Quando vamos escolher um hotel para nossa hospedagem ou para um colaborador da sua empresa, uma das primeiras coisas que analisamos são os números de estrelas no dashboard de qualquer site ou plataforma. O mais comum é encontrar estabelecimentos que vão de 1 a 5 estrelas. Mas você sabe o que diferencia essa cotação e como funciona a classificação por estrelas de um hotel?
Na maioria dos casos, a quantidade de estrelas, que você encontra em sites por aí, é medida por meio de notas de satisfação que um hóspede teve em sua estadia. Porém isso varia de país para país, já que não existe um padrão de classificação universal. Afinal, em cada lugar do mundo é possível observar algumas especificidades em diversos tipos de hotelarias.
A seguir, você acompanha como funciona a classificação por estrelas de um hotel e quais as especificidades e requisitos que uma hotelaria pode conseguir uma, duas ou cinco estrelas.
Como funcionam a classificação por estrelas de um hotel?
No Brasil, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), uma ferramenta para facilitar e orientar a comunicação entre turistas e o setor hoteleiro sobre os serviços oferecidos. Esta classificação pode ajudar o viajante a entender melhor sobre a estrutura e diferencial do hotel pesquisado.
Assim como no mundo, a classificação por estrelas de um hotel vai de 1 a 5 estrelas. Porém em alguns casos, a variedade de estrelas variam de acordo com o tipo de categoria cadastrada no Ministério do Turismo.
De acordo com o sistema, há dois tipos de requisitos a serem preenchidos para classificação por estrelas de um hotel. São eles:
Requisitos mandatórios: São as normas obrigatórias em qualquer meio de hospedagem.
Requisitos eletivos: São aqueles não-obrigatórios e são de livre escolha do meio de hospedagem, porém existe uma lista pré-definida com essas normas.
Para o estabelecimento se enquadrar na categoria cogitada ela deve atender 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos, de acordo com o Órgão nacional. Além disso, esses requisitos podem ser divididos em três conjuntos:
Infraestrutura (Instalações e Equipamentos)
Serviços (produtos e atividades oferecidas)
Sustentabilidade (Aspectos relacionados com meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede)
Entenda a classificação por estrelas de um hotel
Uma estrela ★
Ao contrário do que muitos pensam, um hotel com uma estrela não é sinônimo de uma acomodação caindo aos pedaços. Geralmente, são acomodações mais simples e são destinadas para pessoas que não querem gastar muito e/ou precisam de apenas um lugar para descansar por algumas horas. Os quartos são menores e podem oferecer apenas uma cama e banheiro, sem muitas regalias.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 9 m²
- Banheiro nas UH com 2 m²
- Troca de roupas de cama uma vez por semana
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
- Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
Duas estrelas ★★
Estes ainda possuem poucas regalias mas com algum tipo de conforto melhor que os hotéis com uma estrela. Os quartos não precisam ter itens como televisão, climatização ou frigobar, mas contam com um espaço maior de 11m². Geralmente estas acomodações apresentam de 2 a 4 andares e com acesso fácil a vias públicas e pontos de transporte. Possuem também um serviço de limpeza e de bem estar mais regulares, com sala de TV e trocas de roupas de camas mais rápidas, por exemplo.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 11 m²
- Banheiro nas UH com 2 m²
- Troca de roupas de cama duas vezes por semana
- Sala de estar com televisão
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
- Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
Três estrelas ★★★
Note que à medida que as estrelas vão subindo, os confortos e facilidades vão surgindo. Este tipo de acomodação são muitos usados para aqueles roteiros turísticos, por apresentarem mais serviços como, em alguns casos, piscina, academia, sala de conferências ou business center, restaurante e serviço de quarto. Os quartos são bem maiores e podem contar com móveis, TV, frigobar e wi-fi, por exemplo.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço de mensageiro no período de 16 horas
- Área útil da UH, exceto banheiro com 13 m²
- Banheiro nas UH com 3 m²
- Troca de roupas de cama em dias alternados
- Troca de roupas de banho diariamente
- Serviço de lavanderia
- Sala de estar com televisão
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Mini refrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/ventilação/calefação) adequada em 100% das UH
- Restaurante
Quatro estrelas ★★★★
O fator luxo começa a aparecer neste nível de estabelecimento. Os quartos são mais espaçosos e os móveis podem apresentar um conceito mais estruturado com um toque mais chic. Os serviços são um ponto forte também. Piscinas mais robustas, serviços de bar, restaurantes conceituais e serviços de concierge. Ideal para executivos, por terem foco neste público.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção e mensageiro aberto por 24 horas
- Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 15 m²
- Banheiro nas UH com 3 m²
- Berço para bebês, a pedido
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
- Café da manhã no quarto
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
- Troca de roupas de cama e banho diariamente
- Secador de cabelo em 100% das UH
- Serviço de lavanderia
- Sala de estar com televisão
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
- Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
- Sala de ginástica/musculação com equipamentos
- Sala de reuniões com equipamentos
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
- Restaurante
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
- Serviço à la carte no restaurante
- Bar
- Área de estacionamento com serviço de manobrista
- Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
- Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
- Medidas permanentes de treinamento para colaboradores
- Medidas permanentes de seleção e qualificação de fornecedores (critérios ambientais)
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
CINCO ESTRELAS ★★★★★
O luxo em conceito e serviço para esta classificação por estrelas de um hotel. Acomodações VIP, decoração conceitual, tecnologia e sofisticação. Estes estabelecimentos prezam pelo conforto e satisfação dos hóspedes e oferecem tudo do bom e do melhor. Os quartos são verdadeiros apartamentos e contam com TV, banheira, cofres, sistemas integrados e utensílios de ponta. Os hotéis com cinco estrelas oferecem lazer diferenciado e oferecem piscinas, quadras, playground e espaços multiusos.
Requisitos mandatórios:
- Serviço de recepção e mensageiro aberto por 24 horas
- Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 17 m²
- Colchões das camas com dimensões superiores às normais
- Banheiro nas UH com 4 m²
- Disponibilidade de UH com banheira
- Roupão e chinelo em 100% das UH
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
- Preparação de comidas especiais (dietas, comida vegetariana, etc)
- Sala de ginástica/musculação com equipamentos
- Sauna seca ou a vapor
- Além de todas os requisitos citados na categoria 4 estrelas
Tipos de acomodações e classificações
Segundo o Ministério do Turismo, para cada tipo de estabelecimento há uma classificação por estrelas de um hotel diferentes. Veja a seguir:
Hotel – Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária. Podem ir de 1 a 5 estrelas.
Hotel Fazenda – Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo. Podem variar de 1 a 5 estrelas.
Cama & Café – Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida. Podem variar de 1 a 4 estrelas.
Resort – Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento. Podem ser classificados com 4 ou 5 estrelas.
Hotel Histórico – Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Variam de 3 a 5 estrelas.
Pousada – Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs. Podem ter de 1 a 5 estrelas.
Flat/Apart-Hotel – Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação. Podem variar de 3 a 5 estrelas.
Conseguiu entender como funciona este processo de classificação por estrelas de um hotel? Para saber mais informações sobre hotelaria e viagens, assine nossa newsletter em:
