Como escolher o melhor tipo de hospedagem para sua viagem?

Se você já passou horas pesquisando onde se hospedar e ainda ficou na dúvida sobre qual a melhor opção para sua viagem, você não está sozinho.
Escolher a hospedagem é uma parte importante da experiência, seja no conforto, na praticidade ou até no orçamento. E com tantas opções disponíveis, como decidir entre um hotel, um hostel ou até um resort?
Neste artigo, vamos explicar os principais tipos de hospedagem e te ajudar a fazer a melhor escolha para seu perfil de viajante. Vamos lá!
Tipos de hospedagem e como funcionam
Antes de decidir onde ficar, vamos entender as características de cada tipo de hospedagem – afinal, existe uma metodologia padronizada para definir essas categorias e os órgãos responsáveis por sua regulamentação.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), criado pelo Ministério do Turismo (MTur), com a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e o Inmetro, é o sistema responsável por segmentar e estruturar esse tipo de categoria.
O SBClass define os tipos de hospedagens em 7 categorias diferentes, definidas pelos tipos de hospedagens e podem alternar nas conhecidas 1 a 5 estrelas.
Cada estabelecimento é classificado com o nível de estrela de acordo com os serviços prestados. São eles:
- Hotel – De 1 a 5 estrelas
- Hotel Histórico – De 3 a 5 estrelas;
- Hotel Fazenda – De 1 a 5 estrelas;
- Pousada – De 1 a 5 estrelas;
- Resort – De 4 a 5 estrelas;
- Cama & Café – De 1 a 4 estrelas;
- Flat/Apart Hotel – De 3 a 5 estrelas.
Mas o que essas estrelas realmente significam? Muita gente acredita que elas indicam apenas o nível de luxo — mas, na verdade, elas seguem critérios bem específicos definidos pelo Ministério do Turismo.
Para te ajudar a entender, temos um resumo rápido para hora da escolha:
- 1 estrela: hospedagem básica, com serviços essenciais, como quarto com banheiro privativo e recepção.
- 2 estrelas: estrutura um pouco mais completa, com itens como telefone no quarto, serviço de limpeza e café da manhã simples.
- 3 estrelas: nível intermediário, com boas comodidades, restaurante próprio e mais conforto nos quartos.
- 4 estrelas: padrão alto, com lazer, atendimento bilíngue, serviço de quarto e mais sofisticação.
- 5 estrelas: máximo de conforto e serviços — suítes completas, experiências personalizadas, concierge, spa e mais.
Entendendo os tipos de hospedagens (e o que cada estrela entrega), vamos mais a fundo no que cada um deles oferece e qual se encaixa melhor na sua proposta de viagem.
Opções confortáveis: hotéis e resorts
Os hotéis e resorts são perfeitos para os viajantes que buscam conforto, estrutura completa e serviços diferenciados de alimentação, serviço de quarto e experiências.
Entenda cada uma delas!
Hotel
Uma das opções mais populares entre os viajantes, os hotéis oferecem muitos serviços, que podem incluir recepção 24 horas, serviço de quarto, academia, piscina e até café da manhã incluso.
E, como falamos anteriormente, atendem a vários tipos de orçamento e estilos de viagem, com a existência de hotéis econômicos até luxuosos com cinco estrelas. Além disso, os hotéis vão além das viagens a lazer, muitas hospedagens possuem estrutura com salas de reunião e espaços para eventos corporativos.
Em suma, é a hospedagem perfeita para viajantes a negócios, casais, famílias e qualquer pessoa que busca mais conforto e serviços adicionais.
Resort

Os resorts são verdadeiros complexos de lazer – além de acomodações, contam com estrutura completa de entretenimento, como piscinas, spas, restaurantes e atividades recreativas.
Essa opção é ótima para quem busca conforto além dos serviços de hotel, além de ser extremamente vantajoso por conta dos pacotes all-inclusive, onde as principais refeições e atividades já estão incluídas no pacote.
Sendo assim, é indicado para viagens em famílias, casais em lua de mel ou qualquer viajante que queira uma experiência all-inclusive.
Opções econômicas: hostels, pensões e pousadas
Se a ideia da viagem é economizar em hospedagem e, de quebra, conhecer novas pessoas durante a experiência, com certeza, essas opções são ideais para você!
Hostel ou Albergue
Muito populares entre mochileiros e viajantes solo, os hostels oferecem acomodações compartilhadas e um ambiente mais descontraído.
O que chama muito atenção é o preço mais acessível e a integração com os outros hóspedes, o que é ótimo para fazer novas amizades, conhecer novas culturas e até fazer um networking – por que não, né?
Hoje, muitos hostels também contam com opções de quartos privativos, mantendo um ambiente mais social, mas garantindo mais privacidade.
Essa opção é bastante atraente para mochileiros, sendo o queridinho dos viajantes mais novos, pessoas que não se importam em dividir espaço e para quem curte um turismo cultural!
Pensão
As pensões são menos comuns nos grandes centros e geralmente oferecem acomodações simples, com refeições incluídas, o que a torna mais econômica para estadias mais longas.
De modo geral, é uma hospedagem oportuna para trabalhadores temporários e viajantes de longa duração.
Pousada
As pousadas também são pequenas hospedagens, geralmente administradas por famílias – e costumam ter um charme especial!
Diferente dos hotéis, as pousadas têm um ambiente mais acolhedor e personalizado – além disso, em regiões turísticas, muitas pousadas oferecem pacotes que incluem passeios guiados e experiências gastronômicas.
Sendo assim, é perfeito para casais e viajantes que querem uma experiência mais intimista.
Hospedagens alternativas e focada em experiências diferenciadas
Para quem gosta de sair da rotina e experimentar algo novo a cada viagem, desde a hospedagem, as opções a seguir são perfeitas!
Hotel Fazenda
Localizado geralmente em áreas rurais, o hotel fazenda é para aquele viajante que busca contato com a natureza e atividades como trilhas, passeios a cavalo e gastronomia típica.
Sendo assim, é uma ótima alternativa para pessoas que buscam curtir as férias de forma mais tranquila e querem variar das praias ou locais litorâneos, com contato mais terapêutico com a natureza e com os animais.
Hotel Histórico

