Ei, você… o que está fazendo para ajudar sua empresa no desafio de transformação digital? Ou, seja você o primeiro a destruir o processo atual do seu setor!!

Se você trabalha na área financeira, na área de viagens, na área administrativa, na área de RH, nas áreas operacionais, tecnologia, comercial, enfim, se você trabalha em qualquer área dentro de uma empresa, cuja a prioridade seja transformação digital, você precisa fazer a sua parte.

Uma recente pesquisa  da KPMG com os CEOs na Austrália, mostrou que Transformação Digital é a pauta dos principais CEOs australianos, esta mesma pesquisa, se for replicada em outros países, provavelmente vai dar o mesmo resultado.

Note a importância do tema, nenhuma empresa quer ser a próxima Blockbuster do mercado, empresas tradicionais e históricas estão buscando constantemente se reiventar, se tornando mais ágeis  e testando produtos de uma forma cada vez mais rápidas.

Quer um exemplo sobre o tamanho dos desafios da transformação digital das empresas?

Dê uma olhada abaixo, em alguns exemplos, de empresas tradicionais que elencaram transformação digital como prioridade.

Itaú – Novo presidente do Itaú quer rápida transformação digital

Bradesco – Investimentos em transformação digital prepararam Bradesco para cenário difícil, diz Planner

CVC – CVC planeja retomar os negócios em julho

Carrefour – CARREFOUR REVELA RESULTADOS DE INICIATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Via Varejo – Como a Via Varejo manteve a Transformação Digital durante a Pandemia

Em resumo, transformação digital é um grande desafio das corporações, e as empresas que souberam fazer isto muito bem, como a Magazine Luiza, que valorizou mais de 1000% depois do seu IPO, estão sendo recompensadas pelo mercado.

Fale com um especialista Onfly

Isto posto, e deixando muito claro a importância da transformação digital hoje em todas as organizações, a nossa provocação é: Qual é o seu papel dentro deste processo de transformação da sua empresa?

Se você trabalha na área financeira, na área de viagens, na área administrativa, na área de RH, nas áreas operacionais, tecnologia, comercial, enfim, se você trabalha em qualquer área dentro de uma empresa, cuja a prioridade seja transformação digital, você precisa fazer a sua parte.

Se você não conseguir mudar, se adequar aos processos mais ágeis, ou até mesmo, ser a pessoa que vai trazer novidades pra empresa, a chance de você ser substituído por alguém que assuma este protagonismo é enorme.

Então, ao invés de ser um mero colaborador que recebe ordens e executa os mesmos processos há 20 anos, questione se não tem como melhorá-los, deixá-los mais ágeis, que aumente a produtividade, sobretudo com o uso de tecnologia.

Novamente, se você não fizer isto, alguém vai fazer, e isto pode ser inclusive o fim da sua jornada na empresa.

Renato Mendes, ex CMO da Netshoes e especialista em inovação gosta de falar uma frase interessante: “Seja você o primeiro a destruir o seu modelo de negócios”, mas isto incrivelmente vale para os colaboradores e seus processos atuais de trabalho.

SEJA VOCÊ O PRIMEIRO A DESTRUIR A FORMA ATUAL DE TRABALHO DO SEU SETOR, E ASSUMA O PROTAGONISMO NESTA TRANSFORMAÇÃO

Veja algumas dicas para você assumir o protagonismo na transformação digital da sua empresa!

1 – Mapeie os processos do seu setor, e veja se não dá pra fazer melhor

O primeiro passo, mapeie todos os processos do seu setor, e veja se não há oportunidades de melhoria, seja eliminando etapas que não adicionam valor, seja colocando ferramentas que automatizem parte do processo.

2 – Entenda as práticas mais atualizadas, e faça isto frequentemente

Veja, se você trabalha com logística por exemplo, e sua empresa tem despacho frequente de produtos, será que não tem oportunidades de cotar múltiplas transportadoras ao mesmo tempo e ter otimização de custos? Se sim, como fazer isto de forma eficiente? Usando alguma tecnologia nova? Qual a economia vai ser gerada? Como as empresas mais modernas estão fazendo isto de uma forma melhor?

A mesma coisa com processos de reemmbolsos e viagens, se sua empresa usa as mesmas práticas de 20 anos atrás, mandar e-mail pra agência, pedindo cotação, ou receber e-mail do colaborador, entrar na plataforma, fazer a cotação, e mandar para o colaborador, tenha certeza que existem processos melhores!

Nas empresas mais modernas, com maior maturidade digital, cada colaborador entra lá e faz a sua própria reserva, e isto além de melhorar muito a experiência, reduz absurdamente o custo e o tempo no processo.

Se você não for a pessoa que vai desconstruir os processos antigos, alguém de fora irá fazer, e quando isto acontecer, será da forma mais dura possível, infelizmente (muitas vezes, com demissão).

Então, fique constantemente atento as melhores práticas do seu setor, independente de qual seja.

3 – Se conecte com startups

Se conectar com startups está na moda, quase todos as grandes corporações possuem áreas específicas de inovação dedicadas a se conectar com startups, o problema acontece quando todas as outras aéreas só querem contratar empresas tradicionais e tirarem todo o risco da frente.

Em uma empresa genuinamente digital, e que respira inovação, se conectar com startups e trazer melhoria de processos e inovação deveria ser uma responsabilidade de todos.

 

Conclusão

Se questione, diariamente, qual está sendo seu papel no processo de transformação digital da sua empresa, está sendo protagonista e buscando constantemente melhorar processos, ou está simplesmente tocando a bola pro lado, fazendo mais do mesmo, esperando que alguma hora alguém de cima lhe oriente o que deve ser feito?

 

Marcelo Linhares
Autor: Marcelo Linhares

Marcelo Linhares é um dos fundadores da Onfly, possui mais de 10 anos de experiência em marketing digital e varejo omnichannel, nos últimos 2 anos estudou o mercado de viagens e percebeu que as agências tradicionais trabalhavam da mesma forma há 20 anos, e resolveu criar a Onfly para transformar este mercado. Ele está sempre disponível no e-mail marcelo@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

    Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


    Outros artigos
    Fale com um especialista Onfly
    Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
    Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar