5 formas de parar de desperdiçar dinheiro da sua empresa agora mesmo
Confira 5 dicas efetivas para reduzir custos na sua empresa e parar de desperdiçar dinheiro de uma vez por todas.
Até mesmo empresários e gestores financeiros experientes podem enfrentar desafios para reduzir os gastos excessivos nas empresas. Pensando nisso, preparamos este artigo para detalhar quais são as áreas que costumam desperdiçar dinheiro e às vezes passam despercebidas.
Com essas dicas efetivas, você reduz custos na sua empresa, de olho nos setores que estão ultrapassando o orçamento, por exemplo, os prestadores de serviços ineficientes ou viagens corporativas sem estrutura.
Assim, você pode parar de desperdiçar dinheiro e investir seus recursos onde realmente é importante para a saúde financeira do seu negócio. Confira!
1. Negocie com fornecedores e prestadores de serviços
A negociação é a chave para encontrar bons preços. Por isso, pesquise os melhores fornecedores ou prestadores de serviços.
Além disso, lembre-se sempre de tentar negociar, ou explorar opções alternativas. Geralmente o preço de mercado é regulado, seguindo um padrão comum de valores, porém as empresas quase sempre deixam uma margem que permite algum tipo de negociação.
Essa negociação não vale apenas para novos contratos. Quando for renovar um serviço, verifique se aquele ofertado ainda supre suas necessidades e utilize da negociação para obter as melhores condições, já que há vontade de fidelização por parte dos prestadores de serviços.
2. Viagens corporativas devem ter estrutura definida
Que as viagens corporativas são fundamentais para os negócios não há dúvidas. Segundo dados da StratosJets, para 83% dos colaboradores, as viagens de negócios são consideradas uma grande vantagem profissional.
Mas quando as viagens de trabalho não são gerenciadas da melhor forma ou não são bem estruturadas, elas podem gerar muitos custos extras. Por exemplo, usar sites de viagens de lazer para fazer as reservas corporativas pode ser um erro bastante caro: a empresa pode perder o melhor custo benefício disponível e essa escolha também dificulta o controle de despesas.
Outro erro comum na reserva de viagens corporativas é depender dos cartões de crédito pessoais dos colaboradores para despesas de viagem em vez de cartões corporativos, ou ter processos arcaicos de reembolso. Isso atrapalha o monitoramento de gastos com viagens e as auditorias.
De forma geral, criar políticas de viagens claras diminui os custos com reservas de hotéis, diárias e outras despesas. Por isso, vale investir em uma tecnologia de gestão de viagens e de despesas para economizar dinheiro.
3. Fique atento ao desperdício de recursos físicos
Os recursos físicos, como materiais de escritório, por exemplo, podem não parecer um gasto expressivo e, por isso, costumam passar despercebido quando falamos de desperdiçar dinheiro nas empresas.
Ainda assim, essas compras podem ter um impacto relevante quando pensamos na organização toda. Isso porque os custos são multiplicados pela empresa: ou seja, não é apenas um item de papelaria, mas são diversos…
Da mesma forma, deixar as luzes, computadores ou outros equipamentos ligados quando não estão em uso pode fazer com que as contas pesem ainda mais no orçamento da empresa. Além da economia, essa é uma questão importante para o ESG e atração de investidores.
As empresas devem ficar de olho no uso dos recursos para promover uma gestão mais responsável.
4. Invista em automação
Sabe aquela tarefa manual repetitiva que ocupa horas do seu dia, como preencher planilhas? Esse tipo de atividade consome excessivamente o tempo dos colaboradores, que poderiam investir o horário de trabalho em outras ações ligadas ao core business.
Esses processos, quando são feitos à mão, também são mais propensos a erros.
Dessa forma, investir em automação economiza tempo e dinheiro, aumentando a produtividade. Geralmente, as áreas beneficiadas da automação são aquelas com processos demorados ou muitas inconsistências.
A tecnologia pode ajudar muito na gestão de viagens e de despesas, por exemplo, com ferramentas all-in-one que reúnem todos os processos em um só lugar. O software de gestão pode ser integrado aos demais sistemas, tornando o fluxo de dados preciso e rápido.
5. Valorize os colaboradores
Já a última dica envolve o employer branding e toda a experiência do colaborador. Investir em processos e fluxos de trabalho menos burocráticos em uma cultura organizacional positiva é fundamental para reduzir os gastos.
Se isso não faz sentido para você, pense em como é mais simples que os colaboradores sigam às políticas internas (inclusive aquelas de despesas) da empresa se estiverem engajados e satisfeitos. Por isso, essa também é uma forma de economia, que costuma passar despercebida por diversos gestores.
Avalie seu negócio para não desperdiçar dinheiro
No fim das contas, além dessas dicas, diferentes abordagens podem atender melhor às necessidades da sua empresa para economia. Para parar de desperdiçar dinheiro na sua empresa também depende do tamanho e das especificidades do negócio.
Ferramentas e/ou empresas externas de auditoria regular também pode ajudá-lo a identificar as áreas de gastos excessivos.
Para conferir mais dicas, assine nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos da Onfly para gestores, colaboradores e líderes das empresas.