Para quem gosta de cultura, um hotel histórico tem uma experiência diferenciada, muitas vezes em edifícios preservados com decoração temática. E o conforto é garantia, já que eles possuem os serviços básicos de hospedagem, mas com o diferencial principal de ser em uma construção histórica.
Sendo assim, os hotéis históricos são uma alternativa viável para turistas que procuram por turismo cultural, apreciadores da história e viajantes que fogem do óbvio.
Casas de Aluguel
Plataformas como Airbnb popularizaram a ideia de alugar casas ou apartamentos inteiros para estadias curtas – e essa opção é bastante popular, oferecendo mais liberdade, sem deixar o conforto de lado.
Além das viagens pessoais, muitas empresas têm adotado essa opção para acomodar funcionários em viagens de longa duração, tudo para garantir mais conforto e autonomia.
Essa categoria é bastante flexível, sendo ideal para viagens em família, grupos de amigos e viajantes que querem se sentir “em casa”.
Flats

Os flats combinam as comodidades de um hotel com a estrutura de um apartamento, sendo ideais para quem precisa de uma hospedagem prolongada com serviços como limpeza e lavanderia. E tem mais: quando a política de viagem permite, essa categoria costuma ser uma escolha mais econômica para a empresa e muito mais confortável para o viajante.
Inclusive, temos um motivo especial para falar com propriedade sobre esse modelo: a Onfly foi a primeira travel tech brasileira a disponibilizar o inventário da Charlie na nossa plataforma — uma parceria que entrega flats modernos e bem localizados.
É aquele match perfeito entre eficiência, conforto e custo-benefício para viagens a trabalho!
Como escolher a hospedagem ideal para sua viagem?
Agora que você já conhece as opções disponíveis, chegou a hora de entender como escolher a melhor hospedagem para a sua viagem!
Para isso, listamos alguns pontos de atenção que você precisa considerar na sua escolha! Confira nossas dicas:
1. Tudo começa pelo orçamento!
O primeiro passo é definir qual o orçamento para sua viagem e quanto você está disposto a gastar com a hospedagem.
Então, se a ideia for economizar na acomodação, os hostels, casas de aluguel e flats são as melhores escolhas. Mas, se o conforto for prioridade, investir em um hotel ou resort é mais assertivo.
2. Avalie a localização
A localização da sua hospedagem também faz parte do processo, afinal, ela será a sua casa durante a viagem e deve estar próxima dos pontos turísticos do seu roteiro ou das principais atividades que você pretende realizar.
Mesmo que sua prioridade não seja se acomodar próximo aos pontos do seu roteiro, avalie o quanto será gasto em deslocamento neste caso e qual o acesso ao transporte.
Não se esqueça também de verificar a segurança da região da hospedagem escolhida.
3. Considere o tipo de viagem para escolher sua acomodação
Durante as categorias de hospedagem, falamos um pouco mais sobre o perfil de viagem que são mais indicadas para cada uma delas – e esse critério é extremamente importante para que você se sinta à vontade e cumpra com o objetivo da sua viagem.
Por exemplo, se for uma viagem solo, um hostel pode ser uma boa opção, principalmente se você procura por interação com novas pessoas. Já para lua de mel, um hostel tiraria toda a privacidade dos casais, sendo assim, resorts ou pousadas são mais indicados.
Já para as viagens em família, casas de aluguel e hotéis oferecem mais conforto e, no caso de viagens focadas em experiência, os resorts, hotéis fazenda e hotéis históricos também são ótimas opções.
No caso das viagens corporativas, as estadias mais comuns são flats e hotéis, pois contam com a infraestrutura necessária para trabalhar.
4. Leia avaliações e comentários da hospedagem
É sempre bom verificar as avaliações de outros hóspedes antes de bater o martelo e pagar pela sua hospedagem.
Para isso, pesquise pela hospedagem pelo Google, TripAdvisor e Booking.com para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, plataformas como o Airbnb, contam com avaliações dentro do aplicativo.
Qual a melhor opção para você?
A melhor hospedagem é aquela que se encaixa no seu perfil de viagem, orçamento e necessidades de experiência. Ao planejar sua viagem, leve em conta todos esses critérios e escolha com sabedoria.
Afinal, uma boa hospedagem pode fazer toda a diferença na sua experiência! E você, qual tipo de hospedagem prefere? Conta pra gente nos comentários!
