Hey, how, lets growh! Valeu 2021! Chega mais, 2022 ✈️

Veja os principais números da Onfly em 2021 em uma retrospectiva aberta e franca, com alguns números interessantes da empresa e dos nossos clientes.

Finalmente estamos chegando no final do ano…

É sempre o melhor momento para olhar para trás, agradecer todo incrível time de Onflyers que estiveram conosco nesta jornada, tomar lições aprendidas com os inúmeros erros, entender as razões das coisas que não funcionaram,  e pisar no acelerador com o que funcionou, para continuar gerando valor para os nossos atuais e futuros clientes em 2022.

Em linhas gerais, conseguimos crescer 8X o número de clientes recorrentes no plano SAAS, e 6X o número de GMV e de receita sob o ano de 2020, e principalmente, conseguimos manter um churn muito baixo (menos que 3%).

Se o mercado de viagens corporativas reduziu, e nós crescemos, é porquê conseguimos ganhar market-share e provar nossa geração de valor para as centenas de clientes.

Nunca podemos esquecer, que no final do dia, é sobre gerar valor para os clientes, e 100% dos nossos esforços e atenção é para gerar uma experiência fod$# para os nossos clientes!

Então bora lá, alguns highligths desta nossa jornada…

👩‍❤️‍👩 Começamos com pessoas, o nosso ativo mais valioso, sempre!

Começamos o ano com 17 Onflyers no time, e terminamos o ano com 67!

Recrutamos aproximadamente 55  novas pessoas em 12 meses,  o que dá aproximadamente 5 novos colaboradores por mês (não se iluda, tivemos desligamentos no meio desta jornada).

Por aqui, temos uma grande obsessão em tornar a Onfly a melhor empresa para se trabalhar em Minas Gerais, tiramos a certificação GPTW com uma nota acima da média, 95% das pessoas falaram que aqui é uma ótimo lugar para trabalhar (a média é 59%).

Fizemos uma grande festa em novembro, para comemorar o resultado que os colaboradores conquistaram, e baseado em vários feedbacks dos nossos Onflyers, estamos mudando de escritório, para um lugar 4X maior que o escritório atual, que vai focar  muito na experiência do colaborador e adaptado a este modelo de trabalho híbrido, que estamos adotando em alguns setores (sem piscina de bolinhas, que é uma tremenda bobagem).

Ainda temos 20 vagas abertas, em marketing, vendas, operações e tecnologia, portanto, se você que está lendo este post  e  conhece alguém disposto a encarar este desafio, deixe-me saber 😉

Lembre-se, no final, é absolutamente tudo sobre pessoas, e nunca vamos nos esquecer disto.

Novamente, gratidão 💙 Onflyers, por tudo!

Aqui, vai uma fotcheeeeeenha, um pouco desatualizada admito , mas ainda sim, representa boa parte do nosso time (Galera, em janeiro ou fevereiro, precisamos fazer uma foto nova, ok?)

equipe onfly e selo great place to work

💙 Clientes

Fechamos dezembro/2020 com 36 clientes no plano SAAS, e vamos fechar este ano com 300 clientes, um crescimento de 8X.

Iniciamos nossa jornada, há 3 anos atrás focando em startups e empresas de tecnologia, historicamente empresas “early adopters” de novas tecnologias e que tomam decisões mais rápidas e mais inteligentes.

Pós-covid, entendemos que era preciso aproveitar o momento de transformação e digitalização de vários segmentos, como saúde, educação, serviços, construção civil e engenharia, e hoje estamos confortáveis em dizer que geramos valor para empresas de qualquer segmento, desde que reconheça que é preciso ter processos mais ágeis e digitais.

De verdade, esta história de pedir 100% das reservas  off-line, por telefone ou por e-mail não é pra gente, entendemos, respeitamos, mas não conseguimos jogar este jogo.

A Onfly é para clientes que já entenderam a importância de digitalizar processos e principalmente, que valorizam a experiência e o tempo dos seus colaboradores.

🎉 Marketing e Vendas

Nosso time de marketing gerou 5mil leads em 2021, escrevemos 123 posts neste Blog, marcamos presença em dois grandes aeroportos com mídia intensa, e enviamos 53 e-mails marketings, para aproximadamente 8200 pessoas.

Nosso linkedin alcançou 6k seguidores, que de alguma forma, se identificou com o conteúdo que geramos.

