Tipos de hospedagens: como escolher?
Você já se perguntou qual a diferença de um hotel para um hostel, ou o que faz com que
uma pousada ou um resort se caracterizem nesses lugares? Você conhece todos os tipos de hospedagens? Quando precisamos encontrar um lugar para passar algum período de tempo, é comum nos depararmos com essas nomenclaturas, mas muitas vezes não entendemos ao certo o que define cada uma delas, ou qual delas se encaixa mais no momento que vivemos.
Se você quer aprender de vez isso para não se confundir mais, continue com a leitura que
neste post você entenderá e descobrir os principais tipos de hospedagens existentes e
qual deles combina mais com seu momento!
Tipos de Hospedagens e o SBClass
Antes de abordar os tipos de hospedagens existentes, vale-se citar que existe uma metodologia padronizada para definir essas categorias e os órgãos responsáveis por sua regulamentação.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), criado pelo Ministério do Turismo (MTur), com a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e o Inmetro, é o sistema responsável por segmentar e estruturar esse tipo de categoria.
O SBClass define os tipos de hospedagens em 7 categorias diferentes, mas é importante ressaltar que abordaremos aqui não somente esses 7 do território nacional, mas também, alguns meios de hospedagem no exterior.
No SBClass, as categorias são definidas pelo tipos de hospedagens e podem alternar nas
conhecidas 1 a 5 estrelas. Cada estabelecimento é classificado com o nível de estrela de
acordo com os serviços prestados. São eles:
- Hotel – De 1 a 5 estrelas
- Hotel Histórico – De 3 a 5 estrelas;
- Hotel Fazenda – De 1 a 5 estrelas;
- Pousada – De 1 a 5 estrelas;
- Resort – De 4 a 5 estrelas;
- Cama & Café – De 1 a 4 estrelas;
- Flat/Apart Hotel – De 3 a 5 estrelas.
Agora vejamos mais a fundo os estilos de Hospedagem existentes:
Hotel
O Hotel, um dos mais conhecidos meios de hospedagem, se caracteriza por disponibilizar estadia ao hóspede por meio de quartos ou unidades individuais. Ele conta também com uma rede estruturada de colaboradores responsáveis pela prestação de serviços ao hóspede, como opções de cardápio e serviço de quarto.
Esses serviços variam de acordo com o nível e a categoria do Hotel (número de estrelas). Quanto mais estrelas o estabelecimento tiver, maior a gama de serviços e estrutura ele consegue ofertar, interferindo diretamente nos valores de diária.
O Hotel é um meio de hospedagem amplamente versátil e é uma boa solução para pessoas
em viagens comerciais, turistas ou até mesmo pessoas que precisem de um pernoite.
Motel
Embora seja mais popular em território brasileiro como um ponto comercial para encontros
amorosos, o motel foi um meio de hospedagem oriundo dos Estados Unidos como um hotel
mais simples à beira de estradas para viajantes poderem repousar de forma mais prática.
Para ser classificado como um Motel, o estabelecimento precisa ter ao menos dez quartos e
também precisa oferecer serviços gastronômicos em seu espaço e segue o mesmo princípio dos hotéis: quanto mais completa a estrutura, mais isso interfere nos valores.
Hostel ou Albergue
O Hostel, também conhecido como Albergue (em português), se caracteriza por oferecer a estadia em quartos ou unidades compartilhadas entre os hóspedes. Isso faz com que seus valores sejam geralmente mais acessíveis que os dos demais estilos de hospedagem.
Este estilo de hospedagem também se mostra um grande alvo para pessoas em processo de desenvolvimento da estabilidade financeira, estudantes e viajantes que queiram aproveitar a viagem de forma mais independente e econômica.
Pensão
Resumidamente, as pensões são basicamente imóveis onde quartos são alugados,
geralmente para estadias mais prolongadas. Podemos dividi-la nas pensões (casas mais
familiares), mas também nos pensionatos (locais mais buscados por estudantes).
Esse estilo de hospedagem se caracteriza por estadias compartilhadas com outras pessoas. Os quartos podem ou não serem compartilhados, mas os demais cômodos do imóvel geralmente o são. Conforme citado anteriormente, também é um modelo muito buscado por estudantes, mas também podem-se ter pessoas em momentos de transição imobiliária ou construção de estabilidade financeira.
Pousada
As pousadas são estabelecimentos comerciais muito semelhantes aos hotéis, mas geralmente são mais modestas e se caracterizam por serem administradas de forma mais pessoal e familiar, porém sem deixar de entregar na profissionalismo ao hóspede.
A estrutura pode ser mais simples, com um único prédio ou casa com quartos individualizados, ou ser dividida em bangalôs, ou chalés. As pousadas são geralmente caracterizadas por terem algum contato com a natureza e estilos mais rústicos, tendo decorações mais intimistas e aconchegantes, proporcionando uma sensação de leveza, bem-estar e acolhimento ao hóspede.
