Dados para a economia: como aplicar nas viagens corporativas?

A análise de dados facilita a rotina de viagens corporativas, mas também tem papel fundamental na economia de tempo e de dinheiro. Entenda!

Para fazer negócios e crescer no mercado, não resta dúvida de que cada centavo conta. Por isso mesmo, as empresas lidam com uma busca constante de maneiras para otimizar os recursos financeiros – e gerar economia de dinheiro. Segundo a Deloitte, 2 a cada 3 empresas querem reduzir custos.

E quando se trata das viagens corporativas, o cenário não é diferente. A economia de dinheiro é uma preocupação também para os gestores de viagens. Afinal, como assegurar que os gastos com deslocamentos estão sendo feitos de maneira eficiente e trazendo o máximo de retorno para a empresa? 

A resposta não é mágica. A solução, na verdade, está na análise de dados que permite escolhas assertivas e a tão desejada economia de recursos.

Dados trazem economia nas viagens corporativas

A obtenção e a análise de dados precisos e confiáveis é crucial para o sucesso de qualquer política de viagens corporativas. 

Ao contar com as informações detalhadas sobre gastos, destinos mais frequentes, preferências dos viajantes e tendências do mercado, é possível tomar decisões embasadas – e não só definidas com base na percepção geral do gestor. 

Com os dados em mãos, a gestão se torna mais eficiente e, consequentemente, é possível haver uma economia significativa.

Identifique padrões e tendências

Um dos principais benefícios de utilizar dados assertivos é a capacidade de identificar padrões e tendências. Com essas informações, é possível identificar quais destinos são mais frequentemente visitados pelos colaboradores da empresa e buscar por alternativas mais econômicas. 

Para isso, os dados vão orientar para definir o que vale mais a pena, como voos diretos ou hospedagens com melhor relação custo-benefício. Além disso, é possível analisar o histórico de gastos e identificar oportunidades de negociação com fornecedores, buscando por tarifas mais vantajosas e condições especiais.

De olho nas fraudes

Outro aspecto importante dos dados na gestão de viagens e de despesas é a possibilidade de identificar desvios e desperdícios nos gastos com viagens corporativas. 

Com os números precisos, é mais fácil identificar se há colaboradores que estão extrapolando (ou até mesmo fraudando!) os limites estabelecidos pela política de viagens, seja em relação aos valore da diária ou até mesmo antecedência exigida para compra.

Essa análise permite a implementação de medidas corretivas – que podem (e devem) fazer parte da política de consequências e a adoção de postura de engajamento dos viajantes nas normas.

Visão do panorama geral

Por fim, outra grande vantagem dos dados na gestão de viagens é fornecer ter uma visão mais abrangente do panorama das viagens corporativas.

As informações sobre viagens se tornam mais claras sobre todos os custos envolvidos. Dessa forma, é possível identificar quais áreas estão demandando mais recursos e estabelecer pontos de revisão para as políticas internas.

Dessa forma, é muito mais fácil saber o que funciona e o que não funciona na prática da gestão de viagens. 

economia de dinheiro com dados
Mais dados assertivos significam mais economia para a empresa

Mas como ter acesso a dados precisos nas viagens corporativas?

Agora você já sabe da importância dos dados assertivos na busca por mais economia nas viagens corporativas. Esse é um fator que não pode ser subestimado na tomada de decisões.

Afinal de contas, é por meio dessas informações que os gestores conseguem ter uma visão detalhada do cenário atual e podem pensar em novas estratégias e medidas que podem impactar os resultados desejados. 

Mas, como ter acesso a esses dados tão primordiais?! Para isso, é essencial contar com uma plataforma de gestão de viagens que seja capaz de coletar, analisar e apresentar os dados de forma clara e acessível. 

Uma solução tecnológica é capaz de consolidar informações de diferentes fontes, permitindo uma análise completa e detalhada. Além disso, é possível integrar outras plataformas e soluções com a gestão de viagens, através da tecnologia. 

A Onfly, por exemplo, permite a integração da ferramenta de ponta a ponta (também chamada de end-to-end) de gestão de viagens com o ERP e outros sistemas, de forma complexa e automatizada. 

Dessa forma, os gestores têm acesso a relatórios atualizados, dashboard completo e gráficos intuitivos, facilitando a interpretação dos dados. Ou seja, não é preciso se perder em dezenas de relatórios complexos para extrair os principais dados. Com a ferramenta adequada, esse processo é simples e se torna rotineiro para orientar as escolhas para as viagens corporativas. 

Pensando nos dados mais importantes para o gestor de viagens, preparamos um conteúdo gratuito com 13 indicadores de performance que todo gestor precisa acompanhar para ter mais eficacia no dia a dia! 

Dentre eles, vamos tratar dos seguintes KPIs:

  • Satisfação do viajante (NPS);
  • Share de acordo cia. aérea e hotéis;
  • Cancelamento de reservas com custo;
  • E muito mais! 

Para acessar gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

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Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!