OTA, OBT e TMC – Entenda o que significam essas siglas

No mercado das viagens, sejam elas corporativas ou para lazer, existem diversas ferramentas que podem auxiliar em uma gestão mais eficiente, prática e com menos burocracia para os viajantes. 

Além de acompanhar as tendências para o setor, é muito importante conhecer as siglas dessas ferramentas, como OBT, OTA e TMC, quais as diferenças de cada um e suas vantagens para a gestão de viagens.

Para saber mais sobre elas, bem como qual o impacto para as viagens corporativas, acompanhe o conteúdo abaixo!

O que é OTA?

OTA é a sigla para Online Travel Agency, ou Agência de Viagem Online, em tradução. Empresas como Decolar.com, Submarino Viagens e Booking são exemplo de OTA, ou seja, são sites que oferecem produtos e serviços de viagens voltados para turismo e lazer.

As OTAs apresentam para os viajantes as opções de preços de companhias aéreas, hospedagem e outros serviços, para que o viajante faça comparação e escolha o que melhor lhe agrada.

Sendo um serviço online, isso permite que os consumidores consigam acessar com mais facilidade, comparando preços, acompanhando promoções e fazendo as compras em qualquer formato, como desktops ou mobile. 

Ainda com essas vantagens, a OTA foi desenvolvida pensando no viajante de turismo ou lazer, B2C, por isso, não contempla as viagens corporativas para consumidores B2B. Para isso, existem outras ferramentas para auxiliar.

O que é TMC?

Diferentemente da OTA, com foco no viajante a turismo e a lazer, a TMC possui foco nas viagens corporativas. Do inglês, é a sigla para Travel Management Company, que pode ser traduzido para Empresa de Gerenciamento de Viagem.

Com isso, a TMC auxilia o cliente a definir todo o planejamento da viagem, centralizando as informações na plataforma e analisando os aspectos estratégicos da viagem corporativa. Isso para manter o plano de negócios e acompanhar as despesas durante a viagem.

Normalmente as TMCs não abarcam o atendimento de pequenas e médias empresas, voltando-se para grandes organizações, com segmentos próprios para lidar com a gestão de viagens corporativas. 

obt-ota-tmc-o-que-é
A TMC, voltada para a gestão de viagens corporativas, oferece serviços como a geração de relatórios e a centralização das informações

O que é OBT?

Do inglês, OBT significa Online Booking Tool, ou Ferramenta de Reserva Online. Essa é uma ferramenta criada para facilitar as atividades da gestão de viagens, como gestão de deslocamento e comparação de preços, a partir de recursos digitais.

Com isso, há uma centralização das informações das viagens corporativas em uma única plataforma, otimizando o trabalho dos gestores, como também o dos próprios viajantes, que podem acessar a própria página com os dados da viagem

No caso dos OBTs, elas foram desenvolvidas para prestar suporte às TMCs e não para as empresas de forma geral. Dessa forma, possui uma linguagem mais técnica para abarcar o cliente final.

Como inovar na gestão de viagens corporativa com a Onfly

Estar atento às novas tecnologias do mercado torna o trabalho mais ágil e otimizado, permitindo inovar no modelo de negócios da empresa e facilitando no alcance de metas.

No caso da gestão de viagens, apresentamos algumas ferramentas que auxiliam na comparação de preços, personalização dos serviços, segurança da empresa e outras funcionalidades. Imagine ter essas tecnologias e muitas outras para otimizar o trabalho do gestor de viagens?

Na Onfly, buscamos oferecer o melhor serviços para os nossos clientes, a partir de inovação, agilidade e simplicidade. Assim, a proposta da Onfly é unir várias funcionalidades em uma única plataforma, com suporte 24/7, capaz e economizar custos e tempo dos colaboradores e lideranças.

De forma geral, contamos com a facilidade de uso da plataforma, com a agilidade dos serviços e com o foco na experiência do cliente, presentes nas funcionalidades das OTAs.

Das TMCs, nos inspiramos para propor uma solução completa, através de uma plataforma all-in-one. Há, também, o atendimento personalizado e as melhorias contínuas, focando numa melhor satisfação dos viajantes.

Já sobre os OBTs, trazemos geração de relatórios completos, integração com outros sistemas, como de transporte, hospedagem, CRMs e ERPs, além da possibilidade de personalizar as políticas de viagem.

Com isso, o propósito da Onfly é simplificar os processos de gestão de viagens e reembolsos, oferecendo serviços inovadores, em uma plataforma única e completa.

Quer conhecer mais sobre a plataforma? Fale com um especialista!

viagem a trabalho
Compartilhe esse conteúdo
Maria Eduarda Carvalho
Maria Eduarda Carvalho

Maria Eduarda é jornalista, com formação complementar em Letras, pela UFMG. Ela atua como Analista de Conteúdo da Onfly e, para entrar em contato, basta enviar um e-mail para maria.silva@onfly.com.br!