As pousadas têm como principal alvo pessoas em viagens, ou até mesmo indivíduos que desejam aproveitar as férias ou trabalhar em home office saindo da rotina.
Resort
Os Resorts são nada mais do que hotéis comerciais que proporcionam ao hóspede, além dos serviços básicos de atendimento (opções de cardápio e serviço de quarto), estruturas onde possa encontrar entretenimento e lazer durante sua estadia.
Geralmente nos resorts é possível encontrar uma gama mais ampla no cardápio, além de infraestruturas especializada ao lazer, como spas, saunas, piscinas (podendo ser em temperatura ambiente ou até mesmo aquecidas), eventos com animadores de festa e até mesmo trilhas.
A ideia é que estando no Resort, o hóspede não precise sair de suas mediações para encontrar entretenimento e aproveitar sua estadia, o que garante mais segurança e praticidade a turistas.
Assim como os demais modos de hospedagem, os Resorts são muito buscados por pessoas em viagens (geralmente de férias), mas também são uma ótima alternativa para caso você queira dar aquela variada na rotina do home office.
Hotel Fazenda
Já os Hotéis Fazenda são basicamente hotéis comerciais, porém são geralmente localizados em regiões do rurais sendo caracterizados por terem maior contato com a natureza. Nos Hotéis Fazenda você encontrará os mesmos serviços básicos dos hotéis ou pousadas, mas terá acesso a mais atividades de lazer relacionadas ao dia a dia em uma fazenda, como por exemplo: passeios a cavalo, trilhas, pescaria, e cuidados com animais variados.
Esse é um estilo de hospedagem que serve como uma boa alternativa para pessoas que
buscam curtir as férias de forma mais tranquila e querem variar das praias ou locais
litorâneos, tendo um contato mais terapêutico com a natureza e com os animais.
Hotel Histórico
O Hotel Histórico se trata de um estabelecimento comercial, que assim como os outros
estilos de hotéis, possui os serviços básicos de hospedagem, entretanto, tem como principal
característica ser um local definido como construção histórica.
Ou seja, os Hotéis Históricos nada mais são que hóteis que tenham sido palcos de fatos histórico/culturais, ou que sejam reconhecidos oficialmente como tal… Esses locais podem ter a estrutura original da época em que tal fato ocorreu, ou serem restaurados.
Também são uma alternativa interessante para turistas que busquem férias variadas ou
desejem conhecer locais novos e repletos de cultura e histórias.
Casas de Aluguel
As casas de aluguel nada mais são que imóveis (geralmente residenciais, mas podendo ser comerciais também) que são ofertados como estadias. São mais buscadas por famílias ou grupos de amigos em períodos de férias, ou feriados prolongados, assim garantem um espaço para um grupo maior de pessoas que busquem uma estadia com mais independência.
Nelas não costuma-se ter os serviços básicos de hospedagem dos hotéis, mas são excelentes alternativas para se aproveitar o momento de forma mais econômica, como se você estivesse em casa, mas em uma localidade diferente.
Flat/Apart-Hotel
Os flats (também conhecidos como Apart-Hotéis) são estabelecimentos comerciais muito parecidos com apartamentos, porém com os benefícios de uma comodidade de hotel. Em um Flat você pode ter toda a estrutura de um apartamento, como salas, banheiros, cozinhas e até mesmo áreas de serviço, porém também pode ter os serviços de hotéis, como serviços de limpeza de quarto e/ou serviços de recepção.
Os Flats são boas alternativas para pessoas viajando a negócios ou até mesmo pessoas que precisem ficar em determinada localidade por um maior período de tempo.
Menções Honrosas
Esses foram os principais tipos de hospedagens, porém existem alguns outros que também
valem a pena serem citados, como, por exemplo:
Guest House
As Guest Houses nada mais são do que as casas de família residenciais onde os moradores optaram por disponibilizar algum dos quartos da casa para hospedagem por algum período.
É um dos principais estilos de hospedagem para pessoas que buscam intercâmbios, pois nele o hóspede pode ficar de forma mais acessível e por um maior período de tempo em locais com culturas e convivências diferenciadas.
Bed and Breakfast ou Cama e Café
Os Bed and Breakfast (ou Cama e Café, em português), são estabelecimentos residenciais onde os proprietários disponibilizaram um quarto para hospedagem, mas também terão acompanhamento de cafés da manhã.
Esse modelo também é muito utilizado por pessoas em construção de estabilidade financeira ou que precisarão passar um período maior em determinado local, mas optam por terem um maior conforto e comodidade.
E aí, o que achou dos tipos de hospedagens existentes?
Qual deles você achou mais interessante? Conta aqui abaixo para gente! Estamos ansiosos
em saber o que você tem a dizer 😉