5 dicas para superar a barreira do idioma em sua viagem a trabalho

As viagens a trabalho internacionais são uma realidade em diversas empresas e possuem os mais diversos objetivos, seja comercial, de visita à outra sede e até para eventos e capacitações.

Por conta disso, o colaborador deve ter alguns pontos de atenção, seja no que se refere à documentação, à arrumação da mala e até ao idioma em sua viagem a trabalho.

A língua estrangeira pode ser um desafio, ainda mais se houver a necessidade de participar de uma reunião importante com potenciais investidores e clientes. O ideal é que o colaborador tenha proximidade suficiente com o idioma em sua viagem a trabalho para não ter dificuldades na viagem.

Mas, e quando o viajante não for fluente ou não se sentir confortável plenamente para esta missão?

O uso do idioma em sua viagem a trabalho vai muito além de pedir um prato de comida num restaurante ou dar a localização de um ponto de chegada para um taxista, por exemplo. Superar a barreira do idioma pode aumentar a competitividade da sua empresa, potencializar seu networking e fazer você compreender cada vez mais a cultura e estilo de vida do local viajado.

Por isso, elencamos algumas dicas para te ajudar a viajar com confiança ao exterior, sem se preocupar com a barreira do idioma. Bora lá?

1. Conte com suporte ao cliente 24/7 em seu idioma

Ter um atendimento para a sua viagem a trabalho com o seu idioma nativo faz toda a diferença na hora de resolver qualquer pepino que apareça. Por isso, é importante se certificar que sua empresa de viagens corporativas tenha uma boa infraestrutura de comunicação para te dar todo o suporte, em relação ao seu aéreo e hospedagem fora do país de origem, por exemplo.

O fuso horário também é um ponto importante. Afinal, a diferença de horários de uma região para a outra pode impossibilitar uma comunicação eficiente e te prejudicar de alguma forma. Portanto, trabalhar com um provedor de viagens que possa oferecer aos funcionários suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, deve estar no topo da sua lista de prioridades.

Na Onfly, oferecemos aos nossos clientes a funcionalidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que, onde quer que estejam no mundo, eles possam obter todo o suporte necessário. E essa assistência é feito por intermédio humano e sem a utilização de robôs.

2. Baixe mapas off-line para facilitar sua vida

Se estiver explorando o local que está a trabalho ou queira saber exatamente onde é o seu compromisso profissional, pode ser útil baixar um mapa para poder explorar facilmente sem ter que pedir direções e se enrolar com a rota. O download de mapas oferece um nível extra de confiança à medida que você explora.

Para fazer download de um mapa do Google Maps, verifique se você está devidamente conectado na internet e faça login na plataforma. Após realizar esta ação, pesquise o local desejado. Na parte inferior, toque no nome ou endereço do lugar e em seguida no ícone de download.

Se você pesquisou um lugar, como um restaurante, toque em Mais e Fazer download de mapa off-line. Prontinho. Nas duas situações o mapa baixará automaticamente.

3. Não se esqueça do Google Tradutor para ajudar no idioma em sua viagem a trabalho

Softwares e aplicativos de tradução salvam vidas! Esses verdadeiros assistentes virtuais podem ser fundamentais quando a comunicação com línguas diferentes é frequente no cotidiano de trabalho ou para saber o significado de algo que não entendeu.

E o melhor: aplicativos como o Google Tradutor é gratuito e possui um catálogo com dezenas de idiomas. Em versões mais atualizadas, a ferramenta permite fazer traduções via imagem, ou seja, ele consegue traduzir cartazes, cardápios e relatórios.

Você pode digitar o que quiser e selecionar o idioma para o qual deseja traduzir, o que facilita no idioma em sua viagem a trabalho e, até mesmo, na viagem a lazer.

idioma em sua viagem a trabalho

4. Estude sobre o local que irá viajar e seu roteiro

Após a confirmação da sua viagem a trabalho, pesquise e descubra sobre a cultura e costumes locais. Por exemplo, o que pode, o que não pode, leis, pontos turísticos, quem são as pessoas que você terá contato e a programação da sua atividade. Cada lugar tem as suas peculiaridades e formatações culturais. Por isso é importante conhecer bem o local. 

É comum que, entre reuniões, palestras e visitas a outros negócios, os envolvidos queiram aproveitar para conhecer o destino visitado. Por isso é importante ter em mente que saber sobre essas questões podem te ajudar a se programar melhor para se aventurar numa nova cidade e ampliar seu networking.

5. Pratique frases indispensáveis na língua do país

Antes da viagem, treine o idioma em sua viagem a trabalho e reforce termos específicos que podem ser utilizados na área de atuação ou em algum passeio.

Se você não sabe nada da língua, comece com algo bem básico. Treine expressões de comprimento (oi, bom dia, boa tarde, boa noite), termos de gentileza (por favor, obrigado, me desculpe), expressões de direcionamentos e pedidos (quanto custa, onde fica, entrada, saída).

Passou do nível básico? Vá para orações e frases mais elaboradas para sustentar uma conversa mais longa e potencializar seu networking.

Gostou das dicas para superar a barreira do idioma em sua viagem a trabalho? Assine nossa newsletter e tenha acesso a diversos conteúdos sobre gestão e dicas sobre viagem a trabalho.

esg
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br