As 8 principais cidades brasileiras que são destinos de negócios

Conheça o ranking das 8 principais cidades brasileiras que são destinos de negócios, considerando infraestrutura, PIB e desburocratização.

As viagens corporativas são um aspecto muito presente nas empresas, principalmente nas médias e grandes. Embora freadas pelo avanço da pandemia de COVID-19 e com um provável retorno mais fraco devido à adaptação a tecnologias de comunicação à distância, é muito improvável que sejam totalmente substituídas. Já falamos aqui no blog sobre concordarmos com Bill Gates quando ele diz que 50% das viagens corporativas devem acabar e como, ao contrário do que muitos imaginariam, isso vai exatamente de encontro com o que sempre defendemos.

Dentre os diversos motivos, as viagens corporativas mantém sua relevância por:

  • criarem um relacionamento mais próximo com o cliente, o que aumenta a chance de fechamento de contratos e torna-se uma vantagem competitiva;
  • permitirem a realização de eventos em outras localidades;
  • serem estimuladas para a socialização de times que trabalham de forma exclusivamente remota.

No exterior, Nova York é conhecida como a capital mundial dos negócios, mas aqui no Brasil também temos diversas cidades que são bons destinos para tal.

Neste artigo, reunimos as 8 principais cidades brasileiras que são destinos de negócios e os motivos pelos quais são tão procuradas.

Melhores cidades para se fazer negócios no Brasil

O Brasil possui muitas cidades que são excelentes para se fazer negócios. A região sudeste, por exemplo, concentra a maior parte do polo industrial do país, o que inclui cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Além dessas, que são bastante conhecidas por serem destinos de negócios, há outras que se destacam que também abordaremos a seguir. Sendo assim, veja a seguir cada uma dessas cidades e suas características.

8. Belo Horizonte, MG

Em Minas Gerais o destaque vai para a capital mineira, que está entre as cidades mais ricas do Brasil. Belo Horizonte não é conhecida apenas por ser uma cidade muito bonita, mas também por ter uma economia forte e com grandes oportunidades para investidores.

Recentemente, começou a receber destaque por estar se tornando um polo de inovação do país, com as inúmeras startups de sucesso fundadas na cidade. O bairro São Pedro, carinhosamente conhecido como San Pedro Valley, em alusão ao Vale do Silício, nos Eua, é o centro do ecossistema de mais de 300 startups e empresas de tecnologia da cidade (incluindo a Onfly), juntamente com os bairros vizinhos Santo Antônio e Savassi.

Essa cidade é uma das que mais utilizam o setor terciário, principalmente nas áreas de serviços financeiros, imobiliários, administração pública e áreas relacionadas ao comércio. É um ótimo destino para quem pretende investir.

7. Maringá, PR

A poucos quilômetros de Curitiba está Maringá, outra cidade paraense que também está entre os principais destinos de negócios para viagens corporativas no Brasil. A cidade concentra suas atividades, principalmente, na prestação de serviços e no comércio.

Outro destaque de Maringá é a agricultura, que tem uma grande importância para o PIB do município. Os produtos da atividade agrícola que mais se destacam nessa cidade são o arroz, trigo, feijão, algodão, soja, milho e café.

O setor industrial da cidade é menor, se comparado a outras regiões, mas há muitas atividades relacionadas à agroindústria, turismo, prestação de serviços para indústria e a metalomecânica.

6. Curitiba, PR

Também famosa pelo turismo, Curitiba é uma cidade muito favorável para oportunidades de negócios para os empreendedores. A cidade paranaense é uma das mais empreendedoras do Brasil e se destaca pelo acesso a capital, infraestrutura, inovação, capital humano e ambiente regulatório.

Basicamente, Curitiba é um dos exemplos do que deve ser feito para desburocratizar serviços para abertura de empresas. Com o Programa Descomplica, o Estado do Paraná registrou a abertura de 129 mil novas empresas nos 8 primeiros meses. Por isso, é uma ótima região para se abrir filiais ou iniciar um novo negócio.