Na parte de vendas, foram 1024 reuniões de apresentação, e encerramos com 1920 negócios perdidos no nosso CRM de vendas (sim, teve cliente que agradeceu a gente sem ao menos ver o que tínhamos pra entregar, faz parte).

E em 2021 foi um ano importante para provar que conseguimos gerar valor para o segmento enterprise, empresas em sua maioria de capital aberto e que possuem regras fortes de gestão, governança e compliance.

Hoje temos 16 empresas de capital aberto na B3 e 1 de capital aberto em Nasdaq como clientes, em 2020, nosso número de clientes “enterprise” eram apenas dois.

Estamos aos poucos, com muito trabalho, conseguindo subir nosso ticket, e provar que nossa solução é agnóstica em relação ao tamanho de empresa, conseguindo digitalizar toda jornada do colaborador em relação a viagens e reembolsos.

🖥️ Evolução de Produto e Tecnologia

Sou suspeito pra falar da parte de produto e tecnologia, embora meu time insista em tirar todas as minhas credenciais de produção, continuo dando pitaco e comandando o roadmap de produto, ao longo de 2021 e em 2022.

Iniciamos o ano com 5 profissionais de tech no time e terminamos o ano com 15 pessoas, iniciamos com uma stack de PHP+Laravel em back e Vue e Quasar no front, e ao longo do ano, adicionamos uma camada de Node.JS no nosso backoffice, para dar mais segurança e velocidade para as nossas APIs.

Em janeiro, tínhamos 40% do nosso software em uma stack monolítica, e fomos ao longo do ano refatorando, e hoje, 80% da nossa solução já está em um modelo “API-First”, com client e back completamente desacoplado e integrado via API (Kudos para Alaim, o melhor CTO do mundo 🥰)

Usávamos o Monday como gestão de projetos e trocamos pelo Jira, por uma maior integração com Bitbucket e as ferramentas da Atlassian.

No ano tivemos:

⌨️ 1362 commits;

🖥️ 172 pull requests que geraram 155 deploys em produção, foram inúmeras novas melhorias para os clientes, e para nosso time de operações, somos obcecados aqui por automação e produtividade;

📟 82 mil SMS enviados, com solicitação de aprovação de passagens e RDVs;

As principais entregas de produto do ano foram:

🚌 Colocamos busão para os nossos clientes;

🤖 Adicionamos 4 novos provedores de conteúdo em aéreo, hotel e carro, gerando mais economia para os nossos clientes;

💳 Nosso azulzinho, o cartão corporativo para acabar com os reembolsos dentro da empresa;

🚗 Integração com Uber;

📝 Novos relatórios e antigos relatórios refatorados;

📎 Melhorias na política de viagem, com inclusão de aprovação condicional e bloqueios por desvios;

Nós somos essencialmente uma empresa de tecnologia, e temos um investimento forte em P&D para continuar evoluindo nossa solução diariamente, para ver as principais evoluções de produto em 2021, dê uma olhada no nosso Blog.

✉️ Operações e Atendimento ao Cliente

Iniciamos o time de operações e atendimento ao cliente com 5 pessoas e terminamos com 19, foi uma das áreas que mais aprendemos em 2021.

2021 foi o ano onde colocamos a fofabilidade como regra para o nosso setor de atendimento e operações e incorporamos como valores da nossa cultura.

Aprendemos a ser fofos, no relacionamento com os nossos clientes e ter empatia em absolutamente todos os atendimentos.

Tecnologia apenas não é suficiente para ser relevante neste jogo, precisávamos reforçar a importância do calor humano e do atendimento, em um mercado onde imprevistos é quase uma regra.

Para finalizar o ano terminamos com alguns indicadores interessantes:

✉️ 2 horas e 14 minutos,  damos a primeira resposta dos  e-mails dos nossos clientes;

⌛ 14 minutos, o tempo de resposta das requisições off-line (adição de bagagem, cancelamento e remarcação, roteiros complexos, etc.. etc…);

E em 2022, vamos continuar perseguindo para melhorar estes indicadores!

💸 Gestão de Despesas – 34 mil horas economizadas

Tivemos R$ 18milhões de reais em despesas digitalizadas dentro da Onfly, ao longo de 2021, com 121mil despesas digitalizadas, o que dá um ticket médio de R$ 148,00 por despesa digitalizada.

