5 razões para empresas modernas automatizarem processos

Entenda por que as empresas com automação de processos tem mais eficiência e como isso aliado dos profissionais mais buscados no mercado de trabalho.

A automação de processos é uma ferramenta importante para impulsionar a eficiência, melhorar a transparência, minimizar erros e permitir que as organizações se concentrem no seu core business

Apesar disso, muitos profissionais ainda são relutantes a apoiarem adoção de ferramentas de automação e modernização dos processos. Gestores, analistas e auxiliares não querem ser “substituídos” pelas ferramentas. 

Porém, a adoção de tecnologias que automatizam tarefas rotineiras e repetitivas não se trata de substituir um bom profissional pela máquina. Pelo contrário, o profissional que domina as ferramentas que simplificam processos são os mais desejados pelo mercado de trabalho, já que podem se dedicar a ações mais estratégicas.

Por isso, preparamos este artigo para debater cinco principais motivos pelos quais empresas modernas devem automatizar seus processos. Já adiantamos por aqui que otimiza operações, mas também libera tempo para atividades mais táticas e menos operacionais, ampliando os resultados obtidos. 

Confira! 

 1. Transparência e melhor governança

A automação oferece mais transparência nos processos corporativos. Isso porque ao integrar sistemas e fluxos de trabalho, os dados fluem de forma mais consistente, possibilitando uma visão holística das operações. 

Assim, gestores e outros profissionais podem ter acesso a uma análise mais detalhada e rápida, oferecendo insights sobre o desempenho e a eficiência de diferentes áreas da empresa. 

Além disso, existe uma padronização dos processos por meio da automação, que reduz a discrepância e o risco de falhas humanas, como erros bobos de digitação que podem causar inconsistências sérias, fortalecendo a governança corporativa.

Por exemplo, a automação entre uma plataforma de gestão de viagens e de despesas com o ERP traz total transparência no fluxo de informações desde a reserva até chegar ao financeiro — garantindo que esse processo aconteceu de forma mais transparente. 

 2. Mais eficiência operacional 

A automação pode facilmente ser usada como um sinônimo de eficiência. 

É que, ao substituir tarefas manuais por processos automatizados, as empresas podem acelerar operações, reduzir o tempo necessário para concluir atividades e minimizar o retrabalho

Além de avaliar o cenário micro, poupando tempo de um colaborador que não precisa desperdiçar horas em um processo burocrático e repetitivo, a automação permite que vários níveis hierárquicos tenham confiança no grande fluxo de informações.

De forma geral, todos os colaboradores envolvidos no processo, de forma direta ou indireta, recuperam tempo para se concentrarem em tarefas de maior valor agregado, aumentando a produtividade geral da empresa. 

 3. Menos chances de erros

Um dos benefícios mais expressivos da automação é a redução drástica de erros humanos. Sabemos que mesmo os profissionais mais habilidosos estão sujeitos a cometer erros, enquanto os sistemas automatizados são programados para realizar tarefas com mais precisão. 

Isso é imprescindível para setores nos quais a exatidão é fundamental, como nas áreas financeira e de compliance. Ao minimizar erros, as empresas podem evitar custos desnecessários e manter a confiança dos clientes, investidores e demais parceiros.

Para além de reduzir as chances de erros, as empresas com processos automatizados ganham em segurança. Isso porque é mais fácil perceber quando há inconsistência em dados, permitindo que as auditorias sejam mais eficientes para localizar tentativas de fraudes, por exemplo. 

 4. Foco no core business

A automação permite que as empresas se concentrem no seu core business das operações. 

É que, ao transferir a responsabilidade de tarefas repetitivas para sistemas automatizados, os funcionários podem dedicar mais tempo a atividades estratégicas que realmente agregam valor ao negócio. Desde inovação, desenvolvimento de produtos, análise de mercado até melhorias nos serviços e produtos. 

Por isso, esse também é um fator relevante que impulsiona a competitividade no mercado e o permite a empresa escalar suas operações.

 5. Suporte para gestão mais estratégica

Já pensou na agilidade de tomada de decisões quando as lideranças têm acesso a dados em tempo real e análises mais precisas? Isso é possível com a automação, proporcionando insights poderosos baseados em data driven.

Isso possibilita uma gestão mais estratégica, na qual as decisões são fundamentadas em informações concretas e não apenas em feelings e suposições. 

Então, além das demais vantagens, a automação também capacita os gestores a identificar oportunidades, antecipar tendências e responder rapidamente às mudanças do mercado.

Por que a automação é boa para os negócios?

É importante notar que a automação não substitui os profissionais, mas os capacita com dados, agilidade e informação assertada, assim como a Onfly faz facilitando o dia a dia de gestores de viagens. Quando liberamos os colaboradores de tarefas repetitivas, há mais tempo para investir em criatividade, análise crítica e resolução de problemas complexos. 

Se a sua empresa investe em automatização de processo, o ideal é que os colaboradores abracem essas mudanças tecnológicas, buscando se atualizar e dominar as ferramentas de automação. Na verdade, a capacidade de atuar utilizando sistemas automatizados torna esses profissionais os mais valorizados no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe das razões para empresas modernas automatizarem seus processos, confira como a Onfly faz a integração completa entre gestão de viagens e de despesas com diversos sistemas e softwares, tornando o processo ainda mais simples e descomplicado.

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Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para [email protected]!