3 dicas para aproveitar sua viagem a trabalho em SP e BH

Segundo dados da Onfly, São Paulo (SP) é a cidade brasileira com maior volume de viagem a trabalho, seguida por Belo Horizonte (MG). As cidades reúnem grande número de negócios no país, mas, para além das viagens corporativas, como grandes polos culturais e gastronômicos, são excelentes destinos para explorar a lazer.
Inclusive, essa prática é considerada uma tendência em crescimento. Chamada de bleisure, se trata de misturar negócios e lazer na mesma viagem. Muitas empresas permitem ao colaborador estender sua viagem para aproveitar o destino de forma turística, desde que o viajante arque com as suas despesas adicionais.
Apesar dessa tendência ainda estar em desenvolvimento, o bleisure é mais comum em outro formato. Quando o colaborador está viajando a trabalho, mas aproveita seu tempo de descanso para explorar a cidade e aproveita para conhecer esse destino no momento de lazer.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com 6 dicas de atrações turísticas para aproveitar São Paulo e Belo Horizonte na sua próxima viagem a trabalho, claro, sem prejudicar os seus resultados do trabalho. Essa é uma ótima forma de fomentar seu desenvolvimento pessoal.
Vamos lá?
Como aproveitar a viagem a trabalho para conhecer SP?
O viajante corporativo pode aproveitar a viagem a trabalho para conhecer São Paulo. A dica é investir em visitas a pontos turísticos após o expediente ou até mesmo rapidinho durante o horário de almoço.
Também é uma boa ideia conferir a agenda cultural de São Paulo para as datas da viagem, é comum encontrar atividades gratuitas ou acessíveis. Isso porque nas políticas de viagens, o que o viajante gasta com passeios e lembrancinhas não é reembolsado pela empresa, mas vale a pena pela experiência de aproveitar ao máximo a viagem.
Uma das principais dicas é explorar a cena cultural da metrópole. O MASP, localizado na Avenida Paulista, é uma excelente opção para quem deseja um programa cultural e artístico com exposições permanentes e temporárias.
Já o Centro Cultural Banco do Brasil oferece uma programação diversificada, enquanto o Parque Ibirapuera é perfeito para um passeio rápido, com atrações como o Museu de Arte Moderna. Além disso, outros pontos são muito famosos, como a 25 de Março e o Mercado Municipal. Eles são ideais para quem quer vivenciar o comércio e a gastronomia local.
Após o expediente, São Paulo ainda oferece uma variedade de opções culturais e de lazer para os viajantes aproveitarem a noite, afinal é conhecida como a “cidade que nunca dorme”. É possível explorar atrações na região da Avenida Paulista ou na Vila Madalena, famosa pelos seus bares.
Também é válido conferir a programação com atrações pagas. Muitos artistas em turnê tem São Paulo como ponto obrigatório de shows e pode ser uma boa oportunidade de aproveitar ainda mais a viagem.
Um ponto de atenção para SP é se atentar ao tempo de deslocamento. O trânsito pode atrapalhar um pouco, por isso, se a intenção é explorar a cidade, é interessante um hotel próximo do metrô ou do local que você quer visitar, por exemplo.
Para o viajante que quer explorar mais do lazer, podemos destacar três localizações: Avenida Paulista, um centro financeiro com fácil acesso a transportes e atrações culturais; Vila Olímpia, que abriga muitas multinacionais e oferece excelente infraestrutura para negócios; e Itaim Bibi, uma região moderna, próxima a grandes empresas e com boa oferta de restaurantes e transporte, ideal para quem busca fácil acesso a restaurantes, centros comerciais e conforto.
Nessas áreas de SP, há uma grande variedade de hotéis e apartamentos disponíveis para a viagem a trabalho e o acesso a pontos comerciais, shoppings e atrações turísticos é facilitado.
Como aproveitar a viagem a trabalho para conhecer BH?
Já em Belo Horizonte, o viajante pode aproveitar a viagem a trabalho para conhecer outros pontos turísticos. Para as datas da viagem, também é comum encontrar atividades gratuitas ou acessíveis na capital mineira.
Conhecer a Praça da Liberdade e as atrações turísticas da região, como o Centro Cultural Banco do Brasil; conhecer o Mercado Municipal e degustar iguarias mineiras; conhecer a Lagoa da Pampulha e o conjunto arquitetônico localizado ali, do reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer são algumas das opções mais famosas em BH.
Após o expediente, o viajante pode ainda conhecer a Praça da Liberdade e a Lagoa da Pampulha. Apesar de ser uma proposta diferente do passeio durante o dia, ainda é bastante interessante. Vale reforçar que, nesta época de final (e também durante o início) de ano, a Praça da Liberdade está com decoração luminosa de Natal, o que torna uma atração à parte.
O Mercado Municipal fecha às 18h e se torna inviável após o horário de trabalho. Em compensação, vale conhecer barzinhos e restaurantes mineiros para provar a culinária mineira. Também é uma ótima opção conhecer o Mercado Novo, na área central, com lojas, bares e outras ações diversificadas. Ele mantém o visual dos anos 60, revestido de Cobogó, e costuma ser bastante movimentado.
As opções mais centrais ou da região Centro-Sul têm fácil acesso aos pontos turísticos. Centro, Savassi e Lourdes são bairros que oferecem hotéis variados para as viagens a trabalho. Para quem quer conhecer a região, são boas opções, pela proximidade com shoppings, restaurantes e outros serviços.
Quais são as dicas para curtir SP e BH sem prejudicar sua viagem a trabalho?
Agora você já tem no radar algumas das principais atrações de lazer que podem, facilmente, ser curtidas na sua viagem a trabalho para dois dos principais destinos corporativos do Brasil.
Mas, é preciso atenção! O objetivo da viagem deve ser profissional e os compromissos de trabalho devem ser a prioridade. Por isso, se atente para:
- Organizar sua agenda e priorizar as atividades do trabalho para cumprir o objetivo da viagem;
- Alinhar seu tempo de descanso para poder aproveitar a cidade. Por exemplo, em vez de pedir um delivery no hotel, o horário do jantar pode ser uma oportunidade de conhecer um restaurante e a culinária local;
- Aproveitar as dicas de colegas ou parceiros de negócios que vivem na cidade. Além de fortalecer seu networking, peça sugestões de atividades ou de pontos turísticos.
Dessa forma, você consegue conciliar o lazer sem atrapalhar o objetivo profissional, seja uma feira, encontro com clientes ou até mesmo uma breve visita ao escritório.
Curtiu? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e dicas do mercado de viagens diretamente na sua caixa de entrada.
