Entenda como funciona a classificação por estrelas de um hotel
Quando vamos escolher um hotel para nossa hospedagem ou para um colaborador da sua empresa, o números de estrelas é um dos primeiros critérios a ser avaliados. O mais comum é encontrar estabelecimentos que vão de 1 a 5 estrelas. Mas você sabe o que diferencia essa cotação e como funciona a classificação por estrelas de um hotel?
Na maioria dos casos, a quantidade de estrelas que você encontra em sites é medida por meio de notas de satisfação que um hóspede teve em sua estadia.
Porém isso varia de país para país, já que não existe um padrão de classificação universal. Afinal, em cada lugar do mundo é possível observar algumas especificidades em diversos tipos de hotelarias.
A seguir, você acompanha como funciona a classificação por estrelas de um hotel e quais as especificidades e requisitos a serem seguidos por uma hotelaria para obter as estrelas.
Como funcionam a classificação por estrelas de um hotel?
No Brasil, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), uma ferramenta para facilitar e orientar a comunicação entre turistas e o setor hoteleiro sobre os serviços oferecidos. Esta classificação pode ajudar o viajante a entender melhor sobre a estrutura e diferencial do hotel pesquisado.
Assim como no mundo, a classificação por estrelas de um hotel vai de 1 a 5 estrelas. Porém, em alguns casos, a variedade de estrelas está de acordo com o tipo de categoria cadastrada no Ministério do Turismo.
De acordo com o sistema, há dois tipos de requisitos a serem preenchidos para classificação por estrelas de um hotel. São eles:
- Requisitos mandatórios: normas obrigatórias em qualquer meio de hospedagem.
- Requisitos eletivos: são não-obrigatórios e de livre escolha do meio de hospedagem, porém existe uma lista pré-definida com essas normas.
Para o estabelecimento se enquadrar na categoria cogitada ela deve atender 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos, de acordo com o Órgão nacional. Além disso, esses requisitos podem ser divididos em três conjuntos:
- Infraestrutura (instalações e equipamentos)
- Serviços (produtos e atividades oferecidas)
- Sustentabilidade (relacionados com meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede)
Conheça a classificação por estrelas de um hotel
Uma estrela ★
Ao contrário do que muitos pensam, um hotel com uma estrela não é sinônimo de uma acomodação em péssimo estado de conservação.
Geralmente, são acomodações mais simples e são destinadas para pessoas que não querem gastar muito e/ou precisam de apenas um lugar para descansar por algumas horas. Os quartos são menores e podem oferecer apenas uma cama e banheiro, sem muitas regalias.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 9 m²
- Banheiro nas UH com 2 m²
- Troca de roupas de cama uma vez por semana
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
- Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
Duas estrelas ★★
Ainda possuem poucas regalias, mas com algum tipo de conforto pela classificação por estrelas de um hotel.
Os quartos não precisam ter itens como televisão, climatização ou frigobar, mas contam com um espaço maior de 11m². Geralmente, estas acomodações apresentam de 2 a 4 andares e com acesso fácil a vias públicas e pontos de transporte.
Possuem, também, um serviço de limpeza e de bem estar mais regulares, com sala de TV e trocas de roupas de camas mais rápidas, por exemplo.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 11 m²
- Banheiro nas UH com 2 m²
- Troca de roupas de cama duas vezes por semana
- Sala de estar com televisão
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
- Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
Três estrelas ★★★
Note que à medida que a classificação por estrelas de um hotel vai aumentando, os confortos e as facilidades vão surgindo.
Este tipo de acomodação é muito usado para aqueles roteiros turísticos, por apresentarem mais serviços como, em alguns casos, piscina, academia, sala de conferências ou business center, restaurante e serviço de quarto.
Os quartos são bem maiores e podem contar com móveis, TV, frigobar e wi-fi, por exemplo.
Requisitos Mandatórios:
- Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço de mensageiro no período de 16 horas
- Área útil da UH, exceto banheiro com 13 m²
- Banheiro nas UH com 3 m²
- Troca de roupas de cama em dias alternados e roupas de banho diariamente
- Serviço de lavanderia
- Sala de estar com televisão
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Mini refrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/ventilação/calefação) adequada em 100% das UH
- Restaurante
Quatro estrelas ★★★★
O fator luxo começa a aparecer neste nível de estabelecimento. Os quartos são mais espaçosos e os móveis podem apresentar um conceito mais estruturado com um toque mais sofisticado, a partir da classificação por estrelas de um hotel.
Os serviços são um ponto forte também. Piscinas mais robustas, serviços de bar, restaurantes conceituais e serviços de concierge. Ideal para executivos, por terem foco neste público.
Requisitos Mandatórios:
- Todos os requisitos citados na categoria 3 estrelas
- Área útil da UH, exceto banheiro com 15 m²
- Facilidades para bebês (berço, cadeiras no restaurante, aquecimento de mamadeiras e comidas)
- Room service) no período de 24 horas
- Secador de cabelo em 100% das UH
- Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
- Sala de ginástica/musculação com equipamentos
- Sala de reuniões com equipamentos
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Bar e restaurante (serviço disponível para café da manhã, almoço e jantar)
- Área de estacionamento com serviço de manobrista
- Mínimo de três serviços oferecidos nas instalações do hotel (salão de beleza, baby-sitter, farmácia,conveniência, locação de automóveis, agência de turismo, transporte especial, etc)
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica, de água e redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
- Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
- Medidas permanentes de treinamento para colaboradores, seleção e qualificação de fornecedores (critérios ambientais) e sensibilização em relação à sustentabilidade
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
Cinco estrelas ★★★★★
O luxo em conceito e serviço para esta classificação por estrelas de um hotel.
Acomodações VIP, decoração conceitual, tecnologia e sofisticação. Estes estabelecimentos prezam pelo conforto e satisfação dos hóspedes e oferecem tudo do bom e do melhor.
Os quartos são verdadeiros apartamentos e contam com TV, banheira, cofres, sistemas integrados e utensílios de ponta. Os hotéis com cinco estrelas oferecem lazer diferenciado e oferecem piscinas, quadras, playground e espaços multiusos.
Requisitos mandatórios:
- Todos os requisitos citados na categoria 4 estrelas
- Serviço de recepção e mensageiro aberto por 24 horas
- Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro com 17 m²
- Colchões das camas com dimensões superiores às normais
- Banheiro nas UH com 4 m²
- Disponibilidade de UH com banheira
- Roupão e chinelo em 100% das UH
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
- Preparação de comidas especiais (dietas, comida vegetariana, etc)
- Sala de ginástica/musculação com equipamentos
- Sauna seca ou a vapor
Tipos de acomodação e classificação por estrelas de um hotel
Segundo o Ministério do Turismo, para cada tipo de estabelecimento há uma classificação por estrelas de um hotel diferente. Veja a seguir:
Hotel
Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária. Podem ir de 1 a 5 a classificação por estrelas de um hotel.
Hotel Fazenda
Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo. Podem variar de 1 a 5 estrelas.
Cama & Café
Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida. Podem variar de 1 a 4 estrelas.
Resort
Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento. Podem ser classificados com 4 ou 5 estrelas.
Hotel Histórico
Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Variam de 3 a 5 estrelas.
Pousada
Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs. Podem ter de 1 a 5 a classificação por estrelas de um hotel.
Flat/Apart-Hotel
Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação. Podem variar de 3 a 5 estrelas.
Conseguiu entender como funciona este processo de classificação por estrelas de um hotel? Para saber mais informações sobre hotelaria e viagens, assine nossa newsletter em: