10 boas práticas que você deve adotar nas viagens a trabalho
Confira boas práticas que vão facilitar a rotina de viajantes, gestores e aprimorar os resultados da empresa
Adotar boas práticas para elaborar e para gerir a política de viagem no dia a dia é benéfico: como resultado, colaboradores mais engajados; sem dor de cabeça para o gestor e viagens corporativas que trazem resultado positivo.
Isso porque esse documento tem papel fundamental para garantir conformidade e eficácia na gestão de viagens.
Uma política de viagens corporativas é o conjunto de regras do que pode e do que não pode ser feito durante a viagem corporativa. Esse documento também deve ser alinhado para informar aos colaboradores critérios para reservar, como comprovar despesas, além de quais são os direitos e deveres do viajante nas viagens a trabalho.
Essas regras podem ser estabelecidas em um documento disponível no servidor da empresa ou até mesmo de forma física na sede do escritório. Porém, hoje em dia, o mais eficiente é incorporar as regras de gestão de viagens e de despesas à plataforma de gerenciamento de viagens que a empresa utiliza, como a ferramenta da Onfly.
Mas, no final das contas, o que são as boas práticas na política de viagens?
Boas práticas na política de viagens
As boas práticas na política de viagens envolvem principalmente clareza e transparência. Com as definições estabelecidas de forma explícita, toda a empresa sai ganhando, desde viajantes, gestores, gestão de pessoas e c-levels.
As boas práticas vão evitar ruídos na comunicação e favorecer economia nas finanças. Algumas delas são:
Boas práticas para os viajantes
- Ficar por dentro das regras da política de viagens
O viajante deve contar com uma política de viagens clara e que seja de fácil acesso. É através deste documento que o colaborador vai saber:
- o que pode e não pode ser feito na viagem a trabalho;
- limites de gastos;
- parâmetros permitidos para reservas;
- prazo de antecedência necessário;
- regras para transporte;
- dentre outros.
É importante que o viajante tire suas dúvidas sobre a política e procure se informar sobre as normas de cada empresa. Assim, fica muito mais simples que o colaborador tenha uma viagem corporativa que não fere as diretrizes e normas da política, garantindo uma boa prática.
- Autonomia para reservar sua viagem
Uma das boas práticas que impactam diretamente o viajante é ter facilidade e autonomia para fazer suas reservas de carro, hospedagem, ônibus ou aéreo. Isso poupa tempo e evita burocracias ineficazes, já que não é necessário prolongar a escolha das reservas em diversas reuniões e trocas de e-mails.
Mas, claro que a autonomia do colaborador deve estar dentro das diretrizes da empresa! E para facilitar esse processo, uma plataforma de gestão de viagens e de despesas permite um sistema de reservas eficaz e dentro da política, ao mesmo tempo que permite que o próprio funcionário realize suas escolhas.
- Tranquilidade de que conta com uma política de cuidados
O bem-estar do viajante faz parte das responsabilidades da empresa durante as viagens a trabalho. E esse cuidado deve ser estabelecido na política de cuidados (duty of care) — que são as obrigações éticas e legais da empresa em garantir a segurança do colaborador.
É fundamental manter essas práticas atualizadas e em pleno funcionamento para garantir a tranquilidade do viajante, que tem a quem recorrer no caso de uma situação atípica.
Boas práticas para gerentes financeiros e de viagens
- Esclarecer as regras para os funcionários que viajam
Da mesma forma que o viajante precisa conhecer as normas e diretrizes que vão direcioná-lo durante a viagem a trabalho, cabe ao gestor mantê-las atualizadas e estruturadas.
Por exemplo, além de garantir que o trabalhador receba uma diária de alimentação, ajustar o valor dentro do necessário para uma determinada região ou reajustar conforme a inflação são pontos primordiais para o gestor garantir que a política é eficiente.
- Orientar sobre regras e boas práticas trabalhistas
É importante orientar o viajante sobre a legislação trabalhista e as boas práticas relacionadas a ela. Isso evita trabalhadores frustrados e possíveis passivos trabalhistas.
Afinal de contas, o descanso semanal remunerado, o sobreaviso ou as horas extras podem gerar muitas dúvidas e cabe ao gestor esclarecê-las da melhor forma possível.
- Reduza a frustração com despesas e reembolsos
O processo de reembolso pode ser demorado e causar grande descontentamento nos colaboradores. Além disso, acumular várias notinhas durante a viagem corporativa é bastante complicado, tornando o processo de preencher relatórios e fazer prestação de contas ainda mais moroso.
Por isso, uma ferramenta de gestão de despesas é essencial. Com ela, é possível automatizar relatórios e recibos, reunindo em um só lugar as informações das viagens de todos os colaboradores e de todas as viagens.
- Otimize o tempo de educação dos viajantes
Tornar os processos transparentes e rápidos não quer dizer que o viajante precisa de horas e horas de treinamento. Na verdade, a tecnologia pode ser grande aliada para proporcionar ferramentas intuitivas e de fácil compreensão para o uso do viajante.
Com isso, o funcionário “recebe seu tempo de volta” para poder investi-lo em outras atividades, treinamentos, reuniões e até mesmo em aproveitar a viagem.
Boas práticas para empresas
- Acompanhar as despesas e custos associados a viagens de negócios
Uma boa prática é manter a gestão eficiente das despesas e custos associados a viagens corporativas.
Além de importante para a saúde financeira da empresa, o acompanhamento das despesas é básico para saber o retorno do investimento (ROI) da viagem a trabalho, bem como quais viagens foram positivas e quais não valeram a pena.
- Economizar nos gastos das viagens
Viagens mais sustentáveis são uma tendência até mesmo no mercado das viagens a trabalho. Para além da questão ambiental, uma viagem sustentável também tende a ser mais econômica. E para ter controle de quais são os gastos nas viagens corporativas, uma plataforma de gestão de despesas vai:
- centralizar as despesas;
- permitir visualização de dados;
- simplificar processos.
E é através desses recursos que é possível tomar decisões mais assertivas e economizar nos gastos de viagens.
- Promover a cultura empresarial
A política de viagens da empresa deve estar alinhada aos valores da cultura empresarial. Ou seja, é importante ter um match entre a cultura da empresa e as normas estabelecidas na política de viagens.
Hoje em dia, a tecnologia permite que as empresas tenham políticas de viagens mais abrangentes, eficazes e que podem passar por melhorias contínuas — permitindo ajustes com o passar do tempo ou conforme surjam novos objetivos.
Transparência é a chave das boas práticas
Uma única plataforma completa de gestão de viagens e despesas combina um sistema online de reserva de viagens (OBT) e uma ferramenta de gerenciamento de despesas para melhorar o processo de viagem e também a experiência dos funcionários.
Ou seja, para a empresa, para o funcionário e para o gestor de viagens, uma solução tudo-em-um favorece a implementação de boas práticas nas viagens corporativas e na política de viagens.
Fale com um dos nossos especialistas e conheça a plataforma de gestão de viagens e gestão de despesas da Onfly.