Foram 17.427 relatório de despesas de viagens lançados (RDVs), por 3120 colaboradores.

Estimamos que ajudamos estes colaboradores a reduzir aproximadamente 2 hora por relatório realizado (não ter que enviar e-mail, ligar pro financeiro, anexar recibos físicos, etc.. etc…), o que dá uma economia de 34mil horas.

Aqui, reforçamos nossa vocação e propósito, devolver tempo para as pessoas, e empoderá-las para serem protagonistas em suas empresas.

Agora em 2022, nossa oferta de gestão de despesas vai ser completamente alterada pelo azulzinho,  nosso cartão corporativo, que tem a intenção de eliminar completamente a necessidade de reembolsos dentro de uma empresa

✈️ Gestão de Viagens

Tivemos 47mil reservas em 2021, entre aéreo, hotel, carro e ônibus  de 2675 usuários e 410 empresas distintas!

Superamos em 10% a meta inicial de GMV do ano (meta esta que já era bem agressiva), e terminamos o mês de novembro 5X maiores que o melhor mês pré-pandemia.

Alguns dados relevantes sobre o nosso perfil de cliente:

⏱️ Tempo médio de antecedência de compra (ADVP): 12 dias;

🗺️  São Paulo foi o destino mais visitado com 17% (Congonhas  10% e Guarulhos 7%)

✈️ Confins foi o aeroporto mais visitado com 11%, seguido por Congonhas com 10%, Guarulhos com 7% e depois Viracopos com 5% e Curitiba com 4,6%;

🏨  São Paulo representou 6,5% das reservas de hotéis, seguido por Belo Horizonte com 4,4% e Rio de Janeiro com 2,8%;

🛏️ O Bristol Viçosa Hotel foi o hotel mais reservado, seguido pelo Tamareiras Park em Uberaba e depois o Ibis Afonso Pena em Belo Horizonte, ao todo reservamos 4975 hotéis diferentes (eita Brasilzão que tem hotel), o que mostra um perfil bem “cauda longa” em reservas no corporativo;

Fraudes 🔥

Há… achou que teria só coisa boa por aqui né?

Bom, tomamos R$ 40k de fraudes no ano, curiosamente as duas, foram de empresas do nordeste que usaram CNPJ de alguma igreja.

Infelizmente, as pessoas estão usando o nome de Deus para fazer safadezas (Lá no Céu, vocês vão ter que se virar para explicar para o senhor o estelionato com o nome dele, ok?) …

Além do uso indevido do nome do nosso criador, dois padrões comuns estavam em todas as fraudes, domínio recém criado, sem site publicado,  e tempo de antecedência de compra das passagens curtíssimo, entre 1 e 2 dias.

A propósito, pagamos todos os fornecedores corretamente, entendemos que só a Onfly foi fraudada e assumimos este risco como sendo do negócio.

Bom,  vida que segue!

E viagens a lazer?

Continuamos entendendo que viagens a lazer é pornografia aqui, então pelo menos nos próximos 2 anos nosso foco vai ser 100% em corporativo, já explicamos nossa tese aqui, mas nunca vamos ser melhores que o Hurb, Decolar ou Instaviagem, nas viagens a lazer.

Por outro lado, entendemos que com investimento em ativos tecnologia,  e um foco absurdo na experiência dos usuários, conseguimos entregar uma solução única com viagens e reembolsos melhor que 99% dos nossos concorrentes (com todo o respeito).

📆 E agora, 2022?

Bom, para 2022, o plano é  continuar crescendo, para isto, não tem muito segredo, temos que trazer gente boa, engajada em um propósito de transformação de mercado, e trabalhar muito, mas muito mesmo.

Queremos continuar impactando milhares de colaboradores, devolvendo tempo para serem protagonistas em suas empresas.

Valeu 2021, e pode vir 2022, estamos preparados ✈️

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Marcelo Linhares
Marcelo Linhares é um dos fundadores da Onfly, possui mais de 10 anos de experiência em marketing digital e varejo omnichannel, nos últimos 2 anos estudou o mercado de viagens e percebeu que as agências tradicionais trabalhavam da mesma forma há 20 anos, e resolveu criar a Onfly para transformar este mercado. Ele está sempre disponível no e-mail marcelo@onfly.com.br

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