A região também está entre as que mais movimentam a economia do país. Curitiba é a 5ª cidade com maior PIB no Brasil, considerada a cidade mais forte da região Sul. As atividades de destaque dessa região são comércio, saúde, educação e prestação de serviços.

5. Niterói, RJ

Conhecida por suas belezas naturais, Niterói é uma das cidades mais famosas do Rio de Janeiro e, também, uma das mais procuradas por empreendedores. Com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) mais alto do Rio de Janeiro, e o segundo município com maior renda per capita mensal do país, Niterói atrai muitos investidores do setor industrial, financeiro e comercial.

Essa cidade também possui consideráveis oportunidades no setor hoteleiro, já que é considerada um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro.

4. Porto Alegre, RS

A capital do Rio Grande do Sul é famosa por seu charme, mas também é um dos destinos mais procurados por empreendedores. Porto Alegre é considerada a metrópole com maior qualidade de vida no Brasil, de acordo com um ranking de 2010 da Organização das Nações Unidas.

Uma empresa britânica de consultoria de investimentos, a Jones Lang LaSalle, ainda colocou Porto Alegre como uma das 24 cidades do mundo com maior potencial para investimentos.

3. Vitória, ES

A cidade de Vitória, que fica no Espírito Santo, é uma das cidades mais procuradas por investidores no país. Ela está em 31º lugar entre as cidades de maior PIB do país e ainda possui grandes oportunidades para explorar o setor de turismo, devido às belezas naturais presentes na região.

As principais atividades econômicas dessa cidade estão voltadas para o setor industrial, portuário, comércio ativo, prestação de serviços e turismo de negócios.

Outro destaque da cidade é que ela concentra dois portos de grande relevância para o país, que são o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. A cidade ainda possui programas que facilitam os processos empresariais, como o Alvará Mais Fácil, que permite abrir uma empresa com alvará em menos de 2 meses.

2. São Caetano do Sul, SP

Localizada no Estado de São Paulo, essa cidade possui o melhor IDHM do país, de acordo com o ranking de 2010 da ONU, e está na 48ª posição no ranking das cidades com maior PIB do país. A principal atividade econômica está voltada para o setor automobilismo e industrial. O comércio aparece em sequência como atividade econômica mais procurada nessa cidade.

Outro destaque deste município é a desburocratização para abertura de empresas. Isso faz com que muitos empreendedores iniciem seus negócios em São Caetano do Sul. A cidade também possui desburocratização para expansão no segmento da hotelaria, o que é uma boa oportunidade de negócio para empresários deste segmento.

Com localização privilegiada e administração municipal alinhada a universidades da cidade, São Caetano do Sul é uma das principais cidades brasileiras que são destinos de negócios.

1. São Paulo, SP

Não é nenhuma surpresa que essa seja a cidade mais procurada no Brasil como destino de negócios, tanto para empresas brasileiras quanto para estrangeiros que desejam investir no país. A capital paulista é a maior cidade do país, possui o maior PIB do Brasil e ainda aparece como a 10ª cidade de maior PIB no mundo.

A FecomercioSP divulgou em um estudo que mostra que, caso São Paulo fosse um país, estaria em 48º lugar no ranking das maiores economias no mundo, próximo a Portugal, Vietnã e Peru, por exemplo. A cidade já alcançou posições mais altas, sendo a 43º em 2015 e ocupando impressionante 36º posição em 2013.

Além disso, em São Paulo estão 63% de todos os grupos internacionais que possuem sede no Brasil. Outro dado interessante é que a cidade está em 6ª posição no ranking de municípios que possuem o maior número de bilionários no mundo, segundo dados da Revista Forbes.

Já deu para perceber o quanto São Paulo é importante como destino de viagem corporativa, não é mesmo?

Viu só quantas cidades brasileiras incríveis para quem deseja investir, abrir uma filial ou realizar algum tipo de negócio? Conte nos comentários o que você acha desses destinos de negócios.

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort
Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta