Gen X, Millenial e Gen Z: qual o impacto das gerações nas viagens a trabalho?
Mais conforto, conexões humanas e bem-estar são algumas das novas tendências das gerações nas viagens
Nas viagens a trabalho, os colaboradores buscam soluções que sejam personalizadas para suas demandas, gerando mais facilidade, conforto e economia. Nesse contexto, há grande impacto das gerações nas viagens a trabalho, afinal, cada idade possui expectativas, estilos de trabalho e necessidades variadas.
Dentre as classificações, chama-se Geração X as pessoas que nasceram de 1965 a 1979. Já os Millennials são as pessoas nascidas de 1980 a 1994. E a Geração Z, o público nascido de 1995 a 2012.
Diante de um mercado que engloba viajantes com idades e perfis diferentes, em relação ao uso da tecnologia, do bem-estar na viagem e, até, do viés da sustentabilidade, fique por dentro das perspectivas das gerações nas viagens a trabalho.
Características das gerações nas viagens a trabalho
Tecnologia de ponta a ponta
Contar com tecnologia para viagens a trabalho mais eficientes e automatizadas é um assunto que chama a atenção de todas as gerações nas viagens a trabalho, como aponta um estudo da Hilton.
Sobre a praticidade e a importância de uma reserva 100% online, ela é citada por 74% da Geração X. Já para a Geração Z, isso corresponde a 83% do grupo. E essa é uma característica muito marcante dos Gen Z, a primeira geração “nativa digital” e com uma presença online muito grande, que priorizam soluções mais tecnológicas e de acesso facilitado.
Nas viagens a trabalho, isso pode corresponder às reservas de voos e hotéis, como também à consulta das informações e ao processo de prestação de contas, no envio de cupons fiscais, Relatório de Despesas de Viagem e reembolsos, por exemplo.
Facilidade de acesso e integração
Outra tendência das gerações nas viagens a trabalho é a busca por soluções integradas e por plataformas mais intuitivas. Principalmente as gerações mais novas, como Gen Z e Millennials, procuram por funcionalidades que estejam conectadas ao longo de toda a jornada da viagem corporativa.
Um exemplo disso é a Onfly, que conta com uma plataforma tudo-em-um para facilitar a navegação dos viajantes, além de facilitar o acesso aos dados para os gestores. Com isso, é possível navegar por softwares de gestão empresarial, de pessoas e financeiro em uma única plataforma.
Foco em bem-estar e conexões
Além de soluções mais tecnológicas, as gerações nas viagens a trabalho buscam uma conexão mais humanizada, além de um foco no bem-estar e na segurança durante a viagem.
Para Millennials e a Geração Z, as viagens a trabalho são vistas como uma oportunidade para se conectar e aprender em conjunto com outras realidades, seja em workshops, eventos ou visitas às sedes, por exemplo.
Enquanto isso, o foco da Geração X está em garantir uma boa experiência de sono durante a viagem corporativa. Como apontado por 68% do público, o descanso está fortemente atrelado à produtividade durante o trabalho, como também à percepção de conforto e satisfação durante esse período.
Sobre saúde e segurança, é uma pauta geral a preferência pela escolha do meio de transporte e pelas acomodações. Por isso, é importante contar com uma solução que personalize o processo de compra dos viajantes e tenha flexibilização da política de viagens.
Sustentabilidade como pauta
Outra prioridade das gerações nas viagens a trabalho é a pauta de sustentabilidade. Mais de 90% de todas as gerações demonstram preocupação para reduzir o impacto no ambiente durante as viagens corporativas.
Dentre elas, a Geração Z se sobressai em relação às ações de sustentabilidade. Por exemplo, são viajantes que buscam hospedagens e estadias ecologicamente mais responsáveis. Além disso, buscam entender os níveis de emissão de carbono durante os voos.
Assim, é fundamental que as políticas de viagens, como também outros processos, estejam alinhados com as pautas do ESG (ambiental, social e de governança). Outra possibilidade são as ações que recompensem os viajantes que possuem um perfil mais ecológico durante as viagens a trabalho.
Esses são alguns dos insights sobre os impactos das gerações nas viagens a trabalho: de tecnologia a ações mais sustentáveis. Para ficar por dentro de outras tendências das viagens corporativas, se inscreva na nossa newsletter!