Como o WhatsApp Flows afeta sua viagem corporativa? 

Entenda como nova funcionalidade do aplicativo do WhatsApp pode impactar sua viagem corporativa.

Com o lançamento de novas funcionalidades, as viagens corporativas podem ser afetadas de alguma forma. Uma das novidades veio nesta semana pela Meta (empresa responsável pelo WhatsApp, Facebook e Instagram).

É que o WhatsApp Business lançou, no último dia 21 de setembro, um novo recurso chamado Flows – que pode impactar sua forma de realizar viagens corporativas. 

O aplicativo quer reforçar a sua experiência de compra tanto para prestadores de serviços quanto para usuários por meio de uma nova ferramenta. 

A partir da nova atualização, prevista para entrar em vigor nos próximos meses, usuários da versão Business vão poder oferecer diversos serviços, como escolher um assento de voo e marcar um horário sem sair do aplicativo.

A Meta diz que os prestadores de serviços terão blocos de construção que vão oferecer diversas possibilidades, desde caixa de texto, calendário e um seletor de assento para construir essa experiência de compra.

Tudo isso para incentivar experiências de compra de ponta a ponta, a fim de aumentar as transações comerciais frequentes e ampliar a monetização do app. A ideia é que o usuário não precise sair do WhatsApp para pagar por serviços ou fazer a reserva completa de serviços. 

Sobre isso, Nikila Srinivasan, vice-presidente de Business Messaging na Meta, disse, em comunicado, que essa é apenas uma das iniciativas para transformar as experiências convencionais de trocas de conversas para favorecer os negócios: 

Business Messaging (mensagens para negócios, em tradução livre) é uma prioridade da Meta. Esse novo recurso faz parte de uma série de investimentos em experiências conversacionais no WhatsApp”.

Como o WhatsApp Flows afeta minha viagem corporativa? 

Com a novidade, em breve é possível que as empresas de turismo possibilitem reservas e check-in pelo aplicativo do WhatsApp. 

No caso do check-in, o app disponibilizará um mapa com assentos disponíveis no voo que poderão ser escolhidos pelo usuário. Como mostra a imagem abaixo, já divulgada pela Meta

WhatsApp Flows afeta sua viagem corporativa
WhatsApp Flows pode afetar sua viagem corporativa com reservas no app (Foto: Divulgação/WhatsApp) 

Para agendar serviços, as empresas vão poder compartilhar uma ferramenta customizada de reservas, que será integrada aos sistemas internos dos negócios. Outra possibilidade é gerenciar carrinho de compras.

Portanto, é possível que, nos próximos meses, empresas de turismo, como hotéis e companhias aéreas, disponibilizem a funcionalidade do Flows no chat do app

Apesar disso, é sempre importante lembrar que viagens corporativas exigem funcionalidades e recursos diferentes das viagens a lazer. Dessa forma, esse pode ser um recurso muito mais interessante para pessoas físicas do que para pessoas jurídicas realizarem suas reservas de viagens. 

Isso porque as empresas devem estabelecer regras da política de viagens e fluxos de aprovação no sistema de reservas – atendendo normas internas e facilitando bastante o processo. Os negócios também podem precisar de reservas offline em prestadores de serviços de hotelaria que não estão online e, portanto, não seriam contemplados pela funcionalidade.

Dessa forma, a funcionalidade pode ser mais útil como um adicional, por exemplo, para realizar uma seleção à parte de assentos.

Também cabe lembrar que nem todas as empresas irão aderir ao Flows. Algo similar aconteceu com a função de pagamento dentro do WhatsApp, chamada de Meta Pay, já que nem todos os negócios aderiram a nova forma de receber pagamentos. 

Quando posso usar o Flows?

Inicialmente, o Flows está disponível no Brasil apenas para negócios parceiros, como Magalu e Banco Pan. Em breve, todas as empresas que usam a Plataforma WhatsApp Business (API) terão acesso e podem aderir ao recurso.

Por enquanto, a Meta não está cobrando dos negócios pelos Flows separadamente. A empresa disse que, por hora, todas as conversas com o Flows vão seguir no modelo de pagamento atual. 

Ainda segundo Nikila Srinivasan, os setores de compras e e-commerce serão o foco da proposta. “O objetivo é permitir mensagens comerciais de uma forma que empresas e pessoas possam fazer muito mais diretamente no chat”, finaliza.

O que você acha? As viagens corporativas da sua empresa serão afetadas pela nova ferramenta ou por outras inovações, como o Chat GPT? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para [email protected]!

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