comunidades que precisam de apoio, permitindo que elas contribuam para uma causa enquanto viajam.

Com uma gestão de viagens para o terceiro setor bem desenvolvida, o voluntariado consegue atuar de maneira mais impactante.

Vale lembrar que essa é uma forma importante de envolver as comunidades e de aumentar o impacto das atividades da organização, ao mesmo tempo, em que permite que os apoiadores participem ativamente das causas que acreditam.

Além de gerar um estreitamento de relação com empresas parceiras, oferecendo oportunidades de voluntariado presencial, como participar de eventos de arrecadação de fundos, ajudar em ações de conscientização, contribuir com atividades de campo, entre outras.

Ferramenta de gestão de viagens para o terceiro setor

É uma empresa do terceiro setor e ficou interessando em conhecer mais a fundo uma solução completa de viagens que permite colocar em ação todas essas vantagens?

Uma plataforma de viagens moderna, como a Onfly, contribui para conectar viajantes a iniciativas que visam criar um impacto social positivo e, assim, incentivar o turismo consciente e responsável, atraindo potenciais investimentos e parcerias.

Já pensou em como melhorar a gestão de viagens com tecnologia (como a oferecida pela Onfly) para este segmento? Converse com um de nossos especialistas, descubra os benefícios da Onfly e amplie seu impacto social.

viagem a trabalho
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br