Por que não se deve esperar o BID do ano que vem para investir em inovação?

Investir em inovação é quase que uma obrigação para todas as empresas que querem se manter alinhadas ao mercado e não desejam perder espaço para a concorrência. Mas algumas empresas esperam demais para fazer isso e fazem os investimentos apenas após o BID do ano.

Por isso, neste artigo eu vou explicar porque você não deve esperar pelo BID para investir em inovação. Continue nesse artigo para entender porque é importante inovar agora mesmo!

O que são BIDs?

O termo BID vem do inglês e quer dizer dar um lance, ofertar ou licitar. Também chamado de BID process ou Biding process, trata-se de um processo interno de licitação onde a empresa abre as portas para selecionar fornecedores, distribuidores, fabricantes ou prestadores de serviços estratégicos utilizando múltiplos critérios. 

De forma resumida, os BIDS são processos que a empresa abre internamente para encontrar outras empresas que possam auxiliar de forma estratégica. Por exemplo, no caso da Onfly, esses processos visam encontrar agências e plataformas de viagem que possam agregar ao time como fornecedores. 

Embora esse dado seja importante para diversas questões internas das empresas, ele não deve ser critério para a decisão de investir em inovação, já que esse é um investimento de grande importância para todas as empresas e deve ser feito com constância. 

BIDs fazem pouco sentido para serviços, mas acontecem

Também é válido lembrar que os BIDs fazem pouco sentido para serviços, mas eles acontecem. No entanto, a maior preocupação com o BID fica para as empresas que atuam na indústria ou na área de transporte, já que elas necessitam desta licitação interna para contar com boas parcerias. 

Independentemente da área em que a sua empresa atue, o que eu quero te mostrar é que você não precisa esperar 12 meses para saber se deve ou não investir em inovação. Não é preciso esperar o BID do ano que vem para otimizar processos, reduzir custos e trazer inovação para sua empresa!

Por que não esperar pelo próximo BID

Existem diversos motivos pelos quais não vale a pena esperar pelo próximo BID para investir em inovação. O primeiro deles é que o BID ocorre de forma anual e isso leva um bom tempo até que aconteça. Já as inovações ocorrem o tempo todo, quanto mais você adiar os investimentos em novidades que aparecem no mercado, a sua empresa fica para trás em relação aos concorrentes. 

Mas esses não são os únicos motivos, veja a seguir porque sua empresa não pode esperar pelo próximo BID para inovar!

Sua empresa pode estar perdendo dinheiro

Não há como negar, as inovações transformam o mercado de forma avassaladora e quem tem a coragem de surfar nessa onda, consegue alcançar níveis inimagináveis de ganhos, conhecimento, domínio do mercado e autoridade de marca.

Por isso, um dos reflexos de não investir em inovação é justamente a perda de dinheiro. A sua empresa perde o potencial de aproveitar uma grande oportunidade e ao mesmo tempo, continua perdendo dinheiro com processos que são demorados, burocráticos e custosos. 

Esse é o exemplo das empresas que ainda não utilizam uma plataforma de gestão de viagens para otimizar os processos e reduzir os custos com as viagens corporativas. Ou seja, essas empresas continuam pagando caro ao reservar passagens aéreas e hospedagens, tem um grande déficit com fraudes que ocorrem ao longo dos processos, tem mais custos com colaboradores para lidar com esses processos burocráticos e no fim das contas, acaba perdendo dinheiro porque não modernizou a forma como gerencia as viagens de trabalho na empresa. 

Novos produtos e soluções aparecem no caminho

Outro motivo pelo qual não vale a pena esperar pelo BID do próximo ano para investir em inovação é que novos produtos e soluções aparecem no caminho o tempo todo. Essas inovações não esperam até que as empresas saibam o BID do próximo ano para aparecerem, elas simplesmente acontecem em questões de minutos, dias, semanas e meses. 

Se a sua empresa espera por 12 meses para aderir a uma nova solução, são 12 meses que ela deixa de otimizar processos, de inovar, de reduzir cursos e de sair na frente dos seus concorrentes. Ela fica 12 meses atrás das empresas que têm coragem e sabem que inovação é um processo constante e necessário.

No setor de viagens corporativas, por exemplo, se uma empresa espera um ano para saber o BID antes de inovar através de uma plataforma de gestão de viagens corporativas, ela deixa de trazer diversas soluções ao longo desse tempo, como redução das fraudes, otimização dos processos, redução de custos, integração com diversas ferramentas, unificação de gastos, simplificação dos processos de adiantamento ou reembolso, entre outras. 

Portanto, não dá para esperar o BID do ano que vem quando surge uma solução ou produto novo que pode trazer um grande potencial de inovação na empresa.

Investir em inovação é um processo constante

E eu não poderia terminar sem dizer que inovação é um processo constante. Não basta investir em inovação hoje e não pensar nisso no futuro, pois a todo momento surgem novidades no mercado que podem beneficiar os negócios ou a qualidade de vida dos colaboradores. 

Felizmente, todos os anos surgem novas empresas, ideias, negócios, soluções e produtos pensados nos problemas que enfrentamos no dia a dia. São essas inovações que tornam o nosso dia mais fácil, prático e prazeroso. 

Por isso, antes de pensar sobre o BID do próximo ano para decidir se a sua empresa precisa inovar processos internos, considere que a inovação deve ser constante, ela precisa acontecer e sempre surgem inovações que podem fazer a diferença na sua empresa. 

Uma dessas inovações é a plataforma de gestão de viagens corporativas que nós oferecemos, a Onfly. Essa é uma inovação capaz de transformar toda a gestão de viagens corporativas dentro de uma empresa através da otimização de processos, redução de custos e soluções práticas para os gestores e colaboradores. 

Se você gostou dessas informações sobre a importância de inovar constantemente e de porque você não deve esperar pelo BID, veja outros conteúdos como esse aqui no nosso blog.

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br