5 dicas para melhorar a gestão de viagens em empresas de varejo
Desde bens duráveis, como carros e materiais de construção, até alimentos e roupas, o varejo brasileiro tem forte desempenho na economia brasileira, na geração de renda e de empregos. Esse setor precisa viajar a trabalho frequentemente para fidelizar clientes, expandir negócios e até mesmo encontrar fornecedores.
Com essa rotina de viagens, é essencial investir em estratégias e ferramentas para melhorar a gestão de viagens em empresas de varejo.
Com isso em mente, uma plataforma de gestão de viagens e de despesas pode influenciar positivamente os resultados de uma empresa de varejo.
Só para se ter uma ideia da importância do setor no Brasil, quando somados o varejo restrito e o ampliado, esse setor movimentou 4,4 trilhões de reais em 2021. Esse valor total equivale a 50,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Por isso, otimizar processos, diminuir custos e obter mais resultados das viagens corporativas é fundamental para o crescimento e sucesso das empresas do varejo. É pensando nisso que vamos conhecer 5 dicas de como a tecnologia pode melhorar a gestão de viagens em empresas de varejo. Confira!
Tecnologia para melhorar a gestão de viagens em empresas de varejo
1. Aumento nas vendas
O varejo se caracteriza por todas as atividades de venda, seja de bens ou serviços, que são realizadas diretamente ao consumidor final. Por isso, uma travel tech, como a Onfly, pode oferecer uma série de benefícios para empresas desse setor e um deles é o aumento das vendas.
É que, com o auxílio da tecnologia, as empresas de varejo podem direcionar seus recursos para o core business. Ou seja, menos tempo é gasto para organizar e gerir as viagens de trabalho, seja para encontro com fornecedores, para reuniões com parceiros, eventos com potenciais clientes.
Também, é possível ter mais mobilidade. Com uma gestão de viagens em empresas de varejo mais eficiente, os colaboradores podem visitar mais clientes em menos tempo, com um itinerário de ponta a ponta, desde aéreo, rodoviário, aluguel de carros e hospedagem, até o controle dos gastos. Tudo isso colabora para mais vendas!
2. Redução de custos
Além de aumentar as vendas, com o uso da tecnologia como aliada nas viagens a trabalho, as empresas de varejo podem reduzir os custos. Dentre os motivos para que as empresas de varejo façam viagens a trabalho, podemos citar:
- visitar fornecedores;
- participar de feiras e eventos;
- realizar pesquisa de mercado in loco;
- treinar funcionários;
- visitar lojas;
- expandir a atuação, com novas unidades e sedes.
Todas essas viagens podem ajudar a empresa a melhorar sua operação, oferecer produtos ainda mais adequados ao cliente, prestar serviços de qualidade e se manter competitiva na área de atuação.
E como todo o processo de reserva é feito por uma plataforma tudo em um, é mais fácil visualizar quais são os gastos e mantê-los dentro da política de viagens da empresa. Além disso, a solução diminui as chances de fraudes e inconsistências nos números, garantindo mais transparência na prestação de contas.
Outro benefício da tecnologia na gestão de viagens em empresas de varejo é o comparativo de preços na própria plataforma. Seja para reserva de voos, transporte e até hospedagem: é possível buscar pelo menor preço para sua viagem a trabalho.
3. Mais eficiência
Diminuir custos somado ao aumento das vendas indica melhores resultados nas empresas do varejo. Além disso, é mais eficiência para reservar hotel, aéreo, transporte rodoviário e carro para os viajantes corporativos. Não é preciso perder tempo aprendendo a usar uma ferramenta ineficaz, já que o sistema é bastante intuitivo.
Além disso, o próprio viajante pode ser o responsável por fazer suas reservas, dentro das diretrizes da política de viagens, descentralizando o processo que não vai precisar acontecer apenas pelo gestor de viagens.
A eficiência da empresa de varejo também é afetada pelos dados assertivos. O viajante não precisa acumular as notinhas dos gastos de viagem (arriscando perdê-las no caminho). Todo o processo de prestação de contas também acontece pela plataforma, com dados disponíveis para consulta. Assim, é mais eficiência para saber o que funciona (ou não) nas viagens corporativas das empresas do setor.
4. Acesso a novos mercados
Expandir os negócios da empresa de varejo fica muito mais simples com uma ferramenta eficaz de gestão de viagens. Seja para estudar o mercado local, para investir em novas unidades ou até mesmo para avaliar a concorrência, estar presente em diversos locais é primordial para a saúde de uma empresa do setor.
Para isso, nada melhor do que uma ferramenta end-to-end que vai centralizar todas as necessidades de gestão de viagens e de despesas em um só lugar. A operacionalização de das estratégias de viagens traz vantagem competitiva para o mercado.
Seja em um deslocamento rápido para visita a parceiros ou uma estadia maior para implementar nova sede ou unidades, uma ferramenta ideal gestão de viagens em empresas de varejo vai te ajudar em todo o processo da viagem corporativa!
E, se precisar de ajuda, o ideal é contar com um time de suporte é humanizado e atuante 24/7, como o da Onfly. Se acontecer um imprevisto durante a sua viagem corporativa, você não precisa encarar horas de espera com o robô para solucioná-lo.
5. Contato com parcerias
O aperto de mão, o olho no olho e o contato presencial são imprescindíveis na hora de fazer negócios e, para empresas de varejo, não é diferente. Para fechar parcerias, negociar com fornecedores e até mesmo encontrar clientes especiais, estar pessoalmente faz diferença e facilitar esse contato faz parte da rotina de viagens para o varejo.
Para isso, contar com um serviço que facilita as reservas, economiza tempo e poupa dinheiro é um dos pontos principais das vantagens em ter a solução da Onfly nas empresas desse setor.
Fale com um dos nossos especialistas e entenda como a travel tech B2B n.1 da América Latina pode entregar a melhor experiência para as suas viagens corporativas dentro do setor do varejo.