Pesquisa revela nível de satisfação dos clientes com empresas de turismo

Estudo do Opinion Box revela satisfação dos clientes e seu relacionamento com marcas de aviação, transporte rodoviário, aluguel de carros e turismo.

O NPS (Net Promoter Score) avalia o nível de satisfação dos clientes e faz parte das métricas fundamentais (KPIs) na rotina de gestores de viagens corporativas. 

Além de permitir uma avaliação de qual é o nível de satisfação dos viajantes com a política de viagens da empresa, essa métrica é bastante útil para analisar o relacionamento de clientes e marcas de diversos segmentos.

Justamente por isso, o NPS relacional foi utilizado como ferramenta em um estudo exclusivo produzido e divulgado pelo Opinion Box sobre o relacionamento entre clientes e empresas de aviação, transporte rodoviário, aluguel de carros e turismo, dentre outras categorias. 

Vale lembrar que o Opinion Box é uma empresa de tecnologia referência em pesquisa de mercado e customer experience. Pelo quarto ano consecutivo, a empresa apresenta o que é considerado como “maior benchmarking de NPS do país” e premia as empresas que oferecem a melhor experiência do cliente.

A seguir você confere quais foram as empresas avaliadas na área do turismo, e quais delas obtiveram os melhores resultados neste estudo. 

Empresas com melhores resultados de satisfação do cliente em Turismo 

Conforme o estudo do Opinion Box, o Airbnb oferece a melhor experiência aos clientes. Com NPS de 67, a empresa garantiu o primeiro lugar no turismo. 

Na sequência, aparece o Booking com NPS de 63 e Hotéis.com registra um NPS de 61. 

As marcas avaliadas foram apenas de turismo a lazer, portanto, nenhuma empresa exclusiva para gestão de viagens corporativas, como a Onfly, foi considerada. 

Dentre as marcas analisadas no estudo estão 123Milhas, Booking, Hotéis.com, MaxMilhas, Airbnb, CVC, Hurb, Trivago, Bancorbrás e Decolar.

Marcas com melhor nota dos clientes em aluguel de carro

Por sua vez, a Localiza recebeu a melhor avaliação dos seus clientes, com NPS 56, no segmento de aluguel de carros.

Neste caso, apenas Localiza, Movida e Unidas foram analisadas e, em setores com menos de 5 empresas avaliadas, apenas o NPS da melhor colocada é divulgado. 

Empresas com melhor satisfação dos clientes em transporte rodoviário 

A Viação Cometa garantiu a melhor avaliação de satisfação dos clientes na análise de empresas de transporte rodoviário. O NPS da marca ficou em 58. Em segundo lugar, aparece a Blablacar com NPS 55 e, fechando o pódio, a São Geraldo com NPS 52.

Neste segmento, as marcas avaliadas foram Águia Branca, Buser, Cometa, Gontijo, BlaBlaCar, Clickbus, Expresso Guanabara e São Geraldo.

Empresa de aviação com mais clientes satisfeitos

Conforme o estudo do Opinion Box, a Azul foi a empresa de aviação que oferece a melhor experiência para o consumidor. O NPS da companhia aérea ficou em 62. 

Além desta cia aérea, Latam e Gol também foram avaliadas, porém, com menos de 5 players analisados no segmento, apenas o NPS da mais bem colocada foi divulgado. 

Como a pesquisa de satisfação foi feita?

Segundo o Opinion Box, neste estudo, para avaliar a marca, o entrevistado precisava ter consumido seus produtos ou serviços pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. 

Cerca de 600 empresas foram agrupadas em 50 segmentos pensando no tipo de produtos e serviços oferecidos e na relação com o consumidor. Portanto, em um mesmo segmento podem ter marcas que atuam em nichos ou perfis específicos, mas que, de forma geral, oferecem serviços para um público semelhante. 

Foram mais de 500 mil avaliações de consumidores de todo o país para realizar um benchmarking completo. O objetivo é ajudar empresas a tomarem decisões melhores a partir de dados.

Além de turismo, outros segmentos foram avaliados pela experiência do consumidor. Confira o estudo na íntegra acessando o site de marcas mais recomendadas pelos clientes do Opinion Box.  

Qual o NPS da Onfly?

Por aqui, sabemos da importância de avaliar qual é o nível de satisfação dos clientes.

Por isso, nosso indicador de satisfação é divulgado diretamente na nossa página de transparência em tempo real, através da Customer Satisfaction Score (CSAT), métrica utilizada para saber a porcentagem de clientes satisfeitos com uma empresa, por meio de uma pesquisa. Confira o índice da Onfly acessando a página aqui.

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Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!