Como lidar com estresse na viagem corporativa?

Algumas dicas podem reduzir o estresse na viagem corporativa; confira!

As viagens corporativas são uma realidade para muitos profissionais. Seja para participar de reuniões importantes, eventos ou fechar negócios, essas viagens têm papel importante para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento profissional do viajante. 

Apesar disso, a viagem a trabalho pode ser um momento estressante e cansativo. Por isso, separamos a seguir algumas estratégias simples que permitem lidar com o estresse e tornar a viagem mais agradável e também mais produtiva

O que pode causar estresse na viagem corporativa?

Antes de falarmos de como lidar com o estresse nas viagens corporativas, é preciso conhecer bem quais são os fatores que causam esse desconforto e ansiedade, principalmente para os viajantes. 

Viagens longas, voos com muitas conexões ou escalas, agenda apertada, valor de diária de alimentação insuficiente, problemas no transporte, voo atrasado, reserva cancelada no hotel, processo lento de reembolso, bagagem extraviada… Ufa, todas essas situações são estressantes e podem afetar o bem-estar do viajante.

Com certeza você já passou por uma situação parecida ou conhece alguém que já passou por um momento de estresse na viagem corporativa. E essas são apenas algumas das situações mais recorrentes que podem acontecer e deixar o viajante mais estressado. 

Por isso, o gerenciamento do estresse, antes durante e depois da viagem é uma maneira importante de reduzir a ansiedade da viagem e contribuir para que as reuniões, contatos, eventos e outros compromissos profissionais tragam o retorno esperado. 

Estresse antes da viagem corporativa

A preparação e a organização são importantes para qualquer viagem e não seria diferente em um compromisso a trabalho. Por isso, antes de sair de casa, é importante fazer uma lista de tudo o que precisa ser levado na viagem. Isso vai ajudar a evitar esquecimentos e a reduzir a ansiedade antes da partida.

Também é importante fazer as reservas com antecedência, seja para escolher o melhor voo, o assento mais confortável ou até mesmo a hospedagem mais próxima do evento. Neste sentido, vale mapear o itinerário da viagem para ficar mais tranquilo(a) sobre o tempo necessário de deslocamento. 

Outro ponto que vai deixar o viajante mais tranquilo é organizar a mala com atenção. Lembre-se que a bagagem deve estar dentro das medidas da companhia aérea e que computadores, celular e carregadores devem, preferencialmente, ficar na mala de mão para garantir acesso mais fácil aos equipamentos. Confira nosso guia completo da mala de viagem aqui.

Antes de embarcar, também é uma ideia baixar aplicativos de viagem e manter as informações de contato atualizadas, para caso haja algum imprevisto. Além disso, é fundamental checar com antecedência a documentação necessária, como passaporte e visto, no caso de viagens para o exterior. 

estresse viagem corporativa
Estratégias certas podem reduzir as chances de estresse na viagem corporativa

Estresse durante a viagem corporativa

A maioria das situações de estresse acontece durante a viagem corporativa. Para lidar melhor com o estresse, uma das principais dicas é ter cuidado com as notinhas dos gastos corporativos, já que perdê-los vai causar um grande transtorno. 

Se a sua empresa utiliza uma plataforma de gestão de despesas, como a da Onfly, isso fica muito mais simples, já que é só fazer o upload dos seus recibos, sem risco de perdê-los. 

Vale cuidar do seu bem-estar. Para isso, vale fazer alguma atividade física simples (como uma caminhada rápida), manter a ingestão de água, tentar seguir a dieta da rotina (e evitar fast food). 

Também é fundamental manter uma rotina de sono saudável. Mesmo que a viagem seja corrida, tente estabelecer um horário fixo para dormir e acordar. Isso pode contribuir para reduzir o cansaço e a fadiga, além de melhorar o desempenho nas atividades durante a viagem.

Lembre-se de tirar um tempo para si durante a viagem. Seja para ler um livro, assistir a um filme ou fazer algo relaxante, é importante dedicar um tempo para relaxar e recarregar as energias. Entrar em contato com seus amigos e familiares mesmo enquanto estiver viajando também vai ajudar a liberar o estresse. 

Estresse depois da viagem corporativa

Deu tudo certo na viagem e chegou a hora de voltar para o escritório! Para os viajantes corporativos, a principal fonte de estresse depois da viagem é o processo de reembolso – que pode ser bastante lento e arcaico em algumas empresas. 

A dica para o colaborador é fazer a prestação de contas das suas despesas o mais rápido possível, para que o reembolso também aconteça o mais breve. Vale também pensar sobre o que deu certo e o que deu errado nesta viagem para fornecer feedbacks para o seu gestor de viagens ou colega de trabalho, garantindo que as próximas experiências sejam ainda melhores. 

Como as empresas podem ajudar a lidar com o estresse dos viajantes? 

Nem todas as situações estressantes durante uma viagem corporativa estão nas mãos dos viajantes corporativos. Por isso, a empresa e o gestor de viagens desempenham papéis importantes para uma viagem tranquila. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e estratégias que são importantes para que as empresas coloquem em prática: 

  • Permita que os funcionários reservem viagens por conta própria, dentro do fluxo de aprovação e das normas da política de viagens; 
  • Tenha atenção ao valor calculado para a diária de alimentação, se é suficiente para a região e a situação econômica atual – evitando desconforto para o colaborador; 
  • Estabeleça regras automatizadas na plataforma de gestão de viagens para que as políticas de viagens sejam fáceis de entender e cumprir;
  • Tenha suporte 24 horas por dia, sem atendimento robotizado, para ajudar os viajantes; 
  • Automatize processos e simplifique a gestão de despesas, tornando o reembolso um processo eficaz; 
  • Utilize cartão corporativo para ajustar o limite de gastos e evitar reembolso;
  • Incentive os funcionários a darem feedbacks do que funcionou e do que precisa melhorar no processo das viagens corporativas, para atualizar as políticas e normas. 

Com essas estratégias em prática, a rotina dos viajantes corporativos se torna mais tranquila e menos estressante, tornando a experiência de viagem mais simples e voltada ao que realmente importa: a saúde do negócio. 

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos para simplificar suas viagens e despesas corporativas! 

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!